Conheça a Savannah, raça de gato híbrido e uma das mais caras do mundo

 

Gatos dessa raça são híbridos, sendo originários do cruzamento de um serval com um gato doméstico. Por isso, são semelhantes a onças, mas podem ser criados como animais domésticos.

O Savannah é uma das raças de gatos mais recentes e caras que existem. Sua aparência é de um gato selvagem, com corpo alongado, manchas escuras por todo o corpo, orelhas pontiagudas e um olhar penetrante. Sua aparência selvagem faz jus à sua origem, pois esse gatinho é resultado da cruza entre um Serval Africano e gatos domésticos como Bengal, Ocicat e Oriental. O Serval é um felino de porte médio, encontrado em toda a África subsaariana.

Apesar do primeiro gato dessa raça ter nascido em 7 de abril de 1986 em Phillipsburg, na Pensilvânia, segundo a National Geographic, a raça só foi reconhecida pela International Cat Association em 2001.

Os gatos Savannah vivem até 20 anos e podem pesar cerca de 11kg, medindo 60cm. Em geral, as cores do Savannah são: marrom, prata, preto e cinza. Os olhos têm tamanho médio, são ligeiramente profundos e têm marcas de lágrimas ao redor dos olhos.

Embora seja um gato que chame muita atenção, o Savannah não é indicado para pais de pet de primeira viagem, pois é um gato bem maior do que a média, necessitando de um espaço adequado para se exercitar e muita dedicação para gastar sua energia. Apesar de sua origem ser selvagem, o Savannah é carinhoso e equilibrado, sendo que na maioria das vezes não expressa comportamentos selvagens.

Em relação ao temperamento, há quem diga que é a “versão felina de um cachorro”. Eles buscam interação social, são leais aos familiares e têm comportamentos semelhantes de gatinhos ao longo da vida. Como o Savannah é um gato com traços selvagens, é complicado generalizar e padronizá-lo quanto às características de temperamento, pois isto pode não ser muito previsível. Entretanto, associações oficiais da raça e criadores relatam que o Savannah típico é um gato extrovertido, curioso e com muita energia pra gastar, se envolvendo em tudo que seu pai humano estiver fazendo. É necessário estimulá-los mentalmente e fisicamente com bastante atividades, pois ficam entediados facilmente. Criadores relatam ainda que alguns exemplares da raça possuem fascínio com água, se divertindo com qualquer gotinha que cair da torneira. O Savannah ainda é bastante carinhoso e apegado à sua família humana. Possui um forte instinto de caça, perseguindo qualquer coisa, e geralmente não é um gato que irá sentar no seu colo, ele prefere mostrar afeto do seu jeitinho.

Não foram identificados problemas de saúde específicos no Savannah, eles costumam ser bastante saudáveis. Porém, um estudo mostrou uma certa sensibilidade na raça a medicamentos injetáveis, como anestesias e vacinas. Como qualquer outro gatinho, o Savannah ainda pode desenvolver doenças comuns em gatos que geralmente são infecciosas ou parasitárias. Se os Savannahs forem de “primeira geração”, eles costumam ser estéreis, pois são gatos híbridos, isto é, resultado do cruzamento entre duas espécies diferentes, o que na maior parte das vezes faz com que não consigam procriar. Alguns pais do Savannah relatam que a maior ocorrência de emergência na raça é por ingestão de pequenos brinquedos, como penas, pedaços de plástico e papel. Por isso, é necessário muita atenção quando esse grande gato estiver brincando. O Savannah tem uma expectativa de vida alta, vivendo em média, 18 a 20 anos.

Quando trata-se do Savannah, inteligência é seu sobrenome. Esse curioso gatinho é muito observador e tem bastante consciência do que acontece à sua volta. Os pais desse pet inventaram até um termo chamado “Savandalismo”, que denota o quão sapeca esse gato pode ser. Gostam de andar na coleira e dar um passeio, mas isso deve ser feito sempre com segurança e não forçando a vontade do pet. Eles estão em busca de aventura o tempo todo e vão aproveitar cada momento para gastar sua energia acumulada.

 


Comentários

MAIS VISTOS DA SEMANA

Bolo de milho low carb é sem açúcar e muito fácil de fazer

Pitomba - uma fruta nativa, rica em benefícios e boa para o intestino

Receita de Ora Pro Nobis Refogado e Seus Benefícios

MAIS VISTOS DA SEMANA

Arroz Simples Natalino

Salpicão vegetariano

Receita de Ora Pro Nobis Refogado e Seus Benefícios

Controle a Diabete Com a Alimentação - Dieta Para Diabéticos

Benefícios do Caroço do Abacate

RECOMENDADOS PARA VOCÊ

Encontrou o que estava procurando?

VEJA MAIS!

Chá de Boldo Para Cães

Aprenda Como Desintoxicar o Corpo Pelo Pés (Desintoxicação Iônica)

Alimentação Natural : Tempero para Cães

Bolo de Fubá Para Diabéticos

Sabão Azul (Omo Caseiro Líquido)

Salpicão vegetariano