O Fubá Para Diabéticos - Índice Glicêmico

 

O fubá de milho é um daqueles ingredientes que não faltam no armário ou despensa de muitos brasileiros. Isso porque ele serve como base de muitas receitas populares como bolo de fubá, polenta, mingau, tortas, broas, sopas, caldos, empanados, bolinhos, pães, biscoitos e panquecas, por exemplo. Entretanto, ele como fonte de carboidratos, pode preocupar quem tem diabetes.

Mas primeiramente, vamos a um breve resumo sobre o que é carboidrato e índice glicêmico :

Os carboidratos são a principal fonte de energia. Sua ingestão assegura a utilização eficiente de proteínas e gorduras.
Devem suprir de 50 a 60% das necessidades energéticas diárias de indivíduos sedentários, podendo chegar até 70%, na prática desportiva.

 Índice Glicêmico é um indicador que retrata o impacto provocado por um determinado alimento na glicemia pós-prandial.

 Carboidratos com baixo índice glicêmico (IG) atingem a corrente sanguínea de forma lenta e contínua, promovendo a estabilidade da glicemia. Alguns estudos sugerem que uma alimentação composta por carboidratos de baixo IG podem reduzir os riscos de sobrepeso, diabetes tipo II e câncer de cólon.

 Carboidratos com alto índice glicêmico fazem o pâncreas trabalhar mais para produzir insulina e provocam picos de glicemia (hiperglicemia), seguidos de quedas bruscas da concentração de glicose no sangue (hipoglicemia). O quadro de hiperinsulinemia  leva, também, à redução na mobilização de ácidos graxos do tecido adiposo para a circulação e respectiva oxidação.

Portanto, ao conhecer o limite de carboidratos que pode ingerir por refeição, o diabético poderá (e deverá) usar essa informação como base para calcular a porção de de fubá de milho a ser consumida, sem deixar de levar em conta, conforme já mencionado anteriormente, o teor de carboidratos totais daquela refeição na hora de fazer esse cálculo. 👉 Tabela de Índice Glicêmico.


Será que o diabético pode comer fubá de milho?

O milho é uma fonte de energia, vitaminas, minerais e fibras. Também é baixo em sódio e gordura.

Uma espiga média de milho amarelo cozido fornece:

  • calorias: 77
  • carboidratos: 17,1 gramas
  • fibra dietética: 2.4 gramas
  • açúcares: 2,9 gramas
  • fibra: 2,5 gramas
  • proteína: 2,9 gramas
  • gordura: 1,1 gramas

Milho também fornece:

  • vitamina A
  • vitamina B
  • vitamina C
  • potássio
  • magnésio
  • ferro
  • zinco

Diabetes e milho: Índice glicêmico

Como os alimentos afetam a glicemia (açúcar no sangue) é indicado pelo índice glicêmico (IG). Alimentos com um IG de 56 a 69 são alimentos glicêmicos médios. Alimentos com baixo índice glicêmico têm um valor menor que 55. Alimentos com alto índice glicêmico (70 e acima) podem aumentar o nível de açúcar no sangue rapidamente.

O fubá é um produto obtido através do milho seco e moído e, analisado de forma isolada, deve ser consumido muito moderadamente por aqueles que sofrem com a diabetes. Isso porque quase 80% de sua composição é de carboidratos. Veja abaixo as informações de macronutrientes por 100 gramas do alimento, considerando uma média dos produtos vendidos nos mercados.

De acordo com um estudo recente, o alto consumo de flavonóides, como os encontrados no milho (seu maior grupo de compostos fenólicos), reduz o risco de doenças crônicas, incluindo diabetes. O estudo também indicou: Uma ingestão moderada de amido resistente (cerca de 10 gramas por dia) de milho pode reduzir a resposta da glicose e da insulina.

Comer milho tem alguns benefícios, mas é importante entender como o alto nível de carboidratos pode aumentar a glicose no sangue e causar impacto no modo como você gerencia sua diabetes.

O índice glicêmico do milho é 52. Outros IG relacionados incluem:

  • tortilla de milho: 46
  • flocos de milho: 81
  • pipoca: 65

Se você tem diabetes, seu foco será em alimentos com IG baixo. Se você não consegue produzir quantidades suficientes de insulina (um hormônio que ajuda a processar o açúcar no sangue), é provável que você tenha excesso de glicose no sangue.

Alimentos de alto índice glicêmico aumentam a glicose rapidamente. Alimentos com baixo índice glicêmico tendem a liberar glicose de forma lenta e constante, o que é útil para manter a glicemia sob controle.

O IG é baseado em uma escala de 0 a 100, com 100 sendo glicose pura.

O tamanho da porção e os carboidratos digestíveis estão incluídos na carga glicêmica (GL), juntamente com o índice glicêmico.

 A resposta é que moderadamente, e dentro de uma refeição balanceada, não há problema em quem tem diabetes comer o fubá de milho. Entretanto, além da quantidade consumida do alimento, devem ser levados em consideração os acompanhamentos bem como as características individuais do portador de diabetes. 

O momento em que se ingere carboidratos, como o fubá de milho, em relação à prática de atividades físicas faz toda a diferença. Isso porque o carboidrato é um nutriente importante tanto para fornecer energia para a prática de atividades físicas, como para ajudar o corpo a se recuperar depois dos treinos, e nesse aspecto, ele não irá causar alterações significativas na glicemia do diabético.

👇👇

Não custa enfatizar que o fubá de milho não costuma ser ingerido isoladamente. Isso porque ele aparece em receitas com outros ingredientes e essas receitas podem ser acompanhadas por outros alimentos e bebidas em uma refeição, que por sua vez, podem apresentar diferentes tipos e quantidades de carboidratos, bem como de outros macronutrientes, como proteínas, gorduras e fibras, tornando mais complicado montar uma refeição saudável para um diabético por conta própria.

😋👉Confira aqui - Receita de Bolo de Fubá Para Diabéticos

Comentários

MAIS VISTOS DA SEMANA

Medicamentos humanos que podem ser receitados para cães e gatos, assim como as dosagens certas

Bálsamo Que Cura

Pão Caseiro Francês

MAIS VISTOS DA SEMANA

Bálsamo Que Cura

Detox de Ora-pro-nóbis com limão: veja receita e benefícios

Pão Caseiro Francês

Salpicão vegetariano

Benefícios da pimenta: um bom motivo para apimentar a comida

RECOMENDADOS PARA VOCÊ

Encontrou o que estava procurando?

VEJA MAIS!

Chá de Boldo Para Cães

Alimentação Natural : Tempero para Cães

Aprenda Como Desintoxicar o Corpo Pelo Pés (Desintoxicação Iônica)

Bolo de Fubá Para Diabéticos

Sabão Azul (Omo Caseiro Líquido)

Cachorro Pode Comer Colorau?