Benefícios do Chá de Alecrim


Alecrim, cujo nome científico é Rosmarinus officinalis, é um arbusto encontrado facilmente na zona do Mediterrâneo e que prolifera em terrenos de origem calcária. As suas flores são azuis e exalam um aroma muito agradável. Os romanos chamavam essa planta de rosmarinus, cuja tradução para português é "orvalho do mar".
Quanto à etimologia, a palavra alecrim tem origem no termo em árabe al-iklil. O nome alecrim é muitas vezes usado para descrever outras plantas, como é o caso do rosmaninho, que possui características semelhantes. Apesar disso, estas duas plantas pertencem a gêneros diferentes, rosmarinus (no caso do alecrim) e lavandula (rosmaninho) e apresentam diferenças no que diz respeito à flor.
O alecrim é muitas vezes usado para decorar caminhos e é cultivado por pessoas que estão dando os seus primeiros passos no mundo da jardinagem, pois é um arbusto que é muito resistente a pragas e não requer muita manutenção.
A flor do alecrim está associada à coragem e fidelidade. De igual forma, significa bom ânimo, confiança e espiritualidade. As suas flores transmitem um sentido de bem-estar e por esse motivo estão muitas vezes presente em reuniões familiares.
Na culinária, o alecrim é muitas vezes usado para preparar aves, caça, linguiças, carne de porco, salsichas e batatas assadas. Algumas pessoas também usam o alecrim em sopas e molhos. Em pratos comuns no mediterrâneo, na Itália, por exemplo, o alecrim é acrescentado em assados de carneiro, cabrito e vitela. Durante a preparação de um churrasco, muitas pessoas juntam alecrim ao carvão em brasa, para que a carne fique com o aroma especial dessa planta.

A erva era um dos segredos de rejuvenescimento da rainha Elizabeth da Hungria, que recebeu a indicação do chá de alecrim de um monge, que também prometia saúde e alegria para quem o consumisse. Nessa época o chá de alecrim era bastante utilizado para combater tristeza, especialmente em casos mais severos, como a depressão.

ALECRIM: O CHÁ QUE ALEGRA A ALMA E CURA O CORPO

O primeiro perfume que recebeu nome, no século XIII, era feito com alecrim, Trata-se da “Água da Rainha de Hungria”, receita alquímica que, na época, era feita com óleo de terebentina (poderoso antireumático de uso tópico) e alcoolato de alecrim, alfazema e poejo e usado como tônico revigorante que era passado no corpo. Atualmente já não se usa o óleo de terebentina pois este tem efeito acumulativo altamente alergênicos mas, você pode fazer uma “Água de Hungria” modificada com a seguinte receita abaixo:
Receita de “Água da Rainha de Hungria”
  • 4 gotas de óleo de alecrim
    6 gotas de óleo de limão siciliano
    2 gotas de óleo de laranja
    5 ml de água de flor de laranjeira
    5 ml de água de rosas
    40 ml de 90% de álcool de cereais

Propriedades medicinais do alecrim

Vários estudos científicos já comprovam as propriedades medicinais do alecrim, em pó, extrato, óleo, chá ou como condimento alimentar.
Esta planta é usada para tratar doenças do fígado, falta de apetite e fraqueza geral, como antisséptico e adstringentesistema nervoso(estimulante de pessoas enfraquecidas), dores reumáticas, depressãogases intestinais, debilidade cardíaca, falta de apetite, cicatrização de feridas, dor de cabeça de origem digestiva; problemas no fígado, no intestino, nos rins, nos pulmões e na vesícula, além de respiratórios; cansaço físico e mental, celulite, colesterol, azia e insônia.

 Confira os principais benefícios:
  • Melhora e auxilia na recuperação da memória, podendo até ajudar a prevenir o mal de alzheimer;
  • Previne o câncer;
  • Ajuda no tratamento de bronquite e resfriado;
  • Auxilia no tratamento da diabetes;
  • Ameniza dores musculares e tendinite;
  • Melhora a digestão;
  • Melhora a circulação;
  • Combate a anemia e outros tipos de problemas sanguíneos;
  • Melhora o funcionamento do fígado;
  • Acelera o metabolismo;
  • Fortalece o sistema imunológico;
  • Combate de arritmia cardíaca e problemas cardiovasculares;
  • Regula a temperatura do corpo.

Benefícios para o cabelo

Além dos benefícios citados acima, o chá de alecrim se mostra uma ótima receita para os cabelos. Ele ajuda a combater e prevenir a caspa e ainda é super eficiente contra a perda de cabelo. Ele também fortalece e limpa o couro cabelo, deixando os fios mais macios, brilhosos e com vida. Para isso, faça um chá com 30 gramas de folhas de alecrim desidratadas em um litro de água. Faça o chá normal e deixe que o líquido descanse de um dia para o outro. No dia seguinte use a mistura para enxaguar os cabelos após o uso do shampoo.

Benefícios para pele

O chá de alecrim também pode ajudar na aparência e saúde da sua pele. Por ser antioxidante, o chá auxilia no tratamento das rugas, manchas na pele, espinhas, acnes, dermatites, queimaduras e lesões, estrias e celulite. É super indicado para peles oleosas. Para a pele, você deve fazer também a receita do chá normal e depois de coar é só usar um pedaço de algodão para passar a infusão no rosto, deixe agir por alguns minutos e lave.

É bom para gripe?

Sim, o chá de alecrim pode te ajudar a combater aquela gripe chata. É indicado principalmente quando a gripe é acompanhada de tosse e catarros. Por ter ação expectorante, o chá ajuda a limpar o organismo para que volte a funcionar normalmente.

É calmante?

Sabe quando a gente disse no começo que é a erva da alegria? Então, é aí que esse nome começa a fazer mais sentido. O chá de alecrim é muito conhecido por acalmar os ânimos e dar uma felicidade mais leve à vida. Estudos contam que a erva pode ajudar a reduzir a secreção do nosso hormônio relacionado ao estresse chamado de cortisol. Então para pessoas que sofrem com ansiedade, muito estresse e até depressão, esse chá pode dar um certo conforto e a sensação de bom humor. Tome 2 xícaras durante o dia e fique mais leve!

É bom para emagrecer?

Também pode ser um auxiliador do emagrecimento, acredita? Como tem ação diurética, faz com que o corpo elimine o excesso de líquidos. Além disso, a ingestão do chá oferece uma sensação de saciedade fazendo que você coma menos e regula o intestino. Outro ponto importante, ligando ao tópico anterior, como ajuda a tratar a ansiedade, impede que você fique muito ansiosa e busque conforto na comida.

Tem contraindicações?

Apesar de ser uma erva bem tranquila, como todas outras, possui alguns elementos químicos que podem não ser indicados em alguns casos, como: pessoas com histórico de epilepsia e gastroenterites, gestantes, menores de 12 anos e pessoas alérgicas ao alecrim.

Como fazer o chá de alecrim para ter estes benefícios 

O chá de alecrim deve ser preparado em forma de infusão, que consiste em ferver a água e adicionar 1 colher de sopa da erva para cada xícara de chá. 
Ingredientes:
  • 4g de folhas secas de alecrim
  • 150 ml de água em ponto de fervura
Preparo:
Adicionar o alecrim na água fervente e deixar repousar por 3 a 5 minutos, devidamente tapado. Tomar ainda morno, sem adoçar, de 3 a 4 vezes por dia.
O mesmo chá pode ser usado para lavar o cabelo. 
Além de ser utilizado na forma de chá, o alecrim pode ser utilizado como erva aromática para temperar os alimentos e está disponível na forma seca, em óleo ou fresco. O óleo é especialmente utilizado para adicionar à água de banho ou para fazer massagens em locais doloridos.

Gostam das nossas receitas e dicas?

Então se inscreva no canal 
👉   Nainy Somogyi  👈
e receba muito mais dicas em vídeos ! 

Para mais informações sobre assuntos do blog 
se inscreva em nossa página no facebook 
Link para o grupo do whatsapp - Belas&doLar
😜😜😜

Quer emagrecer com saúde?
Participe com a gente no grupo do facebook e receba dicas diariamente sobre dietas saudáveis e saúde, além de apostilas e e-books repletos de cardápios e receitas
👉  Dieta & Saúde  👈
Link para o grupo do Whatsapp -Dieta&Saúde 

Quer receber ofertas exclusivas para você e sua casa todos os dias?
Participe com a gente na nossa página do facebook e receba todos os dias uma oferta especial

Gosta das nossas frases de auto ajuda e reflexões?
Participe com a gente na nossa página do facebook e tenha todas as mensagens em só lugar e para cada momento !

Quer empreender no seu lar? Receba dicas e receitas !
Participe com a gente na nossa página do facebook e receba dicas, receitas, apostilas, e-books e aprenda como você pode trabalhar em casa

Quer ficar por dentro da moda? Donas de casa também se arrumam !
Participe com a gente no grupo do facebook e fique por dentro da moda com o que você tem dentro do seu guarda-roupa

SEJAM TODOS BEM-VINDOS!
💖💗💘

Comentários

  1. Gostei muito em saber mais sobre o Alecrim, grata, Deus abencoe

    ResponderExcluir

Postar um comentário

MAIS VISTOS DA SEMANA

Detox de Ora-pro-nóbis com limão: veja receita e benefícios

Bálsamo Que Cura

Pão Caseiro Francês

MAIS VISTOS DA SEMANA

Bálsamo Que Cura

Pão Caseiro Francês

Salpicão vegetariano

Detox de Ora-pro-nóbis com limão: veja receita e benefícios

Arroz Simples Natalino

RECOMENDADOS PARA VOCÊ

Encontrou o que estava procurando?

VEJA MAIS!

Chá de Boldo Para Cães

Alimentação Natural : Tempero para Cães

Aprenda Como Desintoxicar o Corpo Pelo Pés (Desintoxicação Iônica)

Bolo de Fubá Para Diabéticos

Sabão Azul (Omo Caseiro Líquido)

Cachorro Pode Comer Colorau?