Artesanato e expressão - A comunicação com as mãos!
Dizem que quando as emoções não são expressadas por palavras, elas são expressadas pelos olhos ou pelas lágrimas. Eu concordo, mas ainda acho, que além das palavras e dos olhos, elas podem ser manifestadas pelas mãos em formas de pinturas ou artesanatos. Ninguém nunca sabe o que uma pessoa pensa, até que ela materialize. Em contrapartida o artista, usa sua técnica e seu conhecimento, do mesmo material, também para o comércio, mas especialmente para expressar-se.
Depois de sua aparição, há milhares de anos, houve a evolução da arte e assim ela pode ocupar um espaço importante na sociedade, até porque determinadas reproduções da arte são fundamentais para várias pessoas atualmente, como, a música, que tem a capacidade de nos colocar para cima quando estamos cabisbaixos. Ela atua como forma de distração para determinadas situações, uma maneira de colocar para fora nosso sentimento à sociedade.
As pinturas de Da Vinci geralmente retratavam temas religiosos e rostos. Entre elas, está “Mona Lisa”, talvez a arte mais conhecida do mundo. Por meio desse quadro, o artista revelou a harmonia entre a humanidade e a natureza, muito bem representadas pela figura feminina e pela paisagem ao fundo.
A tela mais icônica de Dalí é “A Persistência da Memória”, uma pintura a óleo consagrada por relógios derretidos e formigas. O quadro foi pintado em apenas algumas horas e mostra que a memória é uma forma interna e subjetiva de marcar o tempo.
O painel mais conhecido e repetidamente replicado da Capela Sistina é o que representa “A Criação de Adão”. Nesta pintura, as semelhanças entre as posições e traços de Deus e Adão representam a passagem do Gênesis que diz: “Deus criou o homem à sua imagem e semelhança”. Em outra interpretação, Deus estaria representado dentro de um cérebro, e seu toque estaria transmitindo o racionalismo para Adão.
Munch, Ao pintar “The Dance of Life”, Munch foi inspirado pelo simbolismo e utilizou desse artifício para expressar diferentes sentimentos: o vermelho para o amor, a paixão e a dor; o branco para a juventude, inocência e alegria; e o preto para solidão, tristeza e morte.
O artesanato é uma variação da Arte. Ele é considerado um meio de expressar a opinião do artesão, já que exprime a criatividade e os pensamentos de quem produz.
CONFIRA AQUI ALGUNS VÍDEOS DE ARTESANATOS
Comentários
Postar um comentário