Detox de Ora-pro-nóbis com limão: veja receita e benefícios



A ora-pro-nóbis é uma planta comestível com várias propriedades medicinais, fornecendo diversos benefícios para a saúde, como prevenção da anemia, melhora do funcionamento do intestino, perda de peso, prevenção do envelhecimento precoce e diminuição do colesterol.

Os benefícios dessa planta alimentícia não convencional (PANC), são devido ao fato da ora-pro-nóbis ser rica em fibras, proteínas, ferro, vitamina A e vitamina B3, que são nutrientes com propriedades antioxidantes, hipolipemiantes, laxantes e hipoglicemiantes.

O nome científico da ora-pro-nóbis é Pereskia aculeata e essa planta pode ser consumida cozida em saladas, sopas ou no arroz, por exemplo. A ora-pro-nóbis pode ser cultivada em casa ou encontrada em feiras de rua e lojas de produtos naturais na forma fresca, desidratada ou em farinha.




Os 10 principais benefícios da ora-pro-nóbis para a saúde são:

1. Auxilia no emagrecimento

A ora-pro-nóbis ajuda no emagrecimento, porque é rica em fibras que formam um tipo de gel no estômago, promovendo a saciedade e ajudando a diminuir a ingestão de alimentos.

Além disso, a ora-pro-nóbis é um alimento pobre em calorias, sendo uma boa opção de hortaliça para incluir em dietas de perda de peso.

2. Melhora o funcionamento do intestino


Devido a grande quantidade de fibras que possui, a ora-pro-nóbis ajuda na digestão e no bom funcionamento do intestino, evitando a prisão de ventre, a formação de pólipos e, até mesmo ajudando a prevenir tumores intestinais.

3. Fortalece o sistema imunológico

Por ser uma planta rica em niacina, uma vitamina que tem ação antioxidante, a ora-pro-nóbis melhora as funções e protege as células de defesa contra os danos causados pelos radicais livres, fortalecendo o sistema imunológico.

4. Previne a anemia

A ora-pro-nóbis possui uma grande quantidade de ferro, um mineral que necessário para a formação de glóbulos vermelhos saudáveis, ajudando a prevenir a anemia.

No entanto, para a prevenção da anemia, a ora-pro-nóbis deve ser consumida de junto com alimentos fonte de vitamina C, um nutriente fundamental para a absorção do ferro presente em alimentos de origem vegetal.

5. Mantém a saúde dos olhos

Por ter ótimas quantidades de luteína e zeaxantina, carotenoides que têm ação antioxidante e fotoprotetora, a ora-pro-nóbis protege os olhos contra os danos causados raios ultravioletas do sol e contra a luz azul emitida por computadores e celulares, mantendo a saúde dos olhos e ajudando a prevenir a catarata e a degeneração macular.

6. Evita o envelhecimento precoce

Por ser rica em antioxidantes como vitamina A e betacaroteno, a ora-pro-nóbis ajuda a diminuir os danos causados pelos radicais livres às células saudáveis da pele, evitando o envelhecimento precoce.

7. Previne a diabetes

A ora-pro-nóbis é rica em fibras, um nutriente que controla os níveis de glicose no sangue, por que diminui a velocidade de absorção dos carboidratos, ajudando a prevenir a resistência à insulina e a diabetes.

8. Diminui o colesterol

A ora-pro-nóbis ajuda a diminuir o colesterol por ser uma planta rica em fibras, nutriente que reduzem a absorção de gorduras a nível intestinal, diminuindo o colesterol sanguíneo.

Além disso, a presença de compostos antioxidantes na ora-pro-nóbis, como flavonoides e betacaroteno, também evita a oxidação das células de gordura, controlando os níveis de colesterol e triglicerídeos no sangue e ajudando a evitar o surgimento de situações como infarto, aterosclerose e derrame.

9. Regular o metabolismo

A ora-pro-nóbis ajuda a regular o metabolismo, porque é rica em niacina, uma vitamina que transforma os carboidratos, as proteínas e as gorduras em energia, promovendo o bom funcionamento das células e dos órgãos do corpo.

10. Ajuda a evitar o câncer

Sendo uma planta com grande quantidade de flavonoides, luteína e zeaxantina na ora-pro-nóbis, que são compostos bioativos com propriedades antioxidantes, a ora-pro-nóbis diminui o estresse oxidativo e a inflamação, ajudando a evitar o surgimento do câncer.

A ora-pro-nóbis é uma fonte de proteína?


Embora a ora-pro-nóbis seja popularmente conhecida “carne do pobres”, essa planta contém pouca quantidade de proteínas e por isso, não é considerada uma boa fonte desse nutriente.

Isso porque, de acordo com o Ministério da Saúde, para um alimento ser considerado fonte de proteínas, ele precisa fornecer o mínimo 10% da ingestão diária recomendada desse nutriente em cada 100 g de alimento. 

No entanto, a ora-pro-nóbis pode ser usada para complementar a dieta, junto com outras fontes de proteína vegetal, como arroz e feijão, para pessoas adeptas a um estilo de alimentação vegana ou vegetariana, por exemplo.
Tabela de informação nutricional

A tabela a seguir traz a informação nutricional de 100 g, o que corresponde a 7 colheres de sopa cheias, de ora-pro-nóbis cozida:

Componentes - 7 colheres de sopa (100 g) de ora-pro-nóbis
Energia 37 calorias
Proteína 3 g
Carboidratos 3 g
Gorduras 0,3 g
Fibras 5,6 g
Ferro 7 mg
Vitamina A 342 mcg
Betacaroteno 2377 mcg
Luteína 497 mcg
Zeaxantina 532 mcg
Vitamina B3 11,7 mg
Vitamina C 23 mg

É importante mencionar que para obter todos os benefícios da ora-pro-nóbis, essa planta deve fazer parte de uma alimentação equilibrada e saudável, associada à prática de atividade física de forma regulares.

A planta é bastante versátil e pode ser usada no preparo de receitas doces, salgadas ou sucos. A ora-pro-nóbis triturada também pode ser utilizada como suplemento alimentar em cápsulas.


Preparar um suco verde usando a ora-pro-nóbis como base é uma boa maneira de incorporar a hortaliça na alimentação. Acrescentar limão à bebida, além de tornar o sabor mais agradável, vai trazer mais nutrientes à mistura.

Suco de ora-pro-nóbis com limão

Ingredientes
Folhas de ora-pro-nóbis;
2 xícaras de água;
1 xícara de suco de limão

Modo de preparo
Lave as folhas de ora-pro-nóbis em água corrente. Caso elas tenham espinhos, retire-os cuidadosamente com uma faca ou tesoura de cozinha.

Cozinhe as folhas em água por cerca de dois minutos para amolecê-las e reduzir o teor de oxalato. Embora a substância seja naturalmente eliminada na urina, o consumo em excesso pode favorecer a formação de pedras nos rins em pessoas que têm maior tendência.

Após o cozimento, esprema as folhas para extrair o máximo de líquido possível. Coloque-as no liquidificador, adicione a água, o suco de limão e bata. O suco pode ser coado ou consumido logo em seguida, com todas as fibras. Se for adoçar, escolha opções mais saudáveis, como mel e açúcar de coco, por exemplo.

Comentários

Postar um comentário

MAIS VISTOS DA SEMANA

Salada de Manga

Benefícios do Agrião

Receitas com Café

MAIS VISTOS DA SEMANA

Salada de Manga

Pimenta no Controle da Circulação Sangüínea

Tapioca de Cuscuz

Benefícios do Agrião

Receitas com Café

RECOMENDADOS PARA VOCÊ

Encontrou o que estava procurando?

VEJA MAIS!

Chá de Boldo Para Cães

Aprenda Como Desintoxicar o Corpo Pelo Pés (Desintoxicação Iônica)

Alimentação Natural : Tempero para Cães

Salpicão vegetariano

Bolo de Fubá Para Diabéticos

Sabão Azul (Omo Caseiro Líquido)