Benefícios do 🥃 Chá de Boldo I Como Fazer Sem Deixar Amargo 🍃
A planta originária das regiões montanhosas do Chile, de fato, tem se mostrado uma importante aliada para a saúde, e os benefícios do boldo não param apenas na melhora de sintomas gastrointestinais.
O extrato da planta medicinal pode ter relação com a melhora da proteção celular e atua no combate aos radicais livres, responsáveis pelo aumento do estresse oxidativo e do risco de diversas doenças.
Benefícios do chá de boldo
1. Estimular o funcionamento do fígado
A planta possui uma substância chamada boldina, que é um antioxidante presente especialmente no boldo do Chile, e a forscolina e a barbatusina, presentes no boldo brasileiro. Elas estimulam a produção de bile pelo fígado (ação colerética) e a sua excreção para o duodeno (ação colagoga). A bile é composta por várias substâncias e é essencial para a digestão de gorduras e absorção de determinadas vitaminas.
2. Ação diurética
A presença de flavonoides glicosilados, responsáveis pela ação diurética desta planta, ajuda a diminuir o excesso de líquido corporal e, consequentemente, na perda de peso. “Mas lembre-se, um único alimento, isoladamente, não é capaz de promover emagrecimento”.
3. Ajudar na digestão
Por conter compostos bioativos como a boldina, que melhora a ação da bile liberada pela vesícula no intestino, o boldo auxilia na digestão de gorduras e no alívio da má digestão.
“A sua ação é otimizada se o chá for tomado antes ou logo após as refeições. Além disso, atua como relaxante, regulando o funcionamento do intestino e pode ser útil para tratar a prisão de ventre”.
4. Melhorar a ressaca
O boldo ajuda a limpar uma substância produzida pelo fígado após a ingestão de álcool, chamada acetaldeído, principal responsável pelos sintomas de ressaca, como boca seca, dor de cabeça e mal-estar. “Além disso, a boldina age como protetor do fígado, ajudando a restabelecer esse órgão”.
5. Previnem a gordura no fígado
Os antioxidantes presentes no chá de boldo desempenham um papel importante na proteção do fígado contra a esteatose hepática, uma condição caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura no fígado. Ao combater o estresse oxidativo e a inflamação, eles ajudam a prevenir e aliviar alguns dos sintomas, como dor de cabeça, náuseas, mal-estar, por exemplo.
Mas lembre-se: um único alimento, isoladamente, não é capaz de atuar na prevenção de doenças e suas complicações. O ideal é consultar um médico e procurar o tratamento adequado (que pode incluir, ou não, o uso de substâncias naturais).
Como fazer o chá de boldo?
Quem não pode tomar chá de boldo?
O chá de boldo também é contraindicado para grávidas e lactantes, crianças abaixo de 6 anos, pessoas com doença do fígado, problemas nos rins ou com câncer no fígado. Por fim, é recomendado que ele não seja consumido por indivíduos que fazem o uso constante de alguns medicamentos, como anticoagulantes ou antifúngicos.

Comentários
Postar um comentário