Tipos de Cães da Raça PINSCHER e Curiosidades

Apesar do porte pequeno, o Pinscher é praticamente um cão de guarda, já que faz de tudo para proteger os tutores. Sempre alerta, esse animal late ao menor sinal do que considera perigo e é bastante desconfiado com estranhos. Extremamente leal, carinhoso e companheiro, ele pode ser uma ótima companhia para seus humanos e se adapta facilmente a qualquer tipo de ambiente.

De porte pequeno e leve, o Pinscher é um cachorro facilmente reconhecido por suas características físicas peculiares. Com rosto triangular, orelhas pontiagudas, olhos escuros e redondos e dimensões equilibradas e harmônicas, esse pequeno animal se assemelha a um Doberman miniatura. De maneira não oficial, os cães da raça são classificados numericamente, de 0 a 3, de acordo com o seu tamanho, que pode variar de 25 cm a 30 cm. Portanto temos o Pinscher 0, Pinscher 1, Pinscher 2 e Pinscher 3.


Pinscher 1: um pouquinho maior e o peso pode chegar até 3kg.
Pinscher 2: já são um pouquinho maiores e até mais altos, chegando até 4kg.
Pinscher 3: seria o maior entre os miniaturas, seu peso adulto pode chegar até 5kg.


Como os números são não oficiais e utilizados apenas de maneira informal entre os criadores de Pinscher Miniatura, a altura não é definida nesses quesitos.

Com porte atlético apesar do tamanho, o Pinscher é cheio de energia e vive correndo para todos os lados com agilidade. Sempre atento a tudo o que está acontecendo em sua casa e com quem ele ama, esse cachorrinho adora se divertir e brincar com a família humana. De personalidade forte, os cães da raça são confiantes, espirituosos, inteligentes e vigorosos.

Mesmo com seu porte pequeno, o Pinscher pode ser um excelente cão de guarda, já que é um cachorro muito territorialista e protetor e late ao menor sinal de alguma coisa fora do comum. Se preciso for, esse animal é capaz de avançar em qualquer um para proteger o seu tutor.

Extremamente amorosos e fiéis aos seus humanos, os Pinschers costumam ter uma personalidade alinhada com o de sua família. Seu comportamento pode variar de acordo com a maneira que foi educado. Sua fama de bravo se deve à coragem e à disposição para proteger quem ama e o seu território. Quando socializado desde cedo, se torna mais amigável e capaz de se dar bem com todo mundo.

Se acostumados com os pequenos desde cedo, os Pinschers podem sim se dar bem com crianças, porém esse cachorro não é dos mais pacientes com quem tenta agarrá-lo ou tratá-lo grosseiramente. Quando as crianças o tratam com cuidado e gentileza, ele adora passar tempo com elas e se torna um companheiro de confiança. Porém, é importante também monitorar as brincadeiras, já crianças menores podem terminar machucando o animal, que é muito pequeno e sensível e pode morder se se sentir acuado.

A seguir, vamos explicar as características mais destacadas e quais os tipos de Pinscher incluídos nesta seção, que são o Affenpinscher, o Doberman, o Pinscher Alemão, o Miniatura, o Austríaco e o Cão Fazendeiro da Dinamarca e Suécia.


Affenpinscher

O Affenpinscher, é sem dúvida um dos tipos mais simpáticos ​​de Pinscher, graças à sua aparência física peculiar. De fato, eles também são chamados de Monkey-dog ou cachorro-macaco. É uma raça de origem alemã, cujo aparecimento data do século XVII.

Os espécimes Affenpinscher costumavam caçar animais prejudiciais, mas hoje eles se tornaram cachorros de companhia cada vez mais populares. Eles têm uma expectativa de vida entre 14 e 15 anos. São muito pequenos, com um peso que não excede 3,5 kg e uma altura inferior a 30 cm. São excelentes cachorros para conviver com crianças, e se adaptam à vida em apartamento. Eles preferem temperaturas quentes e não precisam se exercitar muito. Apesar do tamanho, sua natureza alerta faz deles bons cães de guarda. Por outro lado, podem ser um pouco difíceis de educar.

Doberman

De origem alemã, essa raça de Pinscher possui uma pelagem curta, com o predomínio da cor preta, e apresenta as patas, a região em volta do focinho e a parte interna da orelha na cor caramelo.

Mas mesmo que seja um dos tipos de Pinscher, a principal diferença do Doberman é o seu tamanho. Esse cão de médio porte tem uma altura de até 72 cm, com um peso de 30 a 45 kg, além de ter um físico bem forte e musculoso.

Se você quer um cão protetor, saiba que o Doberman é excelente para isso. Além de ser dominador e ter muita disposição, é um bom companheiro.

Por isso, não se esqueça de priorizar o adestramento do seu pet desde cedo. Desse modo, você fará que ele obedeça seus comandos.

Entretanto, você também deve oferecer ao seu Doberman muita atividade física. Caminhadas e brincadeiras são uma ótima opção para que seu pet se exercite.


Pinscher Alemão

Este tipo de Pinscher deixa claro no nome o seu país de origem. É considerado o Pinscher padrão. Como outras raças deste grupo, o Pinscher Alemão começou sua caminhada como caçador de animais prejudiciais desde o século XVIII. Hoje ele vive como cachorro de companhia, também em ambientes urbanos, onde se adaptou à vida em apartamentos.

O Pinscer Alemão prefere climas quentes e apresenta um nível considerável de atividade, por isso precisa de oportunidades suficientes para se exercitar. É um bom guardião, mas pode ter problemas de coexistência com seus congêneres caninos. Além disso, pode ser difícil treiná-lo em obediência.

Sua expectativa de vida se situa entre 12 a 14 anos. É de tamanho médio, pesando entre 11 e 16 kg, com altura variando de 41 a 48 cm. Sua pelagem pode ser castanha, preta e marrom avermelhado, e marrom escuro.


Pinscher miniatura

Este tipo de Pinscher é o menor do grupo. O Pinscher Miniatura também é conhecido pelo nome de Zwergpinscher. De origem alemã, seu aparecimento data do século XVIII. Naquela época, sua função era caçar ratos. Hoje, no entanto, também se adaptou à vida urbana e é um cachorro de companhia em muitas casas, embora não tenha perdido um pingo de sua personalidade.

Tem uma expectativa de vida de entre 13 e 14 anos. Ele pesa entre 4 e 5 kg, ​​e sua altura varia de 25 a 30 cm. Prefere climas quentes, e de fato, não deve viver permanentemente ao ar livre. É um aluno muito obediente e um bom cão de guarda, sempre alerta. Sua pelagem quase não requer cuidados. Pode ser encontrado nas cores vermelho, azul, chocolate e preto.

Pinscher Austríaco

Como o nome indica, este tipo de Pinscher teve origem na Áustria, datando do século XVIII. Sua tarefa inicial era vigilância e caça de animais prejudiciais. Hoje ele se dedica à companhia. O Pinscher Austríaco tem uma expectativa de vida que varia entre 12 e 14 anos. É um cachorro de tamanho médio, pesando entre 12 e 18 kg. Sua altura varia de 36 a 51 cm.

Eles são bons cães de guarda, mas podem ser difíceis de treinar. Eles também podem se mostrar pouco receptivos a outros cachorros. Sua pelagem, que admite uma variedade de cores, é muito fácil de cuidar. Ele se adaptou à vida da cidade e mostra uma preferência por climas temperados.

Cão fazendeiro da Dinamarca e Suécia

Esta raça é quase certamente a mais desconhecida entre os tipos de Pinscher categorizados pela Federação Cinológica Internacional. O nome se refere a seus países de origem, onde surgiram no século XVIII. Eles eram cachorros nascidos com o objetivo de controlar o gado, mas hoje, podemos encontrá-los como cachorros de companhia, adaptados até à vida urbana.

Naturalmente, são cachorros que apresentam um alto nível de energia. Eles precisam ser capazes de se exercitar diariamente. Eles atuam como cães de guarda, suportam baixas temperaturas e são bons companheiros para as crianças em casa. Sua pelagem, admitida em várias cores, requer pouco cuidado. Sua expectativa de vida varia de 12 a 13 anos. São cachorros médios, pesando entre 12 e 14 kg e uma altura entre 26 a 30 cm.

Cuidados a serem tomados com os tipos de Pinscher

Além dos cuidados especiais com cada um desses tipos de Pinscher, não se esqueça que todos esses pets precisam da mesma atenção em alguns pontos.

Ofereça ao seu animal uma boa refeição, com ração de qualidade, água limpa e fresca. Também separe um bom espaço para que seu pet possa descansar, com uma caminha confortável e brinquedos para que ele se divirta.

Entretanto, não se esqueça de levá-lo ao veterinário sempre que necessário e se atente às vacinas do seu Pinscher. 

Mesmo que sejam de tipos diferentes, todos os cachorros precisam de muito amor e atenção do tutor para que se desenvolvam bem.

Curiosidades

Na Alemanha os Pinschers Miniaturas são conhecidos como Zwergpinscher, que em tradução literal significa “anão mordedor”.

Apesar de nunca ter se tornado um astro de cinema, o Pinscher é um cãozinho muito popular e figura em diversas listas de raças favoritas dos humanos na Europa, Estados Unidos e no Brasil. Já quando o quesito é arte, ele faz mais sucesso. Alguns historiadores encontraram cachorros que se assemelhavam ao Pinscher em pinturas datadas do século 17, comprovando que a raça deve existir muito antes de ser registrada.


Comentários

MAIS VISTOS DA SEMANA

Rabo-de-macaco: como criar mudas do cacto pendente

Empadinha sem glúten recheada

Benefícios da pimenta: um bom motivo para apimentar a comida

MAIS VISTOS DA SEMANA

Bálsamo Que Cura

Pão Caseiro Francês

Detox de Ora-pro-nóbis com limão: veja receita e benefícios

Salpicão vegetariano

Benefícios da pimenta: um bom motivo para apimentar a comida

RECOMENDADOS PARA VOCÊ

Encontrou o que estava procurando?

VEJA MAIS!

Chá de Boldo Para Cães

Alimentação Natural : Tempero para Cães

Aprenda Como Desintoxicar o Corpo Pelo Pés (Desintoxicação Iônica)

Bolo de Fubá Para Diabéticos

Sabão Azul (Omo Caseiro Líquido)

Cachorro Pode Comer Colorau?