Como Fazer Chucrute Probiótico : o que é, benefícios
O chucrute, também conhecido como Sauerkraut, é uma preparação culinária feita por meio da fermentação das folhas frescas de repolho, ou couve branca.
A fermentação do chucrute acontece quando bactérias e leveduras presentes naturalmente no repolho, interagem com os açúcares deste legume, produzindo ácido láctico e promovendo o crescimento de probióticos, que são bactérias benéficas.
Por ser rico em probióticos, o chucrute oferece muitos benefícios para a saúde, melhorando a digestão e a absorção de nutrientes, combatendo a prisão de ventre e fortalecendo o sistema imunológico.
O chucrute é um prato típico alemão de repolho fermentando que faz muito bem à saúde, pois é um probiótico natural. Na Alemanha, ele é o acompanhamento tradicional de salsicha e também de joelho de porco. No Brasil, o consumo de chucrute é mais comum no Sul, onde é possível encontrar muitos descendentes de alemães. No entanto, é muito fácil preparar essa receita em casa. Há diversas maneiras de preparar o chucrute: algumas receitas levam apenas repolho, sal e água, enquanto outras pedem creme ácido, vinho branco e outros ingredientes.
Confira a receita de chucrute fácil a seguir:
Ingredientes
- 1 repolho médio (800 g)
- 1 colher (sopa) de sal grosso
- 1 litro de água filtrada
- 2 colheres (sopa) de vinagre de maçã
Modo de Preparo
- 1.Corte o repolho ao meio e retire o miolo. Em seguida, fatie o repolho em tiras finas. Coloque as tiras em um recipiente grande.
- 2.Adicione o sal grosso ao repolho e massageie bem as folhas com as mãos por cerca de 5 minutos, até que o repolho comece a soltar um pouco de líquido. Esse processo ajudará na fermentação.
- 3.Transfira o repolho para um pote de vidro grande, de preferência com tampa. Pressione bem as folhas para que fiquem submersas no próprio líquido que se forma. Se necessário, adicione um pouco de água filtrada para cobrir as folhas.
- 4.Adicione o vinagre de maçã para acelerar o processo de fermentação. Feche o recipiente com a tampa e deixe fermentar por pelo menos 5 dias em temperatura ambiente. Durante esse tempo, o chucrute vai desenvolver seu sabor característico. Quanto mais tempo fermentar, mais intenso será o sabor.
- 5.Após o tempo de fermentação, seu chucrute caseiro estará pronto para ser servido.
- Caso prefira um chucrute mais suave, você pode diminuir a quantidade de sal ou vinagre. Para um sabor mais marcante, deixe fermentar por mais tempo.

Comentários
Postar um comentário