Tabela Índice glicêmico (IG)

O índice glicêmico ajuda a emagrecer mais fácil e rápidamente, porque influência no controle da fome e da saciedade, no estímulo de produção de gordura no organismo e no controle de doenças como diabetes e colesterol alto. Ele indica a velocidade com que o carboidrato presente em um alimento aumenta a glicemia, que é a quantidade de açúcar no sangue, e por isso ajuda a emagrecer, mas também é um ótimo guia alimentar para diabéticos e até atleta.

Confira nesta tabela, o índice glicêmico dos principais alimentos:


O carboidrato dietético é o maior determinante da resposta glicêmica pós prandial. A glicemia pós-prandial é modulada pela quantidade de carboidratos ingeridos e pela velocidade de liberação para a corrente sanguínea após as refeições.
Sabe-se que o mais importante para a glicemia pós-prandial é a quantidade de carboidratos ingerida e não a fonte. Mas escolhas adequadas podem ajudar.


O IG é uma medida do impacto relativo do carboidrato presente nos alimentos na concentração de glicose plasmática. Indica o perfil de velocidade de absorção dos carboidratos após as refeições em relação a um alimento controle que pode ser o pão branco ou a glicose (IG = 100). É uma medida de “qualidade” do carboidrato ingerido.
  • Por grama de carboidrato, alimentos com um alto IG levam a um maior pico na glicose sanguínea durante as primeiras 2 horas após o consumo que alimentos de baixo IG.
  • Sendo assim, a quantidade e a qualidade do carboidrato consumido são importantes fatores envolvidos na resposta glicêmica às refeições.

O IG é influenciado por diversos fatores, como maturidade do alimento, quantidade de fibra e gordura que possui o alimento, o que foi ingerido juntamente com ele, digestão de cada pessoa e se o alimento é refinado ou processado. Isso dificulta o uso deste conceito na prática diária. Mas alguns princípios podem ser seguidos como:
→ alimentos ricos em açúcar e os refinados ou processados tendem a ter > IG.
→ alimentos ricos em fibras e gorduras tendem a ter < IG.
Contudo a escolha de alimentos ricos em gorduras não é a melhor. Por isso o melhor é investir nas fibras e usar o bom senso!

Comentários

MAIS VISTOS DA SEMANA

Bálsamo Que Cura

Pão Caseiro Francês

Salpicão vegetariano

MAIS VISTOS DA SEMANA

Bálsamo Que Cura

Detox de Ora-pro-nóbis com limão: veja receita e benefícios

Pão Caseiro Francês

Salpicão vegetariano

Benefícios da pimenta: um bom motivo para apimentar a comida

RECOMENDADOS PARA VOCÊ

Encontrou o que estava procurando?

VEJA MAIS!

Chá de Boldo Para Cães

Alimentação Natural : Tempero para Cães

Aprenda Como Desintoxicar o Corpo Pelo Pés (Desintoxicação Iônica)

Bolo de Fubá Para Diabéticos

Sabão Azul (Omo Caseiro Líquido)

Cachorro Pode Comer Colorau?