Alho-poró: Benefícios e como consumir?

 O alho Poró é um alimento muito utilizado vários   países, sendo também muito conhecido na culinária brasileira É excelente para a saúde em função de suas inúmeras propriedades.

O que é alho Poró? 

O alho Poró é um vegetal da mesma família das cebolas e alhos, e têm diversos outros nomes, como alho-francês, alho-macho, alho-porró, porro-bravo, porro-hortense, entre outros.

Diferente das cebolas e dos alhos, o alho Poró não possui bulbo arredondado, sendo caracterizado por um cilindro de folhas, de cor branca na parte que fica subterrânea e de cor verde-escuro nas folhas. A parte branca do vegetal é a mais utilizada na culinária, mas suas folhas também são bastante apreciadas em vários lugares.

Possui uma longa e rica história, sendo utilizado e cultivados há milhares de anos na região da Ásia Central e da Europa, desde a Antiguidade. O alho Poró era muito usado pelos antigos gregos, egípcios e pelos romanos, sendo especialmente admirados por seus benefícios para a garganta. Acreditava-se que o alho Poró era excelente para manter a voz forte e que isto era fundamental para os grandes imperadores e oradores da época.

O alho Poró possui sabor mais suave do que a maioria dos outros produtos da mesma família das cebolas, podendo ser cultivado e produzido ao longo do ano.

Benefícios do alho-poró

O alho-poró é um ótimo alimento para o nosso organismo, pois tem alto teor de nutrientes, fibras e possui baixa caloria.

Dentre os seus benefícios para a saúde, os mais importantes estão relacionados às seguintes propriedades:

  1. Ação antioxidante;
  2. Ajuda a saúde cardiovascular;
  3. Fortalece o sistema imunológico;
  4. Ação antiinflamatória;
  5. Auxilia o sistema digestivo;
  6. Ajuda no emagrecimento;
  7. Bom para o bebê;
  8. Pode ajudar a prevenir tumores.

Suas propriedades são muitas, pois é rico em vitaminas (A, devido à presença de carotenóides, B, C e K) e minerais como ferro, fósforo, potássio e cálcio.

Além disso, “possui também compostos como a alicina, que tem efeito antibacteriano, antiviral, antifúngico, anti-inflamatório e antioxidante, neutralizando os radicais livres produzidos pelo corpo e ajudando a combater o colesterol”, afirma Vanessa Marins Maniezo, nutricionista das Unidades Afiliadas da SPDM.

90% da sua composição é água, o que o torna pouco calórico, e devido à presença de potássio e pouco sódio, acaba por mostrar-se diurético, o que ajuda amenizar problemas de retenção de líquidos, hipertensão ou gota.

Com baixo teor de gordura, o alho-poró é vasodilatador, portanto é muito indicado para gestantes com dificuldades para controlar a pressão arterial.

Suas propriedades benéficas agem no combate a doenças cardíacas, derrames, problemas derivados da diabetes, como entupimento de artérias, má digestão, gripes, resfriados e pressão alta.

Rico em fibras, esse vegetal ajuda a prevenir prisão de ventre e ainda age para melhorar condições respiratórias precárias, como problemas dos brônquios e tosse intensa, pois é considerado um antibiótico natural.

“É muito fácil achar esse vegetal. É melhor dar preferência para os que têm talo branco e folhas mais verdes. A parte comestível é o bulbo branco, que pode ser usado em vários tipos de receitas, como sopas, molhos, pizza, risoto, patê e quiches”, explica a nutricionista.

Como usar

Muito versátil, pode ser preparado inteiro ou fatiado. Recomenda-se o preparo do alho-poró refogado, cozido ao vapor ou assado, sendo al dente o cozimento ideal para evitar prejuízo na textura e no sabor delicados. Manter um cozimento rápido também ajuda a evitar que seja exalado cheiro semelhante ao de enxofre.

Seu preparo é uma ótima opção de recheio para cremes, risotos, tortas e salgados. Mas há quem opte por consumir a hortaliça em vinagretes, já que tem sabor suave e vai bem em receitas com carnes brancas e peixes.

Comentários

MAIS VISTOS DA SEMANA

Bálsamo Que Cura

Pão Caseiro Francês

Salpicão vegetariano

MAIS VISTOS DA SEMANA

Plantas que podem afastar o mosquito da dengue

Pão Caseiro Francês

Cacto Rabo-de-macaco: conheça a suculenta peluda que dá flores e saiba como ficarem grossas e saudáveis

Salpicão vegetariano

Bálsamo Que Cura

RECOMENDADOS PARA VOCÊ

Encontrou o que estava procurando?

VEJA MAIS!

Chá de Boldo Para Cães

Alimentação Natural : Tempero para Cães

Aprenda Como Desintoxicar o Corpo Pelo Pés (Desintoxicação Iônica)

Bolo de Fubá Para Diabéticos

Sabão Azul (Omo Caseiro Líquido)

Cachorro Pode Comer Colorau?