Alimentação Natural : Tempero para Cães


Quem acompanha o blog, já sabe costumo estimular as pessoas a oferecerem uma comida caseira para seus cachorros. 

Inclusive foi pensando em comida para o meu pet, que eu resolvi fazer esse post. Por quê? Na verdade, meu pet está meio enjoadinho de carne moída, e ele é muito chatinho para comer alguns legumes, então pensei em temperá-los!
Pensei que talvez temperando com temperos frescos, seria bom para saúde dele e daria um saborzinho a mais, e assim, ele comeria melhor o que ele precisa para se alimentar saudavelmente.

E QUEREM SABER SE DEU CERTO?
Ele adorou a salsinha!!
💗💗💗
(devorou um prato de carne moída, que há muito tempo não comia)



AQUI TEM MAIS SOBRE ALIMENTAÇÃO NATURAL PARA VOCÊ 💓
COMO EU FAÇO A COMIDINHA DO MEU PET EM CASA
DICAS PRÁTICAS PARA COZINHAR COM FACILIDADE, SABOR E NUTRIÇÃO
ASSISTA O VÍDEO
👇👇👇


No entanto, os cães não podem ser alimentados com restos de comida. Além disso, inúmeros produtos que são usados no preparo de nossos alimentos, são proibidos para cachorros, podendo até fazer mal.

Quantas vezes ouvimos alguém dizer: “faço comida pro meu cão, mas não uso nenhum tempero porque faz mal”. Ou então: “não coloco nadinha de sal porque faz mal”. 

Mas será mesmo que tempero para cachorro deve ser evitado na hora de preparar a comida natural para cães? 


E se eu te contar que o coentro pode ser usado em algumas refeições e que, além de dar gosto e um perfume sensacional ainda ajuda na digestão e no combate a fungos e bactérias? 

Há muitos outros temperos para você adicionar nas comidinhas naturais. Confira alguns exemplos.


Cúrcuma (açafrão da terra): é uma especiaria repleta de benefícios para humanos e pets. Como tempero para cachorro, uma colher de chá por quilo de comidinha pode ser usada nas refeições dos patudos. É possível encontrá-la fresca nas feiras ou em pó nos mercados.  Quando usada regularmente a cúrcuma ajuda a desintoxicar o fígado, aumentar a imunidade e proteger seu cão contra fungos.
Hortelã: essa erva dá um toque especial. Além de vitaminas e minerais, a hortelã é poderosa para auxiliar a digestão, pois aciona o funcionamento das glândulas salivares e de enzimas digestivas.
Tomilho: esse tempero para cachorro oferece ferro e cálcio. É uma especiaria que ajuda na digestão e na melhora de problemas respiratórios, como tosse.
Salsinha: temperinho “xô bafo”! A salsinha é muito usada para amenizar o bafo dos cachorrinhos, mas tem muitos outros benefícios: ajuda a levantar a imunidade, deixa o sistema nervoso mais saudável e combate a anemia, pois possui ferro. 

Alecrim, alecrim dourado:  traz o cheirinho inconfundível desse tempero. Ele ajuda na digestão, nas dores musculares e nos problemas de vesícula.
Na medida do possível, ofereça temperos frescos e picadinhos. Vale os desidratados? Vale, mas o fresco sempre será mais nutritivo. Uma pitada de ervas aromáticas e outras especiarias permitidas é o suficiente. Mas caso o seu cão não aceite o tempero, não se preocupe: o tempero não é essencial, apenas um complemento.
Azeite de oliva: Bom para a saúde cardiovascular e fonte de vitamina E.
Canela em pó: Reduz a glicemia e suaviza gases.
Gengibre (fresco e ralado): Contra má digestão e náusea.
Manjericão: Melhora o funcionamento do fígado e da vesícula biliar.
Orégano: Ajuda a combater fungos e leveduras.
Salsinha: Age nos rins e fígado.
Sálvia: Antioxidante e cicatrizante.
E o sal, como fica? O sal marinho ou outro sal integral (não refinado) não é um complemento que vai do gosto de freguês, é um item obrigatório na dieta natural. O sódio presente no sal é importante para manter em equilíbrio a pressão arterial, a saúde dos rins e sais minerais. Mas os cães comiam sal quando viviam soltos na natureza? Sim! O sangue das presas possui sódio, mas é claro que atualmente não precisamos oferecer uma caça para o nosso patudo domesticado. Basta uma pitadinha de sal quando preparar os alimentos.
Tempero para cachorro é saudável e ajuda no aroma e no gosto da comida natural.

Temperos e alimentos que fazem mal aos cães!


Há muitos alimentos e temperos que podem acarretar danos e prejuízos para a saúde do cachorro, por isso, os donos precisam aprender a alimentar corretamente os cães. Veja quais :

1. Alho e cebola

Todos os vegetais da família Allium, quando crus, são terríveis para o seu amigo de quatro patas. No entanto, qualquer comida temperada deve ser evitada. Certos componentes presentes na cebola e em outras especiarias da mesma família podem causar danos oxidativos aos glóbulos vermelhos, anemia e danos aos rins. Alguns sinais que podem indicar que seu peludo ingeriu esses alimentos são: fraqueza, dor de estômago e sangue na urina. Infelizmente, os sintomas só aparecem após três ou quatro dias, então fique atento e se seu animalzinho ingeriu esses alimentos, é aconselhável que o leve ao veterinário.

2. Chocolate

Pode parecer a melhor recompensa possível dar um chocolatezinho para o seu cão por bom comportamento, mas não faça isso! A cafeína e a teobromina podem ser letais. Quanto mais escuro o chocolate, mais perigoso. Vômito, aumento da frequência respiratória, irritação e dores abdominais são sintomas. Convulsões e até mesmo a morte ocorrem nos casos em que grandes quantias foram consumidas; por isso, muita atenção!

3. Abacate

Quase todas as partes de um abacateiro são tóxicas para os animais, inclusive o próprio fruto. Para se envenenar, seu cãozinho teria de comer uma generosa porção, mas as toxinas na polpa e na casca não são o único problema: o caroço pode sufocá-lo e, se ingerido, causar um bloqueio intestinal. Além disso, para seus animais de estimação, o alto teor de gordura do abacate pode causar dores de estômago, vômitos, e, eventualmente, pancreatite (inflamação do pâncreas).

4. Xilitol

Você pode não reconhecer esse componente, mas ele está presente na maioria dos produtos diet e light. Ele não causa problemas em humanos, mas nos cães leva a uma hipoglicemia drástica, que pode resultar em convulsões e atordoamento. Os sintomas mais comuns podem aparecer em 30 minutos: fraqueza, letargia, perda de coordenação, colapso e convulsões. Se o animal comer muito, a falência do fígado é um dos problemas mais sérios que podem ocorrer.

5. Uvas

A fruta e qualquer produto derivado de uva, inclusive o suco, são prejudiciais e podem causar insuficiência renal em cachorros e gatos, insuficiência hepática, vômitos, diarreia e em alguns casos até mesmo a morte do animal. Vômitos e diarreia podem começar de quatro a seis horas depois de comê-los, mas normalmente começam dentro de 24 horas.

6. Frango

Aves em geral são um problema não apenas pelo tempero presente na carne (quando está crua, há menos problemas para os cães), mas também pelos ossos, que podem se partir após ingeridos, causando obstruções no estômago e no intestino (até mesmo os perfurando). Se você suspeita que seu cão ou gato tenha engolido um ossinho, fique de olho: a qualquer sinal de dor ou desconforto, leve-o ao veterinário. Normalmente, os fragmentos "fazem a passagem" naturalmente e sem causarem danos, mas é sempre bom ficar atento.

7. Comida vencida

Muitos têm o hábito de dar um alimento recém-vencido para seu mascote... Mas essa prática não é nada boa. Se existirem fungos na comida, também haverá toxinas que causam espasmos musculares e que podem evoluir para convulsões. O resultado final, se não for tratado, pode ser a morte. Evite também deixar itens mofados no lixo onde seu bichinho possa farejar, para evitar que entrem pelo focinho.

8. Milho na espiga

Tão inofensivo, tão suculento e amarelinho… Nada disso. Seu cão adora mastigar e morder aquele osso sintético por horas a fio? Mesmo assim, a espiga pode provocar muitos problemas se for engolida. É mais seguro deixá-lo como está, roendo o osso.

9. Laticínios

Corte o hábito de dar leite ou sorvetes para o seu animal, já que a maioria dos cães é intolerante à lactose. Gatos, apesar de carregarem consigo o esteriótipo de amar leite não podem tomá-lo muito frequentemente devido ao alto teor de gorduras encontrado no leite. Embora não necessariamente perigosos, os resultados são desagradáveis: gases e diarreia. Dito isso, pequenas quantias de queijo e iogurte estão liberadas.

10. Salmão cru

Nunca é uma boa ideia dar sashimi para o seu pet. A versão cozida, tudo bem, mas a crua pode proporcionar a doença do envenenamento por salmão, causada por parasitas e que lembra aparvovirose. Os sintomas são similares: vômito, diarreia com sangue, perda de apetite, prostração, febre e aumento dos nódulos linfáticos. A mortalidade também é alta, com 90%, acontecendo sete a dez dias depois que os sintomas aparecem, se não for tratada. Os sintomas demoram uma semana após a ingestão do peixe, bem como outros alimentos que não devem ser ingeridos, tais como : Fígado em grande quantidades, Macadâmia é altamente tóxica, caroços de frutas - alto risco de asfixia e obstrução intestinal e café porque estimula o sistema nervoso central e pode acelerar o coração causando a morte. Entre outros que é muito importante pesquisar antes de oferecer ao seu pet.
Traduzimos um gráfico muito interessante que mostra, de maneira bem visual e fácil, alguns alimentos que são permitidos e proibidos para cachorros.
Fonte : portaldodog

Comentários

Postar um comentário

MAIS VISTOS DA SEMANA

Detox de Ora-pro-nóbis com limão: veja receita e benefícios

Bálsamo Que Cura

Tudo que você precisa saber sobre o mosquito da dengue

MAIS VISTOS DA SEMANA

Bálsamo Que Cura

Pão Caseiro Francês

Salpicão vegetariano

Arroz Simples Natalino

Detox de Ora-pro-nóbis com limão: veja receita e benefícios

RECOMENDADOS PARA VOCÊ

Encontrou o que estava procurando?

VEJA MAIS!

Chá de Boldo Para Cães

Aprenda Como Desintoxicar o Corpo Pelo Pés (Desintoxicação Iônica)

Bolo de Fubá Para Diabéticos

Sabão Azul (Omo Caseiro Líquido)

Cachorro Pode Comer Colorau?