Conheça os benefícios do ovo
Apesar das variações de preço o ovo ainda é um alimento acessível para a população. Na cozinha ele é um verdadeiro coringa, fazendo parte de receitas e facilitando o improviso.
O ovo pode ser preparado cozido, mexido, em forma de omelete ou usado em preparações como ensopados, suflês, crepes ou bolos. É importante lembrar que consumir até 1 ovo por dia não aumenta o colesterol e não prejudica a saúde do coração.
Como um ovo possui em média 180 miligramas de colesterol e a recomendação é um limite diário de 300 mg por dia, dois ovos já ultrapassariam este valor. Assume-se que quando ingerimos alimentos com mais colesterol, como ovos e outros de origem animal, o colesterol presente no sangue aumenta. Neste caso faz sentido diminuir a ingestão de ovos, o nível de colesterol baixaria e coração e artérias ficariam mais saudáveis.
Porém, nosso não funciona dessa forma. O colesterol que ingerimos tem muito pouco impacto sobre a quantidade de colesterol está em seu sangue. Isso porque seu corpo produz entre um e dois gramas de colesterol (5-10 vezes o colesterol de um ovo). Quando ingerimos mais colesterol dos alimentos o corpo produz menos. E ingerimos menos colesterol dos alimentos, o corpo produz mais. Isso é porque temos um “ponto de ajuste” de colesterol. Ele funciona como um termostato que é em grande parte determinado pela genética, hábitos de exercício e estresse.
Além disso, o colesterol não é totalmente ruim. Ele faz parte da composição da membrana celular e é requisito para o crescimento e para a produção de muitos hormônios. Não há problema em consumir um ovo ou mesmo mais do que um ovo por dia, com exceção de pacientes diabéticos e de casos de hipercolesterolemia familiar. A gema do ovo contem colina, cálcio, ferro, fósforo, zinco, tiamina, B6, ácido fólico, ácido pantotênico, vitamina B12, vitaminas A , D e E e ácidos graxos e ômega-3. A clara é água e proteína. Portanto, a menos que você tenha diabetes ou predisposição genética à hipercolesterolamia, comer ovo todos os dias não faz mal.
Tabela nutricional do ovo
- Calorias: 135kcal
- Carboidratos: 2,13g
- Proteínas: 11,3g
- Lipídios: 9,05g
- Fibras: -
- Colesterol: 361mg
- Ácidos graxos saturados: 2,64g
- Ácidos graxos monoinsaturados: 3,66g
- Ácidos graxos poli-insaturados: 1,22g
- Ácidos graxos trans: 0,02g
- Cálcio: 40,4mg
- Ferro: 1,79mg
- Sódio: 160mg
- Magnésio: 10,7mg
- Fósforo: 157mg
- Potássio: 143mg
- Zinco: 1,33mg
- Cobre: 0,06mg
- Selênio: 15mcg
- Vitamina A: 159mcg
- Vitamina D: 1,9mcg
- Vitamina E: 1mg
- Vitamina B1: 0,07mg
- Vitamina B2: 0,58mg
- Vitamina B3: 0,72
- Vitamina B6: -
- Vitamina B12: 0,87mcg
- Vitamina B9 ou folato: 46mcg
Dicas
- Evite comer o ovo cru, como aquele que vai em maioneses caseiras; ou mesmo mal passado, isto é, com a gema mais mole; principalmente quando não conhecer a procedência e a maneira de conservação desse ovo. Assim você previne a intoxicação por salmonela.
- Logo depois de comprar os ovos, é importante acondicioná-los em temperatura adequada, mas não é preciso lavá-los. Quando você lava o ovo, acaba tirando dele uma “película protetora”, o que aumenta a possibilidade de sua contaminação por microrganismos, os quais podem migrar de sua casca para o seu interior.
- Para saber se um ovo é novo ou velho, coloque-o numa vasilha com água e um pouco de sal. Se o ovo afundar, é novo. Se boiar, é velho. No ovo velho, a gema e a clara se esparramam no contato com uma superfície lisa. Já no caso do ovo novo, esse mantém gema e clara intactas, bem presas uma à outra, mesmo em contato com esse tipo de superfície.
- Não compre ovos trincados ou sujos.
- Compre somente a quantidade de ovos que for consumir semanalmente.
- Guarde os ovos em embalagem apropriada, e na geladeira, numa temperatura variável de 2 °C a 5 °C.
Comentários
Postar um comentário