Escalda-pés para desintoxicar seu organismo e fortalecer o sistema imunológico

Depois de um dia cansativo de trabalho, da correria constante para dar conta de tudo, que tal um detox dos pés para relaxar e desintoxicar seu corpo das toxinas? Confira nossas dicas e aprenda a fazer um detox dos pés caseiro para você se deleitar.

Hoje em dia, com a correria do trabalho e a utilização de eletrônicos em geral, o escalda-pés pode ser uma alternativa caseira excelente para acabar com as dores nos pés provocada pelo estresse do cotidiano e para ajudar a relaxar no final do dia.

Muitos se perguntam se o escalda-pés funciona ou não. De acordo com a técnica da acupuntura chinesa, existem terminações nervosas nos pés que estão associadas aos diversos órgãos do corpo humano. A pressão e o aquecimento desses pontos causam um reflexo imediato no equilíbrio energético de todo o corpo. É por isso que quem está habituado a praticar corrida (geralmente corredores profissionais) adoram fazer escalda-pés! Além da sensação de bem-estar e o alívio das dores, a prática proporciona benefícios para o corpo todo.

Deixa eu te explicar em resumo o que acontece ...

Um dos principais benefícios terapêuticos desta técnica é a propriedade de melhorar a bioeletricidade do corpo, por meio da imersão dos pés em uma solução salina. De acordo com estudos de biofísica, o corpo humano é composto por 64% de solução salina e suas células vivas dependem das atividades elétricas e magnéticas para sobreviverem. Além disso, os tecidos formados pelas células exibem uma grande variedade de propriedades elétricas. As células obedecem às mesmas unidades de voltagem, capacitância, fluxo de corrente e resistência, assim como outros componentes elétricos. A principal diferença entre eles é o fato de que os tecidos biológicos usam átomos com carga ou íons para o movimento das cargas, enquanto os sistemas elétricos utilizam elétrons. Quem conhece um pouco de magnetismo sabe que a diferença da concentração da solução salina dos meios intra e extracelular gera uma diferença de potencial entre dois pontos, o que provoca alterações nas atividades celulares e, consequentemente, nos aspectos teciduais, possibilitando a transmissão de corrente elétrica. Cada tecido do corpo humano tem o seu grau de condutividade variado, sendo que os melhores condutores são aqueles que possuem muitos íons dissolvidos em sua composição. Quando adicionamos sais em água, eles se dissociam formando íons que conduzem energia elétrica. Ao manter os pés em contato com essa solução eletrolítica, a força elétrica gerada pelos íons dispersos na água faz com que os íons das células do corpo humano migrem na direção dessa força externa no sentido de atração ou repulsão. Essa migração iônica pode causar então alterações fisiológicas em vários níveis do organismo: celular, tecidual, segmentar e sistêmico. Os efeitos dessas alterações no organismo são: Aumento na excitação dos nervos periféricos, elevando assim o fluxo capilar e a microcirculação arterial, venosa e linfática. Esse nível também é caracterizado pela alteração na permeabilidade da membrana, possibilitando, dessa forma, o aumento da passagem de íons e o aumento da oxigenação das células. Aumento do fluxo sanguíneo arterial e venoso e alteração dos equilíbrios térmicos, o que provoca o aumento da temperatura e da composição química dos tecidos. Ativa a circulação linfática, venosa e arterial da grande circulação. Provoca efeitos analgésicos por interferir na ação neurotransmissora, como a serotonina, e atua na circulação associada a polipeptídeos, principalmente nos vasoativos intestinais, ativando o peristaltismo.

Quais são os benefícios

Alívio das dores: "Temos o relato de pacientes com dores na coluna, nevralgia, dores nas pernas e até cefaléia que sentem um alívio na dor com o escalda-pés."

Melhora da circulação: "Como a água quente estimula a vasodilatação da área, a prática também auxilia quem tem insuficiência venosa, edemas nas pernas e varizes, pois melhora a circulação nas veias."

Detox do organismo: "A dilatação proporcionada pela temperatura elevada ocorre da mesma forma nos vasos linfáticos, ajudando a drenar a linfa e a eliminar as toxinas do corpo."

Desinchar: "Por melhorar a circulação e a eliminação de toxinas, o escalda-pés contribui também para desinchar a região."

Relaxamento e alívio do estresse: "Todo o ritual criado para fazer o escalda-pés, além da desconexão com os problemas que os minutos direcionados à prática garantem, proporcionam uma sensação de relaxamento e alívio do estresse. A inclusão de ingredientes como os óleos essenciais, as ervas e os objetos que estimulam nossos sentidos sensoriais potencializam a experiência relaxante.

Como fazer um detox dos pés caseiro?

Comece fazendo uma boa esfoliação nos pés. Passe um creme esfoliante, que ajuda a remover células mortas da pele e após, prepare um escalda pés.

Há uma grande diversidade de escalda pés, você pode fazer com sais de banho e pés ou pode apostar em outros produtos e ingredientes. Isso vai variar de acordo com seu gosto.

"O primeiro passo é encontrar uma tigela que acomode os pés com conforto. Em seguida, despeje a água aquecida a uma temperatura de 36°C a 46°C. Podemos adicionar algumas substâncias ao banho para aumentar seus benefícios, como ervas de camomila, cidreira ou outra de sua preferência, sais minerais e óleos essenciais – o de lavanda é uma boa aposta para relaxar. Há ainda quem goste de colocar também objetos para massagear a planta dos pés, como bolas de gude ou cristais. Para atingir a sensação de relaxamento, o indicado é manter os pés submersos por cerca de 20 minutos.

Após o fim do período de imersão, é possível finalizar o ritual fazendo uma esfoliação na área para retirar as camadas de pele morta e calosidades e também aplicar creme hidratante. Por conta da vasodilatação causada pela água quente, os princípios ativos do produto penetram melhor no tecido cutâneo e garantem um resultado mais potente. Uma dica para turbinar essa etapa é escolher cosméticos que tragam em suas formulações substâncias como a uréia, o ácido hialurônico e óleos hidratantes, que nutrem e cuidam da pele. Ambos os passos podem vir acompanhados de uma massagem nos pés para finalizar a prática relaxante.

💓💓💓

E você também pode desintoxicar toxinas pelos pés com a ajuda do alho, este é um tratamento bem diferente, mas também muito eficiente. É uma forma de desintoxicação ainda pouco conhecida.Por meio dela, eliminamos toxinas pelos pés enquanto dormimos.
Mas essa é uma prática que vou te explicar melhor neste post -

💓💓💓

Mas Tenha em mente que o seu café da manhã é o combustível para seu organismo. Para começar bem o dia, nada melhor que um suco detoxificante. Uma boa indicação é o uso de couve ou espinafre, maçã, beterraba e gengibre.

Suco Verde Desintoxicante

• Maçã – 1 unidade (Rica em pectina – retira metais pesados do organismo)

• Couve – 3 Folhas (Clorofila – Desintoxicante e rico em minerais)

• Gengibre Cru – 1 Rodela (Anti-inflamatório, Antifungo, Antibacteriano natural)

• Beterraba – 1 rodela (Fonte de Óxido Nítrico)

• Semente de linhaça – uma colher de sopa

• 1 Copo de Água

• Bater tudo no Liquidificador

• Não coar

• Beber em jejum

Modo de Preparo: Complete com um pouco de água filtrada. Bata tudo no liquidificador e não coe para preservar toda a fibra.

Veja a importância de cada componente deste suco:

  • Maçã: É rica em uma fibra chamada pectina, que tem grande poder de se ligar a metais pesados e retirá-los do nosso corpo.
  • Clorofila (couve ou espinafre): É a energia que as plantas produzem a partir do sol. Elas possuem um alto poder de desintoxicação e são ricas em minerais.
  • Gengibre: Anti-inflamatório, antifúngico, antibiótico natural dos mais potentes. Aproveite!
  • Semente de Linhaça: Contém a proporção das duas gorduras essenciais, aquelas que o nosso organismo não consegue sintetizar. A partir delas nosso organismo pode produzir todas as outras necessárias. São o ômega 3 e o ômega 6. Quando as gorduras boas estão em quantidade adequada, nosso corpo produz mais hormônios anti-inflamatórios, antitrombóticos (prevenindo infarto e derrame) e antitumorais (que previnem o câncer).
  • Beterraba: Rico em nitrato orgânico, que se transforma em nitrito, levando à geração natural do óxido nítrico.

Benefícios do Suco:

Muitas pessoas sentem-se completamente satisfeitas com 2 copos desse suco e preferem deixar o sanduíche, iogurte natural ou fruta para o lanche das 10 horas da manhã.

Outro aspecto importante é que logo após duas ou três semanas depois do início do suco-tratamento, as pessoas passam a apresentar uma nova vitalidade, mais energia e disposição para os afazeres diários, além de perderem lentamente quilos em excesso, melhorando os índices de triglicérides, colesterol e diabetes.

Consequentemente, com melhora da saúde em geral, seu corpo terá mais energia para cuidar dos cabelos, pele e unhas.

Confira mais receitas de sucos aqui :

Ingredientes para um bom suco diurético

Como fazer cubos de gelo detox

Suco detox de banana com maracujá

Chás e sucos para desintoxicar o fígado

Tomar sol na palma das mãos pode melhorar sua carga de energia celular. O sol além de sintetizar a vitamina D, também ativa as mitocôndrias que são as nossas usinas de energia.

Realizamos um teste com princípios da física quântica para verificar nossa carga energética, e sempre após tomar o solzinho nas mãos aumentamos a força energética.

É indicado assim que acordar tomar em média 10 minutos de sol na palma das mãos, de preferência antes de começar a utilizar aparelhos eletrônicos.



Comentários

Postar um comentário

MAIS VISTOS DA SEMANA

Bálsamo Que Cura

Pão Caseiro Francês

Salpicão vegetariano

MAIS VISTOS DA SEMANA

Bálsamo Que Cura

Detox de Ora-pro-nóbis com limão: veja receita e benefícios

Pão Caseiro Francês

Salpicão vegetariano

Benefícios da pimenta: um bom motivo para apimentar a comida

RECOMENDADOS PARA VOCÊ

Encontrou o que estava procurando?

VEJA MAIS!

Chá de Boldo Para Cães

Alimentação Natural : Tempero para Cães

Aprenda Como Desintoxicar o Corpo Pelo Pés (Desintoxicação Iônica)

Bolo de Fubá Para Diabéticos

Sabão Azul (Omo Caseiro Líquido)

Cachorro Pode Comer Colorau?