Avelós - Planta Medicinal Testada Contra o Câncer





Muitas plantas são utilizadas empiricamente para tratamentos de doenças por serem naturais, as pessoas acreditam que elas possam oferecer um tratamento mais efetivo que os tratamentos tradicionais. O aveloz é uma planta bastante utilizada popularmente para fins medicinais relacionando-a ao combate ao câncer, mas pouco se sabe dos seus efeitos no organismo e sobre sua segurança toxicológica. O presente trabalho apresenta dois testes de determinação do potencial tóxico com o extrato hidroalcoólico desta planta. O primeiro experimento foi realizado expondo concentrações crescentes do extrato ao microcrustáceoArtemia salina. O segundo teste, foi realizado com raízes de cebolas por ser um método que indica se a substância tem efeito genotóxico. O teste com Artemias indica uma concentração letal 50% de 5765,35 ppm com intervalo de confiança de 4365,31 e 7614,40. O experimento com cebolas mostra que em todas as concentrações não houve redução do crescimento radicular, portanto, não houve inibição da mitose celular, por conta de algum efeito tóxico mitótico. Com os resultados dos experimentos feitos, é possível concluir que o aveloz apresenta baixa toxicidade. Porém, há necessidade de mais estudos e testes que comprovam a sua eficácia e segurança, para que possam ser utilizadas com segurança como terapia alternativa por quem as utilizam.

Sinonímias: Euphorbia media N.E. Br., Euphorbia rhipsaloides Willd., Euphorbia scoparia N.E. Br., Euphorbia suareziana Croizat.


Nomes populares: Aveloz, cega-olho, dedo-do-diabo, mata-verrugas, pau-pelado entre outros.

Aveloz, também conhecida por Árvore-de-São-Sebastião, cega-olho, coral-verde ou almeidinha, é um planta tóxica que vem sendo estudada para combater o câncer, uma vez que é capaz de eliminar algumas células cancerígenas, impedindo o seu desenvolvimento e reduzindo o tumor.

Seu nome científico é Euphorbia tirucalli e pode ser encontradas em algumas farmácias de manipulação e algumas lojas de produtos naturais sob a forma de látex. No entanto, é recomendado consultar um médico ou fitoterapeuta antes de consumir esta planta, pois é bastante tóxica quando não utilizada de forma adequada.

Origem ou Habitat: É amplamente cultivada no Brasil.

A Aveloz é uma planta nativa da África, mas que pode ser encontrada no nordeste do Brasil e que, normalmente, apresenta cerca de 4 metros de altura, tendo vários ramos verdes carnudos e poucas folhas e flores.

Partes usadas: Látex.

Uso popular: Foi usada outrora para a formação de cercas-vivas. O látex dos seus ramos é tóxico e irritante para a pele, podendo causar cegueira temporária ou permanente se atingir os olhos, por lesão da córnea.

O látex é empregado externamente para cauterizar abcessos e remover verrugas. Alguns herbalistas recomendam o seu látex em doses extremamente baixas para uso interno contra câncer, contudo, outros estudos publicados sobre o assunto têm mostrado que a planta possui uma ação contrária, podendo promover o desenvolvimento de tumores.

Composição química: Foram encontrados triterpenos, eteróis, hidrocarbonetos, ácidos orgânicos e açúcares, destacando-se entre eles o éster de forbol , que é um agente pro-cancerígeno. Outros compostos encontrados nesta planta foram b-sitosterol, ácido cítrico, ácido elágico, euphorone, hentriacontano, hentriacontanol, isoeuphoral, kampferol, ácido málico, acetato de sapogenina, ácido succínico, taraxasterol, taraxerin, tirucallol, e outros.

Ações farmacológicas: Imunossupressivo, ativação do vírus de Epstein-Barr, agente biológico ligado ao desenvolvimento do linfoma de Burkitt (Vários autores).


Para que serve

Apesar da sua toxidade, as principais propriedades da Aveloz que já estão comprovadas pela ciência incluem sua ação anti-inflamatória, analgésica, fungicida, antibiótica, laxante e expectorante. Em relação a propriedade antitumoral são necessários mais estudos.

Devido às suas diversas propriedades, a Aveloz pode ser utilizada para auxiliar no tratamento de:

Verrugas;
Inflamação da garganta;
Reumatismo;
Tosse;
Asma;
Prisão de ventre.

Além disso, popularmente acredita-se que essa planta também pode ser útil contra o câncer de mama, embora os estudos não mostrem que seja realmente eficaz, sendo necessário mais pesquisas a esse respeito.

Modo de uso

​O modo de uso da Aveloz deve ser sempre orientado por um médico, uma vez que a planta é bastante tóxica, podendo colocar em perigo a vida do paciente. A forma mais comum é a toma de 1 gota do látex diluído em 200 ml de água diariamente, pelo tempo determinado pelo médico.

Não é recomendado tomar esse remédio natural sem conhecimento médico porque pode causar graves lesões no corpo.

Efeitos colaterais e contraindicações

Os efeitos colaterais da Aveloz estão principalmente relacionados com o contato direto com a planta, podendo resultar em feridas graves, queimaduras, inchaço e, até mesmo, necrose dos tecidos. Além disso, quando em contato direto com os olhos pode causar ardência e destruir a córnea causando cegueira permanente, caso não haja atendimento médico imediato.

Quando o látex proveniente dessa planta é ingerido em excesso ou sem que seja diluído, pode haver vômito, diarreia, grave irritação dos tecidos do estômago e aparecimento de úlceras, por exemplo.

A Aveloz é contraindicada em qualquer caso em que seu uso não é indicado devido à sua elevada toxicidade, por isso é recomendado que seu uso só seja feito sob orientação médica ou do fitoterapeuta.

Comentários

  1. Bom dia muito boa essas informações
    poderia enviar os artigos científicos que foram extraidas?
    Obrigadaaa

    ResponderExcluir

Postar um comentário

MAIS VISTOS DA SEMANA

Bolo de milho low carb é sem açúcar e muito fácil de fazer

Pitomba - uma fruta nativa, rica em benefícios e boa para o intestino

Receita de Ora Pro Nobis Refogado e Seus Benefícios

MAIS VISTOS DA SEMANA

Arroz Simples Natalino

Salpicão vegetariano

Receita de Ora Pro Nobis Refogado e Seus Benefícios

Controle a Diabete Com a Alimentação - Dieta Para Diabéticos

Benefícios do Caroço do Abacate

RECOMENDADOS PARA VOCÊ

Encontrou o que estava procurando?

VEJA MAIS!

Chá de Boldo Para Cães

Aprenda Como Desintoxicar o Corpo Pelo Pés (Desintoxicação Iônica)

Alimentação Natural : Tempero para Cães

Bolo de Fubá Para Diabéticos

Sabão Azul (Omo Caseiro Líquido)

Salpicão vegetariano