Chás Como Calmante e Estimulante Natural

Além de gostosos e aromáticos, muitos chás têm função medicinal.


Os chás calmantes, por exemplo, podem ser tomados antes de dormir e ajudam a controlar a depressão e a compulsão por comida. Já os estimulantes são indicados até as 18h e alguns são diuréticos.

Os chás com substâncias calmantes mais indicados são camomila, melissa, jasmim. Essas ervas atuam no sistema nervoso, trazendo a sensação de tranquilidade e bem-estar, diminuindo a compulsão por comida. Já os estimulantes (fucus, sene, malva), são ricos em fibras solúveis que formam um gel no estômago dando a sensação de saciedade e fazendo com a que pessoa coma menos. Alguns são diuréticos como a cavalinha, abacateiro e alcachofra, porém, devem ser usados com cuidado. O excesso pode causar a perda de potássio, provocando tonturas, fraqueza muscular e fadiga.

Calmantes

São chás que combinam propriedades calmantes, capazes de relaxar, tirar a ansiedade, alguns ajudam a combater a insônia e estresse causado no decorrer do dia e liberando uma incrível sensação de descanso. São eles:
- Erva-cidreira, chamado também de capim limão, calmante;
- Melissa: tem óleos essenciais que acalmam;
- Camomila: O mais conhecido de todos, excelente efeito;
- Erva -de-são-joão: é mais eficiente para combater a depressão;
- Passiflora: Espécie de maracujá ajuda a controlar crises de ansiedade e depressão;


Estimulantes

São ervas que ajudam a melhorar o ânimo e a disposição. Para dar energia : chá preto e chá verde. O chá de gengibre melhora a circulação sanguínea, previne coágulos, tem ação anti-inflamatória e antibiótica, antioxidante, estimulante e antidepressiva turbinando o ânimo e melhorando a disposição.
Além disso, esse chá é indicado também para tratar náusea, enxaqueca, gripes, gastrite e úlcera. Para quem quer emagrecer, o gengibre pode ser um aliado, já que auxilia no emagrecimento por sua ação digestiva e termogênica. Os que têm maiores quantidades de cafeína, como chá preto e o verde, devem ser evitados durante a noite, pois podem atrapalhar o sono.
- Ervas de guaraná com pó ginseng aumentam a pressão arterial e enfatizam a insônia e depressão por causa da alta concentração de cafeína.
- Chá verde: tem alto índice de cafeína e deve ser evitado por quem sofre de problemas estomacais e por quem tem insônia por sua ação estimulante.

VEJA ALGUMAS RECEITINHAS DE CHÁ COMO CALMANTE NATURAL

CHÁ CALMANTE DE MARACUJÁ


– Ferva uma xícara de água, junte: 1 colher de sobremesa de folhas de maracujá, 1 colher de sobremesa de melissa (ou erva cidreira) e deixe em infusão por alguns minutos. Tome uma xícara, três vezes por dia.

CHÁ DE VALERIANA


A raiz de valeriana é o ingrediente principal desse chá, cuja porção de uma colher de chá deve ser adicionada a 200 ml de água fervente. A mistura deve ser deixada descansando por cerca de 10 minutos para que então se possa coar e ingerir a bebida.

CHÁ DE MARACUJÁ COM ERVA CIDREIRA


Misture cerca de 2 ou 3 flores de maracujá à polpa de um maracujá, um ramo de erva-cidreira e 250 ml de água. Deixe que tudo ferva por cerca de 10 minutos e então deixe a bebida amornar. A seguir, é só coar o chá para retirar as sementes e ingeri-lo para aproveitar suas propriedades calmantes.

CHÁ DE ALECRIM


Mesmo que pouco conhecido pela propriedade calmante, o alecrim pode ser eficiente no combate à ansiedade. Para preparar o chá, basta colocar uma colher de sopa rasa das folhas do alecrim em uma xícara de água fervente. Tampe e deixe descansar por alguns minutos antes de coar. O ideal é tomar esse chá duas vezes ao dia. Quem preferir, pode acrescentar um pouco de mel para deixar a infusão mais adocicada.

VEJA ALGUMAS RECEITINHAS DE CHÁ COMO ESTIMULANTE NATURAL


Chá Preto


O chá preto (clique para ver a receita) é excelente para começar bem o dia. Ele contém estimulantes, como a cafeína, que aumentam a energia e a disposição. A diferença do chá em relação ao café é que a liberação desses estimulantes é mais lenta. Assim, ao invés de você ter picos de energia, a sensação será de maior vontade para realizar tarefas cotidianas durante várias horas. Ele também melhora a atenção e a memória.
O ideal é usar a erva e nãos os sachês vendidos em supermercados.

Chá de Gengibre e Canela


A canela aparece mais uma vez, agora combinada com o gengibre. Esta receita (clique para ver) é altamente energética, porque ambos os ingredientes são termogênicos e estimulantes. Depois de tomar o chá, você vai se sentir mais disposto por várias horas, pois o seu metabolismo ficará mais acelerado. Outra boa notícia é que esta receita também é excelente para o emagrecimento.
A dica é preparar uma boa quantidade pela manhã e tomar a bebida em pequenas porções ao longo do dia. Só tome cuidado para não consumi-lo à noite, pois a mistura pode interferir no sono.

Comentários

  1. Adoro chás e sempre acho esse tipo de postagem muito útil! =)

    http://livrelendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá
    Adoro chás. Costumo tomar mais chás calmantes que estimulantes. Eu tenho bastante dificuldade em desligar o cérebro das coisas, e o chá me ajuda bastante.

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir

Postar um comentário

MAIS VISTOS DA SEMANA

Empadinha sem glúten recheada

Medicamentos humanos que podem ser receitados para cães e gatos, assim como as dosagens certas

Sacolé de morango com creme de avelã 🍓 - Geladinho Gourmet/Faça e Venda

MAIS VISTOS DA SEMANA

Bálsamo Que Cura

Detox de Ora-pro-nóbis com limão: veja receita e benefícios

Pão Caseiro Francês

Salpicão vegetariano

Benefícios da pimenta: um bom motivo para apimentar a comida

RECOMENDADOS PARA VOCÊ

Encontrou o que estava procurando?

VEJA MAIS!

Chá de Boldo Para Cães

Alimentação Natural : Tempero para Cães

Aprenda Como Desintoxicar o Corpo Pelo Pés (Desintoxicação Iônica)

Bolo de Fubá Para Diabéticos

Sabão Azul (Omo Caseiro Líquido)

Cachorro Pode Comer Colorau?