Ansiedade: Quais Alimentos Ajudam a Controlar?
Nem sempre queremos recorrer a medicamentos naqueles momentos de estresse ou ansiedade.
Os nutrientes presentes em cada alimento reagem com os componentes de nosso organismo, principalmente do cérebro, e aliviam os sintomas desse transtorno.
Os sintomas físicos mais comuns são arritmia cardíaca, tensão muscular, sudorese, tremores, dor de cabeça, insônia, entre outros. Já a mente tem outras consequências: o transtorno faz com que se sinta constantemente ameaçado, impedindo o paciente de relaxar e causando extrema inquietação. A sensação de que tudo dará errado também gera um estresse alto, prejudicando ainda mais a rotina de quem tem esse problema.
Alguns estudos mostram que a ingestão de vitamina C, abundante em frutas cítricas, ajuda a controlar a ansiedade e a insônia, além de atuar na redução dos níveis de cortisol, causador do estresse.
Pessoas que sofrem de ansiedade perdem vitaminas e minerais com facilidade, por isso, existe a necessidade constante de repor esses nutrientes. O consumo regular de frutas cítricas também promove o bom funcionamento do sistema nervoso, já que a vitamina C auxilia na produção de serotonina, aumentando, assim, a sensação de bem-estar e evitando a fadiga.
Alguns exemplos de frutas cítricas são: laranja, limão, caju, morango, tangerina, etc.
Ovo
O ovo é uma ótima fonte de vitaminas do complexo B e de triptofano, um aminoácido poderoso no combate à ansiedade, ao estresse e à depressão.
O triptofano age no cérebro, aumentando a produção de serotonina. Para que possamos manter níveis adequados de vitaminas no organismo, é recomendado o consumo de, pelo menos, dois ovos por semana.
Banana
A banana, além de ajudar na depressão, é forte aliada no combate à ansiedade. Muito rica em triptofano, a fruta mais popular do Brasil estimula a produção de serotonina.
Sementes oleaginosas
Castanha de caju, amêndoas e chia são ricas em magnésio, que possui ação antidepressiva. Esses alimentos, além de serem deliciosos e de fácil consumo, contêm nutrientes que trabalham no combate à ansiedade.
Espinafre
O espinafre contém folato (ácido fólico), uma potente vitamina antidepressiva. Um estudo da Universidade da Califórnia relatou que o cérebro consome muita energia para funcionar e isso resulta na sobra de resíduos químicos oxidantes. É nesse momento que alimentos como o espinafre trabalham: eliminando as substâncias em excesso, "desenferrujando" a massa encefálica e aliviando a pressão causada pelo estresse e pela ansiedade.
Mel
O mel não é só uma ótima alternativa para adoçar bebidas e alimentos sem utilizar açúcar refinado. Ele também auxilia no controle da ansiedade ao ajudar o organismo a produzir serotonina, regulando as mudanças de humor provocadas pelo transtorno.
Uva
A uva é considerada uma fruta energética e ótima fonte de vitaminas do complexo B. Esses nutrientes promovem o bom funcionamento do sistema nervoso central e, por isso, ela é considerada mais uma aliada na luta contra a ansiedade.
Aveia
Além de ser rica em vitaminas, magnésio e fibras, a aveia é recomendada para a redução da ansiedade pois estimula a produção de hormônios que trabalham como antidepressivos naturais.
Alface
O alface é uma verdura muito leve, rica em lactucina e ácido fólico. Esses nutrientes agem no organismo como calmantes, previnem a depressão, controlam a ansiedade e reduzem confusões mentais.
Chá Verde
Essa bebida diurética e muito popular entre os amantes de chá, também pode ser uma aliada quando os efeitos físicos da ansiedade aparecem. Por ser rico no aminoácido Teanina, o Chá Verde tem propriedades calmantes e ajuda no controle do humor. A produção dos chamados "hormônios da felicidade", a Dopamina e Serotonina, é aumentada também por conta dos compostos que estão nessa infusão.
Chocolate
Um dos alimentos favoritos de quem está estressado é o chocolate e existem reais motivos para optarmos por esse doce em momentos de agitação mental. Possui altas doses do aminoácido Feniletilamina, popularmente chamado de hormônio da paixão, que induz a produção de Dopamina. Isso faz com que o humor seja regulado mais facilmente, diminuindo sintomas de ansiedade e a inquietação de quem tem essa condição.
Para não ter problemas com a taxa de açúcar (que pode reduzir o efeito benéfico contra a ansiedade), o melhor é optar pelas versões com uma porcentagem alta de cacau.
Maracujá
O suco de maracujá é uma opção comum para quando queremos relaxar. Esse conhecimento popular está mais que certo, pois, a fruta é rica em Flavonoides e Alcaloides. Equilíbrio de humor, diminuição da tensão muscular, regulagem da pressão arterial são apenas alguns dos efeitos que esses componentes produzem em nosso corpo.
Semente de Abóbora
As sementes de abóbora podem ser usadas em diversas receitas saudáveis. Com altos níveis de Potássio e Zinco, elas são um dos alimentos que diminuem a ansiedade. Seus efeitos são o controle do humor, da pressão arterial e a redução da sensação de ansiedade generalizada.
==============================================================
Assim como existem alimentos e bebidas que ajudam a controlar os sintomas de ansiedade, também há aqueles que fazem efeito contrário. Alguns deixam nossa mente ainda mais agitada, piorando a sensação de estar a beira de um colapso e potencializando as consequências físicas do transtorno. Para se precaver, veja algumas opções que estimulam negativamente nosso corpo se consumidos em excesso:
- açúcar;
- cafeína;
- bebidas alcoólicas;
- gorduras ruins;
- alimentos feitos com farinha branca.
Isso não quer dizer que você nunca deva consumir esses ingredientes. A recomendação é incluí-los em sua dieta de forma moderada, evitando-os sempre que puder!









Comentários
Postar um comentário