Plantas que podem afastar o mosquito da dengue



Plantas conhecidas por suas propriedades repelentes de mosquitos, além de discutir por que elas são eficazes e como você pode incorporá-las em seu ambiente para aumentar sua proteção contra a dengue e outros mosquitos transmissores de doenças
-------------------------------------------------------------------------------

Orégano

O orégano é uma erva aromática popular na culinária mediterrânea, mas também é eficaz na repulsão de mosquitos. Seu aroma forte e picante é desagradável para os insetos, tornando-o uma adição valiosa ao seu jardim ou horta. Além de afastar os mosquitos, o orégano é uma planta de fácil cultivo e manutenção, tornando-o uma escolha conveniente para quem procura maneiras naturais de proteger sua casa contra essas pragas e uma ótima opção de planta contra a dengue.

Cravo-de-defunto

O cravo-de-defunto, também conhecido como tagetes, não só adiciona cores vibrantes ao seu jardim, mas também é uma planta eficaz contra a dengue. Essas flores contêm compostos que funcionam como repelentes naturais de insetos, ajudando a manter sua área externa mais livre dessas pragas. Plantá-las em torno de sua casa ou em vasos próximos às entradas pode ajudar a reduzir a presença de mosquitos, incluindo aqueles que transmitem a dengue.

Citronela

A citronela é provavelmente uma das plantas repelentes de mosquitos mais conhecidas e amplamente utilizadas. Seu óleo é frequentemente encontrado em velas e sprays repelentes comerciais. O cheiro cítrico da citronela mascara os odores que os mosquitos são atraídos, dificultando a localização de suas presas. Cultivar citronela em vasos ou diretamente no solo ao redor de sua casa pode ajudar a manter os mosquitos afastados, reduzindo assim o risco de picadas e infecções, sendo uma planta excelente contra a dengue.

Funcho

O funcho, com seu aroma distinto e sabor delicado, é mais um exemplo de planta que pode ajudar a repelir mosquitos da dengue. Suas folhas e sementes contêm compostos que os insetos acham desagradáveis, tornando-o uma adição valiosa ao seu jardim ou varanda. Além de afastar os mosquitos, o funcho também é uma erva culinária versátil, adicionando sabor a uma variedade de pratos.

Lavanda

A lavanda é conhecida por suas propriedades calmantes e seu aroma relaxante, mas também é uma planta eficaz contra a dengue. Seu perfume floral é agradável para os humanos, mas os mosquitos o evitam. Plantar lavanda ao redor de sua casa não só pode ajudar a manter os mosquitos afastados, mas também adicionará beleza e fragrância ao seu espaço ao ar livre.

Alecrim

O alecrim não é apenas uma erva aromática deliciosa para adicionar sabor aos pratos culinários, mas também é conhecido por suas propriedades repelentes de insetos. Seu aroma forte é desagradável para os mosquitos, afastando-os naturalmente. Para aproveitar seus benefícios, você pode cultivar alecrim em vasos próximos às áreas onde passa mais tempo ao ar livre, ou mesmo fazer um spray repelente caseiro usando óleo essencial de alecrim diluído em água.

Manjericão

O manjericão não é apenas uma erva deliciosa para adicionar a saladas e molhos, mas também uma das melhores plantas para lidar com a dengue. Seu aroma forte e fresco é desagradável para os insetos, tornando-o uma adição valiosa ao seu jardim ou varanda. Cultivar manjericão em vasos próximos às áreas onde passa mais tempo ao ar livre pode ajudar a reduzir a presença de mosquitos e protegê-lo contra picadas indesejadas.

Melissa

Também conhecida como a famosa erva-cidreira, a melissa é valorizada por suas propriedades calmantes e seu aroma cítrico refrescante. No entanto, suas folhas também possuem propriedades repelentes de mosquitos, o que faz dela uma ótima planta contra a dengue. Cultivar melissa em seu jardim ou em vasos ao redor de sua casa pode ajudar a afastar os mosquitos e criar um ambiente mais agradável ao ar livre.

Louro

O louro é uma planta popular na culinária, mas suas folhas também possuem propriedades repelentes de insetos. O aroma forte e picante do louro é desagradável para os mosquitos, tornando-o uma adição valiosa ao seu jardim ou horta. Além disso, o louro é uma planta perene de fácil cultivo, tornando-a uma escolha conveniente para quem procura formas naturais de afastar os mosquitos.

Sálvia

A sálvia é uma erva aromática comum na culinária, mas também possui propriedades repelentes de mosquitos. Seu aroma forte e terroso é desagradável para os insetos, tornando-a uma adição valiosa ao seu jardim ou varanda. Cultivar sálvia em vasos próximos às áreas onde passa mais tempo ao ar livre pode ajudar a reduzir a presença de mosquitos e protegê-lo contra picadas indesejadas.

As plantas têm sido usadas há séculos como uma forma natural de repelir insetos, incluindo mosquitos transmissores de doenças como a dengue. Ao incorporar essas 10 plantas em seu ambiente, você não só pode desfrutar de seus benefícios estéticos e culinários, mas também pode aumentar sua proteção contra picadas de mosquitos e as doenças que eles transmitem.

Comentários

  1. Bom saber das propriedades das plantás. Eu tenho no meu jardim varias dessaa citadas. E outras que uso para outras finalidades.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

MAIS VISTOS DA SEMANA

Rabo-de-macaco: como criar mudas do cacto pendente

Empadinha sem glúten recheada

Benefícios da pimenta: um bom motivo para apimentar a comida

MAIS VISTOS DA SEMANA

Bálsamo Que Cura

Pão Caseiro Francês

Detox de Ora-pro-nóbis com limão: veja receita e benefícios

Salpicão vegetariano

Benefícios da pimenta: um bom motivo para apimentar a comida

RECOMENDADOS PARA VOCÊ

Encontrou o que estava procurando?

VEJA MAIS!

Chá de Boldo Para Cães

Alimentação Natural : Tempero para Cães

Aprenda Como Desintoxicar o Corpo Pelo Pés (Desintoxicação Iônica)

Bolo de Fubá Para Diabéticos

Sabão Azul (Omo Caseiro Líquido)

Cachorro Pode Comer Colorau?