Receita de empadinha: aprenda a fazer a verdadeira massa!


Ingredientes

  • 1 peito de frango com pele e osso (cerca de 700g)
  • 2 cebolas
  • 2 tomates
  • 2 dentes de alho
  • 1 xícara (chá) de leite
  • 3 colheres (sopa) de manteiga
  • 3 colheres (sopa) de farinha de trigo
  • tiras da casca de 1 limão
  • 1 folha de louro
  • 2 cravos-da-índia
  • 2 colheres (sopa) de salsinha picada grosseiramente
  • noz-moscada ralada na hora a gosto
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Modo de preparo

  1. Corte uma cebola ao meio, descasque uma das metades e prenda a folha de louro nela, espetando com os cravos — reserve a outra metade da cebola na geladeira para uma próxima receita.
  1. Numa panela média, coloque o peito de frango, a cebola cravejada e as tiras da casca de limão. Cubra o frango com água e leve ao fogo alto. Assim que ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 20 minutos.
  2. Reserve ¾ de xícara (chá) do caldo de cozimento do frango. Com uma pinça, transfira o peito de frango para a tábua e, utilizando dois garfos, desfie a carne ainda quente em pedaços finos.
  3. Descasque e pique fino os dentes de alho e a cebola restante. Lave, seque e corte os tomates ao meio; descarte as sementes e corte cada metade em cubos de 0,5 cm.
  4. Leve uma panela grande com a manteiga ao fogo médio para derreter. Adicione a cebola, tempere com uma pitada de sal e refogue por 2 minutos até murchar. Junte o tomate e refogue por 3 minutos, até começar a desmanchar. Adicione o alho e mexa por 1 minuto para perfumar.
  5. Acrescente o frango desfiado, tempere com 1 colher (chá) de sal e pimenta a gosto, misture bem. Regue com o caldo de frango reservado e deixe cozinhar, mexendo de vez em quando, por cerca de 8 minutos ou até secar.
  6. Junte a farinha de trigo e misture bem. Regue com o leite e tempere com noz-moscada a gosto. Deixe cozinhar em fogo médio, mexendo de vez em quando, por cerca de 3 minutos ou até engrossar — lembre-se que o recheio fica mais cremoso após esfriar. Desligue o fogo e misture a salsinha picada.
  7. Transfira o recheio para uma tigela e deixe esfriar em temperatura ambiente antes de montar as empadinhas — se a massa estiver muito quente, pode umedecer e ficar encruada na hora de assar. Enquanto isso, prepare a massa.

PARA A MASSA

Ingredientes

  • 4 xícaras (chá) de farinha de trigo
  • 300 g de manteiga gelada
  • 2 ovos
  • 1 colher (chá) de sal

Modo de preparo

  1. Numa tigela grande, misture a farinha com o sal. Corte a manteiga em cubos e transfira para a tigela. Com as pontas dos dedos, misture a manteiga com a farinha, beliscando até formar uma farofa, sem dissolver completamente a manteiga.
  1. Numa tigela pequena, quebre um ovo de cada vez e junte à farinha. Amasse bem com as mãos até formar uma massa uniforme. Com uma espátula de padeiro (ou faca) divida a massa: ⅔ para fazer as bases das empadas e ⅓ para a cobertura.

OBS: Caso esteja preparando a massa com antecedência, embale com filme e leve à geladeira por até 2 dias. Retire a massa da geladeira 30 minutos antes de usar – essa massa leva bastante manteiga e por isso fica bem dura na geladeira.

PARA A MONTAGEM

Ingredientes

  • 16 azeitonas verdes sem caroço
  • 2 gemas
  • 1 colher (chá) de água

Modo de preparo

  1. Preaqueça o forno a 180 °C (temperatura média). Separe 16 forminhas médias para empada.
  1. Corte as azeitonas em quartos – dessa forma ela fica mais distribuída nas empadas. Se você preferir, pode colocar uma azeitona inteira por empada. Numa tigela, misture as gemas com a água. Reserve.
  2. Para formar as bases das empadas: corte a porção maior da massa em 16 pedaços. Modele um pedaço numa bolinha, achate com as mãos e disponha dentro de uma forminha. Com a ponta dos dedos, aperte a massa para cobrir o fundo e a lateral da forminha. Atenção: deixe um pouco de sobra de massa para fora da borda, isso facilita na hora de fechar a tampa das empadas. Repita com o restante.
  3. Distribua o recheio de frango dentro das forminhas, cerca de 3 colheres (sopa) por empada, e disponha 4 pedaços de azeitona em cada uma.
  4. Para modelar as tampas das empadas: coloque a porção menor da massa entre dois sacos plásticos abertos – a massa da empada é bem quebradiça e pode rachar na hora de abrir. Com o rolo de macarrão, abra a massa até ficar com cerca de 0,5 cm.
  5. Com um copo (que tenha a boca um pouco maior que a forminha) corte discos da massa. Tampe uma forminha com um disco de massa e aperte bem a borda com as pontas dos dedos para fechar. Passe uma faca pequena na borda da forminha para retirar o excesso de massa – junte todas as aparas ao restante da massa para abrir mais discos e fechar todas as empadas.
  6. Transfira as forminhas para uma assadeira grande e pincele a superfície de cada empada com a mistura de gema e água – assim elas ficam bem douradas ao assar.
  7. Leve as empadas ao forno e deixe assar por cerca de 45 minutos, ou até ficarem douradas. Retire do forno e espere amornar antes de desenformar.

FORMATO EMPADÃO

Você pode fazer essa mesma receita e preparar um empadão de forno. Para isso, utilize uma fôrma redonda com fundo removível de 24 cm de diâmetro, e asse a 200 ºC por 1 hora ou até dourar.

PODE CONGELAR

Depois de assadas, deixe as empadas esfriarem completamente. Embale bem com filme, assim as empadinhas não absorvem a umidade do congelador nem pegam gosto de outras comidas, e leve ao freezer. O descongelamento pode ser feito no micro-ondas na potência alta, por 2 minutos. Se preferir, descongele no forno. Preaqueça o forno a 180 ºC (temperatura média), desembale e transfira as empadas para uma assadeira. Leve direto ao forno (ainda congeladas). O tempo varia de forno para forno, o mais importante é verificar se o centro do recheio descongelou e está aquecido. As empadas têm validade de 3 meses congeladas.


Comentários

MAIS VISTOS DA SEMANA

Salada de Manga

Benefícios do Agrião

Receitas com Café

MAIS VISTOS DA SEMANA

Salada de Manga

Pimenta no Controle da Circulação Sangüínea

Tapioca de Cuscuz

Benefícios do Agrião

Receitas com Café

RECOMENDADOS PARA VOCÊ

Encontrou o que estava procurando?

VEJA MAIS!

Chá de Boldo Para Cães

Aprenda Como Desintoxicar o Corpo Pelo Pés (Desintoxicação Iônica)

Alimentação Natural : Tempero para Cães

Salpicão vegetariano

Bolo de Fubá Para Diabéticos

Sabão Azul (Omo Caseiro Líquido)