Mãe empreendedora: 10 dicas para conciliar o trabalho e o lar

Durante anos, a mulher segue em uma luta por um espaço na sociedade com acesso a direitos iguais. As conquistas vieram — outras mais estão por vir — e as mulheres do século XXI alcançaram postos jamais ocupados pelo gênero.
Junto ao sucesso, vieram os desafios. A jornada dupla passou a fazer parte da rotina de muitas. Diante desse cenário, existem soluções para quem deseja administrar melhor vida pessoal e profissional.
À vista disso, elaboramos um post com 10 dicas sobre como conciliar o trabalho e o lar. Confira!

1. Defina qual é o seu limite

Reflita sobre a maneira como você distribui suas tarefas ao longo dos dias, buscando por excessos que possam ser cortados. As idas ao supermercado, por exemplo, podem ser reduzidas para uma vez por semana. Faça uma lista com todos os itens necessários para evitar retornos imprevistos. Além disso, divida as tarefas com os outros moradores da casa, afinal as responsabilidades são de todos.

2. Encurte as distâncias

Sempre dê preferência aos serviços que estejam próximos à sua residência, pois, assim, torna-se mais fácil otimizar os percursos e resolver tudo o que precisa. Isso vale para a escola de seus filhos, pet shop, supermercado, posto de combustível, academia e outros.

3. Organize os horários dos filhos em função dos seus

Os horários das atividades dos seus filhos, como a escola, a natação, o balé e o inglês, devem ser organizados em função dos seus. Se o seu expediente de trabalho começa às 8h, coloque-os para estudar no período da manhã. Enquanto você estiver fora de casa, aproveite para encaixar nesse período as atividades que eles têm. Vocês terão mais tempo para aproveitarem juntos.

4. Acompanhe de perto, mesmo estando longe

Mães empreendedoras sofrem com a sensação de abandono dos filhos, pois precisam trabalhar muito para realizar seus sonhos profissionais e prover o conforto que a família merece. Aproveite os recursos tecnológicos para se fazer presente: ligações telefônicas, mensagens de texto e vídeo podem ser utilizados para acompanhar a rotina dos filhos. Mesmo estando longe, acompanhe de perto, cuidadores conectados ajudam bastante! Lembre-se: um olhar atento não significa controlar em excesso.

5. Aproveite cada minuto do seu dia

Quando estiver com seus filhos, mesmo que seja na ida a uma consulta ao pediatra, aproveite para conversar com eles. Faça brincadeiras e se deixe levar por um momento leve e de aproximação, pois isso ajuda a fortalecer os laços que existem entre vocês.

6. Envolva seus filhos com o seu trabalho

Quem decide empreender, faz isso por uma necessidade — seja ela pessoal, profissional ou pelas duas. Envolva seus filhos em seu trabalho para compartilhar com eles essa outra paixão. Quando for possível, leve-os ao seu local de trabalho, mostre como as coisas funcionam e até incentive-os a ajudar. Além deles entenderem melhor o que leva você a ficar fora de casa por um tempo, eles terão mais orgulho da mãe deles.

7. Evite levar trabalho para casa

Foco e concentração quando você estiver no trabalho, pois todos os assuntos pertinentes a ele devem ser resolvidos ali. Evite levar trabalho para casa, pois lá suas prioridades serão outras. Organize as tarefas que precisa cumprir durante o expediente em planilhas, agendas ou até mesmo em aplicativos para smartphone, como o Evernote ou o Google Keep. Uma tendência atual é a agenda mista, onde você coloca no mesmo local as tarefas de compromissos particulares e do trabalho. Assim, as mães empreendedoras conseguem acompanhar todas as obrigações sem misturar horários! 

8. Divida as tarefas

Mães são heroínas natas, mas isso não significa que toda as responsabilidades da casa e do cuidado com os filhos sejam 100% suas, como dito no primeiro tópico. Faça uma rede de apoio com seu esposo, familiares e os próprios filhos — eles, depois de uma certa idade, são capazes de cumprir tarefas pequenas que ajudam muito na sua rotina, como lavar a louça. Como mãe empreendedora, delegue funções e conte com o apoio de todos.

9. Aproveite ao máximo os dias livres

Você tem uma folga no final de semana e vai poder ficar com seus filhos? Aproveite ao máximo momentos como esses para se sentir completa e realizada. Conciliar o trabalho e o lar não é uma tarefa fácil, portanto torne esses momentos únicos para estar próxima aos seus filhos.

10. Jamais sinta culpa

Toda vez em que se sentir culpada por ter que dedicar um pouco mais de atenção ao seu negócio, lembre-se de que você tem muitas responsabilidades — dando conta de todas. Sinta orgulho e satisfação de si mesma, pois está assumindo grandes feitos e logo receberá os frutos.
Deixe seu comentário no post e nos conte: como você faz para conciliar o trabalho e o lar?

Comentários

MAIS VISTOS DA SEMANA

Medicamentos humanos que podem ser receitados para cães e gatos, assim como as dosagens certas

Bálsamo Que Cura

Pão Caseiro Francês

MAIS VISTOS DA SEMANA

Bálsamo Que Cura

Detox de Ora-pro-nóbis com limão: veja receita e benefícios

Pão Caseiro Francês

Salpicão vegetariano

Benefícios da pimenta: um bom motivo para apimentar a comida

RECOMENDADOS PARA VOCÊ

Encontrou o que estava procurando?

VEJA MAIS!

Chá de Boldo Para Cães

Alimentação Natural : Tempero para Cães

Aprenda Como Desintoxicar o Corpo Pelo Pés (Desintoxicação Iônica)

Bolo de Fubá Para Diabéticos

Sabão Azul (Omo Caseiro Líquido)

Cachorro Pode Comer Colorau?