SĂ©ries #Devocional 📖 INTRODUÇÃO

 

Se vocĂȘ chegou atĂ© aqui Ă© porque quer saber que Ă©para que serve como fazer um devocional. Para te ajudar, vamos falar sobre a importĂąncia desse assunto.

O termo devocional deriva da palavra devoção, que significa apego sincero e fervoroso a Deus. Podemos definir, então, que ele é o período de tempo que uma pessoa separa para se dedicar aos assuntos espirituais, ou seja, investir momentos em contato com o divino.

Existem vĂĄrias formas de realizĂĄ-lo, sendo que alguns podem fazer um culto breve em famĂ­lia com uma leitura bĂ­blica, outros cantam hinos, estudam algum livro que trate sobre assuntos espirituais e ajude a aproximar de Deus. De forma geral, ele estĂĄ ligado com o estudo da BĂ­blia e de conteĂșdos que possam trazer nutrição espiritual.

O relacionamento com Deus deve ser constante, portanto, nada melhor do que separar um tempo para seu devocional diĂĄrio. O tempo deve ser definido por vocĂȘ, de acordo com o que for possĂ­vel e necessĂĄrio dentro da sua realidade.

Eu jĂĄ faço o meu devocional todos os dias, mas agora quer fazĂȘ-lo todos os domingos com vocĂȘ! Aceite meu convite e veja como vai funcionar aqui nesse vĂ­deo que eu preparei.


Qual Ă© a importĂąncia do devocional para vocĂȘ?

Mas serĂĄ que separar um tempo para a devoção Ă© importante para o cristĂŁo? Essa Ă© uma dĂșvida muito comum, pois alguns acreditam que nĂŁo hĂĄ necessidade de estar em contato diĂĄrio com Deus. PorĂ©m, esse hĂĄbito traz benefĂ­cios para a vida espiritual. Vamos conhecer os principais!

Incentiva o exercício diårio da oração e meditação

Por meio das prĂĄticas devocionais vocĂȘ consegue exercitar a oração e a meditação diariamente. Esses hĂĄbitos sĂŁo fundamentais para o nosso viver cristĂŁo, jĂĄ que orar Ă© uma forma de conversar com Deus. Do mesmo modo, a meditação tambĂ©m Ă© muito importante, pois durante ela conseguimos tira liçÔes sobre nossa vida espiritual.

Permite que vocĂȘ conheça a vontade divina

Durante seus perĂ­odos devocionais vocĂȘ tem a oportunidade de conhecer a vontade de Deus para a sua vida em diversas ĂĄreas. A BĂ­blia Ă© muito rica em ensinamentos que sĂŁo valiosos para a nossa vida, sendo como bĂșssolas a guiar nossos passos.

Estreita o relacionamento com Deus

É difĂ­cil estreitar o relacionamento com uma pessoa quando temos pouco ou nenhum contato com ela. Assim funciona quando falamos do relacionamento com Deus. É muito difĂ­cil nos aproximarmos dEle sem ter contato diĂĄrio de qualidade. Por isso, o devocional Ă© uma forma de nos conectar ao divino e manter a relação prĂłxima.

Proporciona o crescimento espiritual

O crescimento espiritual sĂł se dĂĄ quando buscamos conhecimento e entendimento sobre os assuntos que dizem respeito a isso. Portanto, ao praticar as atividades devocionais como parte do seu cotidiano, vocĂȘ se alimentarĂĄ de conteĂșdos sĂłlidos, que contribuirĂŁo para o fortalecimento da sua espiritualidade.

Como fazer o devocional?

Agora que jå entendemos o significado e a importùncia do devocional cristão, vamos entender como ele pode ser feito. Não existe um modelo correto para ser seguido, sendo que cada pessoa pode decidir o que é melhor de acordo com a disponibilidade e håbitos pessoais. Mesmo assim, algumas dicas ajudam a organizar esse momento. Confira nossas sugestÔes!

Separar um tempo e um lugar

A primeira dica Ă© separar um tempo e um lugar para realizar o seu devocional. As constantes atividades do dia a dia consomem grande parte de nossas horas, portanto, quando esse momento nĂŁo Ă© colocado no seu planejamento diĂĄrio, Ă© possĂ­vel que ele seja deixado de lado.

Por isso, ter um horårio e um local certos para realizar o seu devocional é uma forma de se comprometer com esse momento e garantir que ele ocorrerå diariamente. Se possível, separe as primeiras horas da manhã e um lugar calmo, pois isso ajuda a manter a concentração e aproveitar mais o que serå estudado.

Fazer um plano de leitura bĂ­blico

Ler a BĂ­blia sempre traz benefĂ­cios, mas quando um plano de leitura bĂ­blico Ă© feito, os resultados sĂŁo melhores. VocĂȘ pode definir se começarĂĄ por GĂȘnesis, pelo Novo Testamento ou se pretende fazer algum estudo temĂĄtico.

Definir um mĂ©todo de leitura Ă© importante para que vocĂȘ saiba exatamente o que deve ser lido a cada dia. Existem planos que propĂ”em a leitura de toda a BĂ­blia em um ano ou que dividem os textos em temas especĂ­ficos, o que pode ser um bom mĂ©todo de estudo.

Dar atenção ao preparo espiritual

O momento devocional deve ser diferente do que um estudo comum de algum tema secular. É uma hora separada para ouvir a voz de Deus e entender o que ele quer para a sua vida. Por isso, Ă© importante separar tempo para oração, pedindo inspiração e compreensĂŁo sobre os conteĂșdos que serĂŁo estudados.

Use esse tempo para se conectar com Deus, meditando nas palavras que foram estudadas. Busque sempre entender a mensagem que estĂĄ lendo e peça compreensĂŁo e entendimento.

Fazer um caderno de anotaçÔes

Outra dica interessante Ă© fazer um caderno de anotaçÔes sobre os seus momentos devocionais diĂĄrios. Nele, vocĂȘ pode anotar passagens que tenham chamado a atenção, perguntas sobre textos que tenham deixado alguma dĂșvida e fazer reflexĂ”es sobre temas espirituais.

Essas anotaçÔes sĂŁo uma fonte importante de pesquisa para vocĂȘ e contribuem para o crescimento espiritual. Por meio delas Ă© possĂ­vel acompanhar a sua evolução e encontrar mensagens de conforto em momentos complicados.

Neste artigo, entendemos o que é o devocional cristão e a importùncia dele para o nosso crescimento espiritual. Separar um tempo e local e planejar os momentos de devoção são atitudes importantes para qualificar o seu relacionamento com Deus.

AlĂ©m disso, usar ferramentas e recursos adicionais, como materiais de apoio, pode ajudar ainda mais na organização dos seus momento devocionais. Esses conteĂșdos contribuem para direcionar o que deve ser feito e trazem conhecimento para o estudo. 

ComentĂĄrios

MAIS VISTOS DA SEMANA

Empadinha sem glĂșten recheada

Medicamentos humanos que podem ser receitados para cĂŁes e gatos, assim como as dosagens certas

BenefĂ­cios da pimenta: um bom motivo para apimentar a comida

MAIS VISTOS DA SEMANA

BĂĄlsamo Que Cura

Detox de Ora-pro-nĂłbis com limĂŁo: veja receita e benefĂ­cios

PĂŁo Caseiro FrancĂȘs

Salpicão vegetariano

BenefĂ­cios da pimenta: um bom motivo para apimentar a comida

RECOMENDADOS PARA VOCÊ

Encontrou o que estava procurando?

VEJA MAIS!

ChĂĄ de Boldo Para CĂŁes

Alimentação Natural : Tempero para Cães

Aprenda Como Desintoxicar o Corpo Pelo Pés (Desintoxicação IÎnica)

Bolo de Fubå Para Diabéticos

SabĂŁo Azul (Omo Caseiro LĂ­quido)

Cachorro Pode Comer Colorau?