O que a Orquídea não gosta? 🌸👎

 


Orquídeas não podem receber muita água, não gostam de muito vento, nem de muito sol. “Por isso, para quem mora em casa ou apartamento, a lavanderia é o melhor lugar para colocá-las”. 

Luz, sim! As orquídeas gostam de estar sempre muito bem iluminadas, especialmente na parte da manhãMas nunca recebendo diretamente os raios solares. O sol aumenta a temperatura da folhagem e não faz bem para a planta. Por isso, evite colocá-la em espaços externos sem proteção. Por outro lado, folhas muito escuras são um sinal de que a orquídea requer mais claridade.

A melhor opção é regar uma vez por semana. O importante é ter em mente que o substrato nunca deve estar encharcado. A água não pode ficar acumulada no vaso.

O replantio pode acontecer quando a planta ultrapassa os limites do vaso ou quando há a necessidade de tirar uma muda. Para que ela fique saudável, é necessário remover todo o substrato antigo, lavar as raízes e trocar pelo novo. Os “brotos” devem ficar livres, separados das paredes, para que possam crescer. Atenção! Nunca faça a troca quando a orquídea estiver florida.

As orquídeas devem ficar estáveis, sem movimento, de modo que a composição não faça a planta balançar. Por isso, o vaso de barro ou argila e os cachepôs costumam ser combinações certeiras, pois, junto ao substrato, contribuem com a retenção de água. Os recipientes de plástico não são sempre bem vistos, então deixe-os para as violetas. 

A poda deve acontecer quando houver folhas mortas ou contaminadas. Já a haste onde nascem as flores pode passar por cortes após as pétalas caírem e a estrutura murchar. Esse procedimento não é padrão para todas as espécies, mas, em geral, mesmo que ainda exista a possibilidade de uma segunda floração no mesmo ano, o corte auxilia a planta a recuperar energia, e abre espaço para preparar novas estruturas. Lembre-se sempre de limpar a tesoura para evitar a presença de bactérias. Outra sugestão é utilizar canela em pó nos espaços aparados, para facilitar a cicatrização da planta.
Orquídeas fazem quarentena. Elas estão sujeitas a diversos tipos de fungos, bactérias e insetos, como as cochonilhas. Por isso, quando uma nova planta é adicionada à coleção, ela deve ficar temporariamente separada. Use detergente neutro diluído em água para limpar a folhagem e evitar a presença de pragas.

Comentários

MAIS VISTOS DA SEMANA

Salpicão vegetariano

Plantas Medicinais e Receitas Caseiras no Controle da Rinite Alérgica

Tapioca de Cuscuz

MAIS VISTOS DA SEMANA

Salpicão vegetariano

O alimento da bíblia que combate o colesterol alto, fornece cálcio e reduz o açúcar no sangue

Benefícios do Agrião

Sucos que derrubam colesterol alto e regulam pressão

Plantas Medicinais e Receitas Caseiras no Controle da Rinite Alérgica

RECOMENDADOS PARA VOCÊ

Encontrou o que estava procurando?

VEJA MAIS!

Chá de Boldo Para Cães

Aprenda Como Desintoxicar o Corpo Pelo Pés (Desintoxicação Iônica)

Salpicão vegetariano

Alimentação Natural : Tempero para Cães

Bolo de Fubá Para Diabéticos

Sabão Azul (Omo Caseiro Líquido)