É Bom Ter Um Hamster em Casa?

 


Este grupo de roedores foi domesticado em meados do século 1930, após a descoberta do Dr. Ahroni. Desde então, ele tem ganhado espaço nos lares de todo o mundo. Pertencente à família Cricetidae – segundo maior grupo de mamíferos – que inclui além dos hamsters, lemingues, ratos e os arganazes, entre outros.
Cricetus aurautus, popularmente conhecido como Hamster Sírio, é a raça mais comum para cuidar. Porém, vale ressaltar que tanto os cuidados, como as características das demais raças apresentam semelhanças, o que facilita na trato com o pet.
Como ocupam um equivalente ao tamanho de uma gaiola, os hamster são escolhidos para apartamentos e casas pequenas.

Além disso, ainda é possível criar hamster em aquário. Neste caso, a tampa deve ser substituída por uma tela resistente. Não existe um modelo que seja errado, mas sim o melhor para cada bichinho. A gaiola para hamster deve ser o mais confortável possível, tendo espaço para o animal correr, dormir, comer e fazer as necessidades.

O ideal é que ela possua brinquedos para hamster, casinha, bebedouro, comedouro e rodinha. Por último, outra opção de entretenimento e exercício muito usada é o túnel, que pode ser acoplado na própria gaiola.

Nunca solte esse pequeno pet na casa sem supervisão para não acabar tendo problemas, pois muitas vezes esses animais podem se esconder em locais de difícil acesso. Além de roer fios de eletrodomésticos, podem danificar algum aparelho e até mesmo levar choques, o que é mortal para ele.

São roedores que vivem cerca de 3 anos e medem entre 5 e 15cm, dependendo da espécie. Além disso, o animal possui o olfato e a audição muito desenvolvidos.

Em compensação, quando na fase adulta, ele tem a tendência de ficar míope, não enxergando coisas que estão muito distantes, especialmente quando há incidência de luz. Essa característica física também resulta em um comportamento interessante que vamos te contar!

Os hamsters tendem a ter hábitos noturnos. Ou seja, eles dormem quase o dia todo, tendo mais atividades nos períodos da manhã e início da noite. No geral, são sociáveis com pessoas, mas cada espécie tem um nível de tolerância ao toque e aproximação.

Mesmo que você tenha comprado uma das melhores gaiolas para animais de estimação e fáceis de transportar, talvez você não queira levar seu pequeno hamster com você em todas as viagens que fizer. É por isso que é tão importante saber quanto tempo um animal de estimação pode durar sem você.
A maioria dos hamsters pode viver sem comida e água por cerca de 3-4 dias. Isso se deve ao fato de que na natureza eles costumam viver em desertos. Os roedores costumam armazenar recursos para tempos de fome e seca, o que significa que provavelmente já têm algum alimento escondido em sua gaiola que você nem conhece.

Esses roedores vivem cerca de 2 a 3 anos, enquanto hamsters com menos de três meses e mais de dois anos requerem cuidados mais cuidadosos do que outros. O mesmo se aplica a hamsters doentes. Devido à sua idade e saúde, esses animais podem necessitar de uma maior quantidade de alimentos e líquidos ou de uma dieta diferenciada, portanto tais pontos também devem ser levados em consideração. Quanto tempo o seu hamster pode durar antes de querer comer novamente depende do que comeu pela última vez. Alimentos ricos em proteínas, como grãos, sementes e pellets, irão mantê-lo saciado por muito mais tempo do que se ele comesse apenas frutas e vegetais.


Conclusão

Ter um hamster pode ser uma experiência incrível, desde que você esteja preparado para as responsabilidades envolvidas. Ao garantir uma dieta adequada, um ambiente confortável e atenção regular, você pode desfrutar de uma relação gratificante com seu pequeno amigo. Lembre-se sempre de considerar o bem-estar do hamster antes de decidir trazê-lo para sua vida. É legal ter um hamster? Sim, desde que você esteja disposto a dedicar tempo e carinho ao seu novo companheiro peludo.





Comentários

MAIS VISTOS DA SEMANA

Bolo de milho low carb é sem açúcar e muito fácil de fazer

Pitomba - uma fruta nativa, rica em benefícios e boa para o intestino

Receita de Ora Pro Nobis Refogado e Seus Benefícios

MAIS VISTOS DA SEMANA

Arroz Simples Natalino

Salpicão vegetariano

Receita de Ora Pro Nobis Refogado e Seus Benefícios

Controle a Diabete Com a Alimentação - Dieta Para Diabéticos

Benefícios do Caroço do Abacate

RECOMENDADOS PARA VOCÊ

Encontrou o que estava procurando?

VEJA MAIS!

Chá de Boldo Para Cães

Aprenda Como Desintoxicar o Corpo Pelo Pés (Desintoxicação Iônica)

Alimentação Natural : Tempero para Cães

Bolo de Fubá Para Diabéticos

Sabão Azul (Omo Caseiro Líquido)

Salpicão vegetariano