Otite Canina - Sintomas/Causas e Tratamento com Soluções Caseiras e Remédios Veterinários

 A Otite Canina é uma infecção do conduto auditivo dos cães, que pode ser causada por diversos fatores, como infecções por bactérias, fungos, ácaros, presença de pólipos no conduto auditivo, alergias, etc. Um dos principais sintomas da otite é a inflamação do conduto, que faz com que os cães cocem em excesso suas orelhas, podendo criar feridas graves. Além da coceira, cachorros com otite tendem a balançar a cabeça, sentem dor na região da orelha, podem apresentar secreção aparente com odor desagradável. Casos graves que não são tratados corretamente ou a tempo, podem evoluir para um comprometimento do sistema neurológico do pet, levando a perda da audição de maneira permanente.

A otite canina pode atingir o ouvido interno, médio e externo dos cães. Normalmente, as raças de cães com orelhas grandes e caídas, como Cocker Spaniel e Beagles, são mais propensas a apresentarem este problema pois há menor circulação de ar dentro do ouvido, e normalmente as orelhas entram em contato mais facilmente com o chão, se contaminando. Mas todos os cães podem apresentar a doença.

O que causa a otite canina?

A otite canina pode ter diversas causas diferentes, sendo a mais comum a proliferação de fungos, parasitas e bactérias (muitos deles normalmente já presentes nos cães), causando inflamação, odor desagradável e forte coceira. A principal bactéria é Staphylococcus sp. e o principal fungo causador da otite canina é Malassezia sp.

Como saber se seu cão esta com otite canina?

A melhor maneira de saber se um cachorro tem otite, é se atentar aos sintomas que ele pode apresentar. Na grande maioria dos casos, esses sintomas são claros e aparecem rapidamente. Os sintomas que ocorrem com frequência e que podemos destacar são:

  • Sacude com frequência a cabeça.
  • Coça de forma excessiva a zona da cabeça.
  • Descarga secreções mal cheirosas através do ouvido que se podem confundir com um forte cheiro corporal.
  • Cheiro a "levedura" na orelha.
  • Inchaço na zona da orelha e vermelhidão.
  • Perda de audição.
  • Lesões com crostas ou escamosas na zona da orelha.
  • Sinais de dor.
  • Mudanças de comportamento, agressividade.
  • Perda de equilíbrio.
  • Remédios caseiros que podem ser utilizados para o tratamento 


    Assim como podemos encontrar múltiplos remédios caseiros para a otite em cachorros, quando a inflamação é causada por uma infecção de ouvido, também temos à nossa disposição diversas alternativas naturais, vamos ver de seguida quais são:

    • Óleo essencial de árvore de chá: É um remédio ideal para qualquer tipo de infecção, seja causada por bactérias ou por fungos. Se o ouvido não apresentar feridas, podemos aplicar diretamente 2 ou 3 gotas, por dia. Em contrapartida, se o ouvido apresentar feridas, devemos misturar o óleo de árvore de chá com óleo de amêndoas doces, adicionando 20 gotas de óleo de essencial em meio copo de óleo de amêndoas doces. Aplique 5 gotas desta mistura diariamente.

    • Aplicação de compressas quentes: O calor tópico atua como vasodilatador, isto diminui de forma muito rápida a inflamação e a dor, além de dilatar os vasos sanguíneos melhora a irrigação dos tecidos e promove-se uma recuperação mais fácil. Embeba uma toalha de algodão com água quente e depois de escorrer o excesso de água, faça uma pressão suave sobre a orelha do nosso pet, aplique estas compressas várias vezes por dia.

    • Maceração de alho: esmague dois dentes de alho e coloque em um frasco com azeite de oliva hermeticamente fechado, depois deixe repousar toda a noite. No dia seguinte coe a mistura e adicione 5 gotas deste preparado no ouvido do cachorro, faça isto diariamente.

    • Aloe vera: O suco puro de aloe vera é ideal para proteger o canal auditivo do nosso pet, além disso aplicado topicamente diminui a inflamação e alivia a dor devido à sua ação emoliente. Aplique-o diretamente no ouvido do seu cachorro no mínimo 2 vezes por dia.

    • Solução antisséptica caseira: Misture em partes iguais água oxigenada (peróxido de hidrógeno), água e vinagre de maçã. Com esta solução embeba uma bola de algodão e limpe as orelhas afetadas do cachorro.

    Chá verde para otite canina

    O chá verde é ideal para diminuir a infecção, a inflamação e as dores. Você deve realizar apenas uma infusão e deixar esfriar. Em seguida, aplique umas gotas no ouvido afetado. Administre durante vários dias até os sintomas desaparecerem por completo.

    Óleo de amêndoas doces para otite canina

    Este óleo ajuda a parar a infecção e, devido aos seus efeitos emolientes, aliviará as dores e incômodos. Aplique diariamente 5 gotas no ouvido afetado durante um período mínimo de 2 semanas.

    Água com sal para otite canina

    Dissolva uma colher de chá de sal em um copo pequeno de água morna, depois umedeça as orelhas do seu cachorro com a solução. O sal é um excelente antisséptico e será de grande ajuda para tratar a presença de ácaros e fungos atuando assim como uma das opções de remédio para otite canina.

    Como Prevenir

    Prevenir a otite em cachorro é tão importante como tratá-la e, para isso, você deve deve levar em conta as seguintes medidas de higiene:

    • Mantenha o canal auditivo do seu cachorro depilado, uma vez que o excesso de pelo nesta zona permite uma maior acumulação de sujeira e deixa o animal mais suscetível a sofrer de otite;
    • Seque bem as orelhas do seu cachorro após o banho, evitando qualquer excesso de umidade;
    • Não permita que o seu cachorro passe longos períodos na água;
    • Realize de forma periódica (aproximadamente 2 vezes por mês) uma higiene específica para limpar os ouvidos do seu cachorro.
    Se você ainda notar algum os sintomas no seu cão, leve-o imediatamente a um médico veterinário. O veterinário provavelmente irá coletar uma amostra do cerúmen para fazer o exame de cultura e antibiograma, que diagnostica e identifica qual a bactéria que está atacando seu cachorro. A pesquisa de Malassezia e cultura fúngica também pode ser solicitada.

    Qual o melhor remédio para dor de ouvido em cachorro?

    Não há um único tipo de remédio para dor de ouvido em cachorro. A opção mais indicada para o seu amigo vai depender do tipo de patógeno responsável.  “Os medicamentos de uso veterinário mais usados para tratar um cachorro com dor de ouvido são: fungicidas, acaricidas e antibióticos de uso tópico, ou seja, para pingar diretamente no ouvido do pet. Eles servem respectivamente para diminuir a população de fungos, ácaros e bactérias” Algumas pomadas otológicas de uso veterinário, como Aurivet Vetnil, Otomax, Cipro-otic e Oto Sana Mundo Animal, disponíveis na Petz, têm ação tanto fúngica quanto bactericida.  “Dependendo da característica e gravidade da infecção de ouvido em cachorro, ela pode envolver outros tipos de fármacos, como antibióticos e antialérgicos de uso oral”

    Como todos aqui que visitam o blog sabem, meu cachorro é alérgico, no entanto, ele quando ele entra em crise, é normal que ela tenha otites fortes e o medicamento que eu mais uso para tratar do ouvidinho dele, é o OTOMAX. Na minha opinião, o melhor. 

    Tem mais conteúdos aqui que possam te interessar







    Comentários

    Postar um comentário

    MAIS VISTOS DA SEMANA

    Rabo-de-macaco: como criar mudas do cacto pendente

    Empadinha sem glúten recheada

    Benefícios da pimenta: um bom motivo para apimentar a comida

    MAIS VISTOS DA SEMANA

    Bálsamo Que Cura

    Pão Caseiro Francês

    Detox de Ora-pro-nóbis com limão: veja receita e benefícios

    Salpicão vegetariano

    Benefícios da pimenta: um bom motivo para apimentar a comida

    RECOMENDADOS PARA VOCÊ

    Encontrou o que estava procurando?

    VEJA MAIS!

    Chá de Boldo Para Cães

    Alimentação Natural : Tempero para Cães

    Aprenda Como Desintoxicar o Corpo Pelo Pés (Desintoxicação Iônica)

    Bolo de Fubá Para Diabéticos

    Sabão Azul (Omo Caseiro Líquido)

    Cachorro Pode Comer Colorau?