Cachorro Pode Comer Colorau?

Resolvi fazer esse post, porque vi que algumas pessoas fizeram essa pesquisa aqui dentro do blog, então procurando pelo Google, percebi que essa é uma pergunta bem indefinida. Então de acordo com a minha experiência em oferecer comida natural para o meu cãozinho, vou responder essa dúvida!

Bom, primeiramente, vamos entender melhor o que é o Colorau!

Sementes de urucum

Também conhecido como urucum e falso-açafrão, ele é um pó obtido através da trituração dos frutos do urucuzeiro, uma árvore típica da América tropical. O primeiro povo a fazer uso do urucum foi o indígena. Eles usavam o pó dessa planta como corante para fazer as pinturas corporais. Quando triturado se transforma em um pigmento muito utilizado pelos indígenas como protetor do sol e do veneno da mandioca brava, repelente contra insetos e até como tintura vermelha definitiva para a pele [penetra nos poros, por isso não é eliminado]. Ao longo dos anos, esse pó começou a ser utilizado pela indústria cosmética para dar cor aos batons.


Atualmente, ele é usado na culinária para dar um tom avermelhado às receitas, além de ajudar a ressaltar o sabor das carnes, tanto vermelha quanto branca. Por conta do seu sabor suave, ele é um tempero muito fácil de usar por ter sabor suave. A melhor parte é que ele é um corante totalmente natural, uma excelente substituição para os corantes artificiais. 


Então, como vocês podem perceber, ele é somente para dar aos alimentos, e há quem diga que ele possui benefícios, como :  vitamina A e possui ainda ação antioxidante, que pode ajudar a prevenir os danos causados pelos radicais livres, evitando o envelhecimento precoce. O colorau também tem sido associado ao emagrecimento, devido à sua capacidade de melhorar os receptores de insulina, podendo até estimular a perda de gordura. 
Apesar de ser conhecido como colorau, é diferente do colorau português, chamado de páprica. Importante ressaltar!
Apesar do urucum ser usado como um corante natural para dar as cores amarela ou avermelhada ao alimento. Possui ação benéfica para o fígado e estômago, além de ter propriedades emoliente, cicatrizante e ação anti-inflamatória.
Como curiosidade, no rótulo de alimentos pode ser encontrado como INS 160b, substituindo corantes sintéticos que são proibidos em alguns países. Ele também é usado em cosméticos, mas uma observação aqui para nós mulheres, apesar de ser rico em ácidos graxos insaturados e carotenoides, o óleo de urucum não é indicado como bronzeador, já que pode deixar a pele mais alaranjada do que bronzeada e até causar queimaduras.


MINHA OPINIÃO
Então, se sua sua intenção é deixar a comidinha do seu pet mais saborosa, com o colorau não é o que vai acontecer, ele não dá sabor. Mas se você quiser acrescentar vitamina, ele pode ser benéfico para o fígado ou estômago, já que os outros benefícios, já não são tão importantes aos pets. 
Agora, se você quiser entender melhor como tudo isso funciona no organismo, vou deixar aqui uma apostila mais bem especificada e estudada, por pesquisas da UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO INSTITUTO DE CIÊNCIAS E BIOLÓGICAS NÚCLEO DE PESQUISA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS.


Bom, então é isso, espero que vocês tenham gostado do post! Se gostaram, ou se tiverem mais alguma dúvida que eu possa ajudar, não se esqueça de comentar aqui embaixo.!

💋💋💋💋
Um beijo e até o próximo post!

Comentários

Postar um comentário

MAIS VISTOS DA SEMANA

Rabo-de-macaco: como criar mudas do cacto pendente

Bálsamo Que Cura

Benefícios da pimenta: um bom motivo para apimentar a comida

MAIS VISTOS DA SEMANA

Bálsamo Que Cura

Pão Caseiro Francês

Detox de Ora-pro-nóbis com limão: veja receita e benefícios

Salpicão vegetariano

Benefícios da pimenta: um bom motivo para apimentar a comida

RECOMENDADOS PARA VOCÊ

Encontrou o que estava procurando?

VEJA MAIS!

Chá de Boldo Para Cães

Alimentação Natural : Tempero para Cães

Aprenda Como Desintoxicar o Corpo Pelo Pés (Desintoxicação Iônica)

Bolo de Fubá Para Diabéticos

Sabão Azul (Omo Caseiro Líquido)