Alterações dos níveis de hormônios podem levar mulheres que já tem tendência de dores de cabeça às enxaquecas constantes. Ela aparece de dois dias antes até três dias após o início do ciclo, as crises são causadas pela queda dos níveis de estrogênio durante o período pré-menstrual.
A causa disso é a oscilação hormonal no período menstrual. Não é só a presença ou elevação dos hormônios femininos, mas a oscilação que ocorre no período menstrual que faz com que a mulher apresente mais facilmente essa enxaqueca.
Além da oscilação hormonal, outros fatores podem servir como gatilho para a enxaqueca. O estresse emocional, por exemplo, é um grande vilão, pois eleva os níveis de adrenalina no sangue, o que pode aumentar a pressão arterial e causar tensão muscular. Aliás, essa é uma combinação perfeita para desencadear a dor de cabeça.
Portanto, é comum que a enxaqueca apresente outros sintomas, como irritabilidade, alterações de humor e sensação de esgotamento.
Normalmente, a enxaqueca menstrual começa fraca e vai ficando mais forte com o passar das horas, sendo do tipo pulsátil e com sensibilidade ao barulho e a luz.
Sintomas incluem dor intensa e prolongada, que pode ser latejante e sentida dos lados da cabeça.
O tratamento da enxaqueca menstrual é feito à base de analgésicos e anti-inflamatórios, que devem ser prescritos por um médico.
Quando a enxaqueca menstrual se torna recorrente, existe a possibilidade de um tratamento preemptivo. “É como se fosse um tratamento preventivo. A mulher começa a usar alguns dias antes da menstruação essas medicações, como anti-inflamatórios e analgésicos de uso contínuo, para evitar que ela desenvolva essa cefaleia ou enxaqueca durante a menstruação.
AS QUATRO FASES DA ENXAQUECA E SINTOMAS
Entre os principais remédios para enxaqueca estão o triptano e os anti-inflamatórios não esteroides. O primeiro evita a liberação de substâncias que afetam os nervos e provocam a dor de cabeça, disponível em comprimidos, cápsulas, sprays nasais e injeções.
Já os AINEs têm efeito analgésico, pois combatem a inflamação e o inchaço dos vasos sanguíneos, fatores diretamente associados à sensação de dor. Assim, fornecem uma alternativa prática e acessível para aliviar a enxaqueca.
Além disso, bolsas de gelo para compressas frias são ótimas aliadas, pois causam a contração dos vasos sanguíneos e ajudam no alívio do sintoma.
Quando o assunto é enxaqueca, não existe uma solução única que sirva para todo mundo. Cada corpo tem sua história, seus gatilhos e uma forma diferente de reagir à dor. Assim, encontrar o tratamento ideal passa por um olhar atento e individualizado — e tudo começa com o autoconhecimento.
COMO PREVENIR E COMBATER A ENXAQUECA
Uma dica que pode ajudar bastante é manter um diário das crises. Anote quando a dor apareceu, se coincidiu com alguma fase do seu ciclo, o que você comeu, como estava emocionalmente, se dormiu bem ou passou por algum momento de estresse. Detalhes assim, que às vezes parecem pequenos, podem ser peças-chave para entender melhor o que está por trás das suas dores.
Essas informações também são valiosas para os profissionais de saúde. Ao compartilhá-las com seu médico, vocês conseguem juntos montar uma estratégia mais certeira, além de escolher o melhor caminho entre medicamentos, ajustes hormonais e mudanças no estilo de vida.
Quais fatores podem agravar a enxaqueca menstrual?
Alguns fatores podem agravar a enxaqueca menstrual, como o estresse emocional, a falta de sono, alterações nos hábitos alimentares e o consumo de alimentos processados, cafeína e chocolate. O uso excessivo de medicamentos para dor também pode resultar em um ciclo de dor mais frequente.
O alho Poró é um alimento muito utilizado vários países, sendo também muito conhecido na culinária brasileira É excelente para a saúde em função de suas inúmeras propriedades. O que é alho Poró? O alho Poró é um vegetal da mesma família das cebolas e alhos, e têm diversos outros nomes, como alho-francês, alho-macho, alho-porró, porro-bravo, porro-hortense, entre outros. Diferente das cebolas e dos alhos, o alho Poró não possui bulbo arredondado, sendo caracterizado por um cilindro de folhas, de cor branca na parte que fica subterrânea e de cor verde-escuro nas folhas. A parte branca do vegetal é a mais utilizada na culinária, mas suas folhas também são bastante apreciadas em vários lugares. Possui uma longa e rica história, sendo utilizado e cultivados há milhares de anos na região da Ásia Central e da Europa, desde a Antiguidade. O alho Poró era muito usado pelos antigos gregos, egípcios e pelos romanos, sendo especialmente admirados por seus benefícios para a ...
Ingredientes de: Bolo de fubá para diabéticos - 2,0 copos de Leite integral - 1,0 copo de Óleo de soja Soya - 400,0 gramas de Fubá de milho - 100,0 gotas de Adoçante líquido Zero cal - 1,0 colher (sopa) picada de Erva doce fresca - 1,0 colher (sopa) cheia de Canela em pó - 4,0 unidades de Ovo de galinha cru - 2,0 colheres (sopa) de Fermento em pó químico * Esta receita pode conter sugestões de marcas somente para referência para o cálculo das informações nutricionais. Fique à vontade para escolher o produto do fornecedor ou fabricante que você preferir. Como fazer Bolo de fubá para diabéticos Numa panela, coloque o leite, o óleo, o fubá e o adoçante cozinhe por mais ou menos 5 minutos e reserve para esfriar. Na batedeira bata bem as claras em neve, adicione as gemas uma a uma e e adicione aos poucos a massa de fubá da panela já fria. Desligue a batedeira adicione o royal e mexa com uma colher. Despeje a massa em uma forma de furo central untada co...
Além de serem deliciosos, certos vegetais oferecem diferentes benefícios para a saúde. O primo do alho e da cebola deixa as refeições deliciosas e é superfácil de cultivar. O alho-poró (Allium ampeloprasum) é uma planta bienal, mas geralmente cultivada como planta anual. O pseudocaule da planta é formado por camadas de bainhas de suas folhas e é essa parte que é consumida como alimento nas refeições. O alho-poró (Allium porrum) é uma planta originária da região leste do mar mediterrâneo, sendo cultivada pelos povos daquela região há milhares de anos. Utilizado pelos romanos e pelos gregos antigos, atualmente, a planta é bastante comercializada no Egito, na Europa e no Oriente Médio. Além disso, pessoas com má digestão, gases e refluxos têm menos sintomas ao substituir o alho tradicional pelo alho-poró. Entre os nomes populares do alho-poró, estão alho-porró, alho-francês e alho-macho. Além disso, uma curiosidade extra é que, por ser muito consumido no País de Gales, o alimento é símbol...
Não estamos aqui falando apenas de adultos. Jovens e crianças, infelizmente, também estão sendo vítimas de doenças crônicas, de câncer e outros problemas de saúde. Esse fato se deve às toxinas ambientais, ao estresse, a uma vida sem espiritualidade, a um sistema imunológico fraco ante vírus e bactérias que andam soltos e ao excesso de açúcar e glúten, por exemplo. Pelo que podemos notar, o cenário em que vivemos favorece a falta de qualidade de vida. Por isso, mais do que nunca, precisamos fortalecer nosso organismo. Você sabia que pode desintoxicar o corpo enquanto relaxa os pés cansados? Manter os pés saudáveis, principalmente em dias quentes, é indispensável para a nossa saúde geral. Desintoxicação Iônica: o que é e como funciona A desintoxicação iônica, ou hidrodetox como também pode ser chamada, é um tratamento que tem como objetivo desintoxicar o corpo através da harmonização dos fluxos energéticos por meio dos pés....
O Salpicão é uma das saladas mais populares nos almoços e jantares de família. Crocante, rico, reconfortante, servido bem gelado, é aquele tipo de receita que todo mundo tem uma versão predileta, um ingrediente secreto, um truque. Que tal então, esse ano, apostar numa versão vegetariana? O repolho, depois de salgado, fica com uma textura bem semelhante à do frango desfiado. Até mesmo os carnívoros vão gostar da ideia de ter um acompanhamento mais leve à mesa. DICA Que tal uma opção ainda mais leve? Substitua metade da porção de maionese por iogurte. INGREDIENTES 1 pé de repolho verde 4 cenouras médias 2–3 espigas de milho 1 colher de chá de sal 1 colher de chá de açúcar 1 colher de sopa de vinagre 5 colheres de sopa de maionese 1 colher de sopa de mostarda 3 cebolinhas verdes, picadas batata palha a gosto PREPARO Pique o repolho o mais fino que conseguir — ou que tiver paciência. Descasque as cenouras e use o próprio descascado...
No forno ou na churrasqueira, é só você escolher a opção desejada dessa carne irresistível. Ingredientes 1ª Opção 1 peça de picanha de aproximadamente 1 kg Farinha de trigo Sal refinado Modo de Preparo Limpe a carne deixando a gordura. Passe sal fino por toda a peça de carne. Com delicadeza, passe pela farinha de trigo envolvendo bem toda a carne. Pré aqueça o forno em temperatura alta a 200ºC.. Coloque em uma assadeira com a gordura da picanha virada para cima. Coloque a assadeira no forno, com a parte mais grossa da picanha voltada para o fundo do forno. Leve ao forno por aproximadamente 1 hora. Retire, fatie e sirva. Dica --- Depois de uma hora de forno, faça um furo na parte mais grossa da picanha com o auxílio de uma faca. Se escorrer água está pronta, se sair sangue deixe por mais alguns minutos. Ingredientes 2ª Opção 1 peça de picanha de aproximadamente 1 kg 2 colheres (sopa) de sal grosso Modo de Preparo Pré aqueça a grelha. Tempere a p...
Fonte : https://tvgazeta.com.br/ Ingredientes Massa 500g de farinha de trigo 250g de açúcar 250g de margarina 2 ovos grandes ou 3 ovos pequenos Recheio 1 lata de leite condensado 1 lata de caldo de limão Raspa da casca de 1 limão Modo de Preparo Massa: Colocar os ingredientes em uma bancada, misturar tudo até formar uma massa homogênea. Recheio: Misturar todos os ingredientes, e levar na geladeira no mínimo por 2 horas. Montagem: Forrar uma forma de fundo falso com a massa, rechear com a mistura de limão e leite condensado que ficou na geladeira, cobrir e decorar. Levar ao forno pré-aquecido a 160 graus por 30 minutos. Para desenformar é preciso estar frio para não quebrar. No verão pode sirva-o gelado.
Mais uma refeição completa que pode te inspirar a preparar para o jantar ou almoço. Confira receita no vídeo a seguir! Se você quer mais receitas e sugestões para almoço, jantar e sobremesas, não se esqueça de se inscrever no canal :) https://www.youtube.com/@HoradoJantar
O Salpicão é uma das saladas mais populares nos almoços e jantares de família. Crocante, rico, reconfortante, servido bem gelado, é aquele tipo de receita que todo mundo tem uma versão predileta, um ingrediente secreto, um truque. Que tal então, esse ano, apostar numa versão vegetariana? O repolho, depois de salgado, fica com uma textura bem semelhante à do frango desfiado. Até mesmo os carnívoros vão gostar da ideia de ter um acompanhamento mais leve à mesa. DICA Que tal uma opção ainda mais leve? Substitua metade da porção de maionese por iogurte. INGREDIENTES 1 pé de repolho verde 4 cenouras médias 2–3 espigas de milho 1 colher de chá de sal 1 colher de chá de açúcar 1 colher de sopa de vinagre 5 colheres de sopa de maionese 1 colher de sopa de mostarda 3 cebolinhas verdes, picadas batata palha a gosto PREPARO Pique o repolho o mais fino que conseguir — ou que tiver paciência. Descasque as cenouras e use o próprio descascado...
O boldo do chile ( Peumus boldus ) é uma folhinha amarga , mas que resolve muitos problemas! Essa folhinha ocupa-se no tratamento de transtornos gastrointestinais, como diarreias, má digestão, gases e intestino preguiçoso. Serve ainda como estimulante de apetite. Outros benefícios desta erva são: a eliminação de cálculos biliares, afecções no fígado, insuficiência hepática, dores biliares e cólicas hepáticas. Pois bem, essa planta, além de já ter me ajudado muito , também socorre meu cãozinho que muitas vezes come coisas que não deve. Se seu bichinho comer algo que lhe faça mal , prepare um chá de Boldo do Chile , aquele vendido em saquinhos, no supermercado ou a erva desidratada, encontrada em lojas de produtos naturais. Como Identificar se o Vômito do Pet é Fígado Clique Aqui Veja como é fácil fazer : 1- Ponha a água filtrada* para ferver em quantidade superior ao que você deseja para seu ch...
Não estamos aqui falando apenas de adultos. Jovens e crianças, infelizmente, também estão sendo vítimas de doenças crônicas, de câncer e outros problemas de saúde. Esse fato se deve às toxinas ambientais, ao estresse, a uma vida sem espiritualidade, a um sistema imunológico fraco ante vírus e bactérias que andam soltos e ao excesso de açúcar e glúten, por exemplo. Pelo que podemos notar, o cenário em que vivemos favorece a falta de qualidade de vida. Por isso, mais do que nunca, precisamos fortalecer nosso organismo. Você sabia que pode desintoxicar o corpo enquanto relaxa os pés cansados? Manter os pés saudáveis, principalmente em dias quentes, é indispensável para a nossa saúde geral. Desintoxicação Iônica: o que é e como funciona A desintoxicação iônica, ou hidrodetox como também pode ser chamada, é um tratamento que tem como objetivo desintoxicar o corpo através da harmonização dos fluxos energéticos por meio dos pés....
Quem acompanha o blog, já sabe costumo estimular as pessoas a oferecerem uma comida caseira para seus cachorros. Inclusive foi pensando em comida para o meu pet, que eu resolvi fazer esse post. Por quê? Na verdade, meu pet está meio enjoadinho de carne moída, e ele é muito chatinho para comer alguns legumes, então pensei em temperá-los! Pensei que talvez temperando com temperos frescos, seria bom para saúde dele e daria um saborzinho a mais, e assim, ele comeria melhor o que ele precisa para se alimentar saudavelmente. E QUEREM SABER SE DEU CERTO? Ele adorou a salsinha!! 💗💗💗 (devorou um prato de carne moída, que há muito tempo não comia) AQUI TEM MAIS SOBRE ALIMENTAÇÃO NATURAL PARA VOCÊ 💓 COMO EU FAÇO A COMIDINHA DO MEU PET EM CASA DICAS PRÁTICAS PARA COZINHAR COM FACILIDADE, SABOR E NUTRIÇÃO ASSISTA O VÍDEO 👇👇👇 No entanto, os cães não podem ser alimentados com restos de comida. Além disso, inúmeros produtos que são usados no preparo de nossos alimentos...
Ingredientes de: Bolo de fubá para diabéticos - 2,0 copos de Leite integral - 1,0 copo de Óleo de soja Soya - 400,0 gramas de Fubá de milho - 100,0 gotas de Adoçante líquido Zero cal - 1,0 colher (sopa) picada de Erva doce fresca - 1,0 colher (sopa) cheia de Canela em pó - 4,0 unidades de Ovo de galinha cru - 2,0 colheres (sopa) de Fermento em pó químico * Esta receita pode conter sugestões de marcas somente para referência para o cálculo das informações nutricionais. Fique à vontade para escolher o produto do fornecedor ou fabricante que você preferir. Como fazer Bolo de fubá para diabéticos Numa panela, coloque o leite, o óleo, o fubá e o adoçante cozinhe por mais ou menos 5 minutos e reserve para esfriar. Na batedeira bata bem as claras em neve, adicione as gemas uma a uma e e adicione aos poucos a massa de fubá da panela já fria. Desligue a batedeira adicione o royal e mexa com uma colher. Despeje a massa em uma forma de furo central untada co...
INGREDIENTES 1 barra de sabão azul 1 sabonete Lux branco 100g de sabão em pó 100g de bicarbonato de sódio 100ml de vinagre branco de álcool 4 litros de água fervendo 6 litros de água temperatura ambiente MODO DE PREPARO Em uma bacia grande, rale o sabão e o sabonete. Acrescente a água fervente e mexa até os sabonetes derreterem. Então adicione o sabão em pó, o bicarbonato de sódio e o vinagre, um de cada vez, misturando a cada adição. Coloque 2 litros de água em temperatura ambiente, mexa e deixe esfriar um pouco. Quando já estiver mais morninho, passe por uma peneira para retirar eventuais pedaços de sabão e sabonete que não derreteram. Depois de peneirado, deixe esfriar totalmente (cerca de 5 horas). O sabão ficará bem grosso e agora você deve acrescentar 4 litros de água em temperatura ambiente e mexer bem. Se você quiser o sabão mais grosso, diminua a quantidade de água; se quiser o sabão mais líquido, aumente a quantidade de água. Guarde em embalagem pró...
Comentários
Postar um comentário