Chás Como Calmante e Estimulante Natural

Além de gostosos e aromáticos, muitos chás têm função medicinal.


Os chás calmantes, por exemplo, podem ser tomados antes de dormir e ajudam a controlar a depressão e a compulsão por comida. Já os estimulantes são indicados até as 18h e alguns são diuréticos.

Os chás com substâncias calmantes mais indicados são camomila, melissa, jasmim. Essas ervas atuam no sistema nervoso, trazendo a sensação de tranquilidade e bem-estar, diminuindo a compulsão por comida. Já os estimulantes (fucus, sene, malva), são ricos em fibras solúveis que formam um gel no estômago dando a sensação de saciedade e fazendo com a que pessoa coma menos. Alguns são diuréticos como a cavalinha, abacateiro e alcachofra, porém, devem ser usados com cuidado. O excesso pode causar a perda de potássio, provocando tonturas, fraqueza muscular e fadiga.

Calmantes

São chás que combinam propriedades calmantes, capazes de relaxar, tirar a ansiedade, alguns ajudam a combater a insônia e estresse causado no decorrer do dia e liberando uma incrível sensação de descanso. São eles:
- Erva-cidreira, chamado também de capim limão, calmante;
- Melissa: tem óleos essenciais que acalmam;
- Camomila: O mais conhecido de todos, excelente efeito;
- Erva -de-são-joão: é mais eficiente para combater a depressão;
- Passiflora: Espécie de maracujá ajuda a controlar crises de ansiedade e depressão;


Estimulantes

São ervas que ajudam a melhorar o ânimo e a disposição. Para dar energia : chá preto e chá verde. O chá de gengibre melhora a circulação sanguínea, previne coágulos, tem ação anti-inflamatória e antibiótica, antioxidante, estimulante e antidepressiva turbinando o ânimo e melhorando a disposição.
Além disso, esse chá é indicado também para tratar náusea, enxaqueca, gripes, gastrite e úlcera. Para quem quer emagrecer, o gengibre pode ser um aliado, já que auxilia no emagrecimento por sua ação digestiva e termogênica. Os que têm maiores quantidades de cafeína, como chá preto e o verde, devem ser evitados durante a noite, pois podem atrapalhar o sono.
- Ervas de guaraná com pó ginseng aumentam a pressão arterial e enfatizam a insônia e depressão por causa da alta concentração de cafeína.
- Chá verde: tem alto índice de cafeína e deve ser evitado por quem sofre de problemas estomacais e por quem tem insônia por sua ação estimulante.

VEJA ALGUMAS RECEITINHAS DE CHÁ COMO CALMANTE NATURAL

CHÁ CALMANTE DE MARACUJÁ


– Ferva uma xícara de água, junte: 1 colher de sobremesa de folhas de maracujá, 1 colher de sobremesa de melissa (ou erva cidreira) e deixe em infusão por alguns minutos. Tome uma xícara, três vezes por dia.

CHÁ DE VALERIANA


A raiz de valeriana é o ingrediente principal desse chá, cuja porção de uma colher de chá deve ser adicionada a 200 ml de água fervente. A mistura deve ser deixada descansando por cerca de 10 minutos para que então se possa coar e ingerir a bebida.

CHÁ DE MARACUJÁ COM ERVA CIDREIRA


Misture cerca de 2 ou 3 flores de maracujá à polpa de um maracujá, um ramo de erva-cidreira e 250 ml de água. Deixe que tudo ferva por cerca de 10 minutos e então deixe a bebida amornar. A seguir, é só coar o chá para retirar as sementes e ingeri-lo para aproveitar suas propriedades calmantes.

CHÁ DE ALECRIM


Mesmo que pouco conhecido pela propriedade calmante, o alecrim pode ser eficiente no combate à ansiedade. Para preparar o chá, basta colocar uma colher de sopa rasa das folhas do alecrim em uma xícara de água fervente. Tampe e deixe descansar por alguns minutos antes de coar. O ideal é tomar esse chá duas vezes ao dia. Quem preferir, pode acrescentar um pouco de mel para deixar a infusão mais adocicada.

VEJA ALGUMAS RECEITINHAS DE CHÁ COMO ESTIMULANTE NATURAL


Chá Preto


O chá preto (clique para ver a receita) é excelente para começar bem o dia. Ele contém estimulantes, como a cafeína, que aumentam a energia e a disposição. A diferença do chá em relação ao café é que a liberação desses estimulantes é mais lenta. Assim, ao invés de você ter picos de energia, a sensação será de maior vontade para realizar tarefas cotidianas durante várias horas. Ele também melhora a atenção e a memória.
O ideal é usar a erva e nãos os sachês vendidos em supermercados.

Chá de Gengibre e Canela


A canela aparece mais uma vez, agora combinada com o gengibre. Esta receita (clique para ver) é altamente energética, porque ambos os ingredientes são termogênicos e estimulantes. Depois de tomar o chá, você vai se sentir mais disposto por várias horas, pois o seu metabolismo ficará mais acelerado. Outra boa notícia é que esta receita também é excelente para o emagrecimento.
A dica é preparar uma boa quantidade pela manhã e tomar a bebida em pequenas porções ao longo do dia. Só tome cuidado para não consumi-lo à noite, pois a mistura pode interferir no sono.

Comentários

  1. Adoro chás e sempre acho esse tipo de postagem muito útil! =)

    http://livrelendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá
    Adoro chás. Costumo tomar mais chás calmantes que estimulantes. Eu tenho bastante dificuldade em desligar o cérebro das coisas, e o chá me ajuda bastante.

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir

Postar um comentário

MAIS VISTOS DA SEMANA

Umbu do Cerrado, um fruto cheio de benefícios que você precisa conhecer

Bálsamo Que Cura

Salpicão vegetariano

MAIS VISTOS DA SEMANA

Bálsamo Que Cura

Salpicão vegetariano

Pão Caseiro Francês

Empadinha sem glúten recheada

Os 8 Alimentos que Ajudam na Perda de Peso

RECOMENDADOS PARA VOCÊ

Encontrou o que estava procurando?

VEJA MAIS!

Chá de Boldo Para Cães

Alimentação Natural : Tempero para Cães

Aprenda Como Desintoxicar o Corpo Pelo Pés (Desintoxicação Iônica)

Bolo de Fubá Para Diabéticos

Sabão Azul (Omo Caseiro Líquido)

Cachorro Pode Comer Colorau?