Como Plantar Alho-Poró em Vaso
Além de serem deliciosos, certos vegetais oferecem diferentes benefícios para a saúde. O primo do alho e da cebola deixa as refeições deliciosas e é superfácil de cultivar.
O alho-poró (Allium ampeloprasum) é uma planta bienal, mas geralmente cultivada como planta anual. O pseudocaule da planta é formado por camadas de bainhas de suas folhas e é essa parte que é consumida como alimento nas refeições.
O alho-poró (Allium porrum) é uma planta originária da região leste do mar mediterrâneo, sendo cultivada pelos povos daquela região há milhares de anos.
Utilizado pelos romanos e pelos gregos antigos, atualmente, a planta é bastante comercializada no Egito, na Europa e no Oriente Médio. Além disso, pessoas com má digestão, gases e refluxos têm menos sintomas ao substituir o alho tradicional pelo alho-poró.
Entre os nomes populares do alho-poró, estão alho-porró, alho-francês e alho-macho. Além disso, uma curiosidade extra é que, por ser muito consumido no País de Gales, o alimento é símbolo da região.Trata-se de uma hortaliça aclimatada às zonas temperadas. Isso significa que o alho-poró se dá melhor com climas mais amenos, com temperaturas variando entre 13ºC e 24ºC.
Embora já fosse amplamente utilizado na culinária dos países mediterrâneos, foi somente quando chegou na França que o alho-poró se tornou a estrela que é hoje.
E de lá ele se espalhou pelo mundo. A gastronomia francesa introduziu de vez o alho-poró na lista de requisitos básicos no preparo de seus pratos. Não por acaso a hortaliça também é conhecida como alho francês.
Como a gastronomia se consolidou como uma arte contemporânea, a busca por essa hortaliça saborosa e versátil disparou em todos os lugares, inclusive no Brasil.
Dentre as principais receitas com alho-poró, estão molhos, saladas, carnes, risotos, sopas, entre outros pratos diversos.
Esta variedade é muito utilizada, assim, como o alho, porém é uma planta mais doce e macia. O pseudocaule é formado por camadas de bainhas de suas folhas, e é este pseudocaule que é utilizado como alimento. É também conhecido como alho francês e é um vegetal que, à semelhança das cebolas e outros tipos de alhos, pertence à família Alliaceae.
Para ter uma produção saudável de alho-poró, selecionamos as principais dicas, como: quais as preferências da planta, solo, luz, regas e muito mais. Confira!
Clima
O alho-poró é uma planta que apresenta uma melhor adaptação ao clima ameno, com temperaturas em torno de 13°C e 24°C.
Apesar das restrições ao clima mais quente, o alho-poró é uma planta bastante resistente e de fácil cultivo. Ele pode ser cultivado neste cenário, basta que o solo seja mantido bem úmido. De modo geral, para o plantio de alho-poró em regiões quentes, o mais indicado é nos meses de fevereiro a junho. Já em ambientes frios, pode ser cultivado em todas as épocas do ano.
Solo
O solo ideal para o plantio do alho-poró é rico em matéria orgânica e com uma boa drenagem. Utilize substratos específicos para o cultivo de hortaliças ou faça uma mistura de composto, terra e condicionador para garantir um solo leve.
Muda
Depois de preparar o solo, prepare as mudas. Em uma sementeira ou potinhos pequenos e com furos, semeie 3 sementes de alho-poró. Por volta de 10 dias você já saberá qual a muda mais forte. Descarte as outras duas para que não haja competição por nutrientes e espaço.
Vaso
Quando as mudas atingirem cerca de 10cm, é hora de transplantar o alho-poró para a horta ou vaso. Lembre-se de que a planta vai precisar de, no mínimo, 20cm de profundidade para se desenvolver corretamente.
O alho-poró precisa de, no mínimo, 4 meses para se desenvolver. Uma dica importante é cobrir o talo com terra, conforme ele for crescendo. Dessa maneira, a planta desenvolve mais a parte branca, que é considerada a parte mais nobre do alho-poró.
Como regar o alho-poró?
O alho-poró demanda uma rega constante e bem dosada, a irrigação por gotejamento é uma boa estratégia. Utilize uma mangueira com pequenos furos, garantindo que a terra fique sempre molhada, mas nunca encharcada.
Benefícios do alho-poró para saúde
Rico em nutrientes e substâncias que oferecem benefícios para o corpo, o alho-poró é uma ótima opção para se manter saudável e com a imunidade alta. Isso porque é um alimento pré-biótico que ajuda as bactérias “positivas”.
Além disso, combate gripes e resfriados devido às propriedades antibacterianas. A perda de peso e a redução do colesterol são outros benefícios do alimento. Sabia que cada 100 g possuem apenas 61 kcal?
A saúde ocular, a ação anti-inflamatória e o bom funcionamento da flora intestinal são outras razões para você plantar alho-poró na sua casa. Além disso, ele estimula a libido e fortalece os ossos.
Entre os vários benefícios apresentados pela plantinha, estão a quantidade de fibras, vitaminas B, C e K e minerais, como ferro, cálcio, fósforo e potássio. Assim como a cebola e o alho, ele mantém o corpo mais forte, saudável e resistente.
Alimentos com alho-poró
Agora que você já aprendeu sobre o cultivo de alho-poró, que tal conferir algumas receitas com o alimento? O tradicional arroz, por exemplo, pode ter um toque especial com a adição do ingrediente no tempero.
Outra ótima dica é fazer um caldo com o alimento. Além de ser delicioso, ele contém uma seleção ideal de nutrientes para esquentar e evitar resfriados no inverno. Saladas cruas e refogadas também são excelentes opções, assim como risotos e macarrão.

Comentários
Postar um comentário