Por que ovos e coelhos são símbolos da Páscoa?

Ah, a Páscoa… ovos de chocolates, coelhinhos... mas, o que esses personagens marcantes da data têm a ver com o feriado cristão que celebra a ressurreição de Jesus? 

Para os evangélicos, a Páscoa é uma celebração que representa a redenção, a morte e a ressurreição de Jesus CristoÉ uma das festividades mais importantes do cristianismo. 

O que a Páscoa representa para os evangélicos?

  • A morte de Jesus como forma de perdão pelos pecados da humanidade 
  • A ressurreição de Jesus três dias após sua morte 
  • A passagem para novos tempos e novas esperanças para a humanidade A vitória de Jesus sobre a morte 
  • A possibilidade de ser perdoado de qualquer pecado e salvo para sempre da morte eterna 
O que a Páscoa representa para os cristãos? 
  • O sacrifício de Cristo por nós no calvário
  • O cumprimento de sua missão
  • A marca da sua salvação em Cristo
Mas afinal de contas, por que o coelho, um mamífero, ganhou fama por colocar ovos? E de chocolate ainda por cima?


Na tradição consolidada atualmente, sobretudo nos países do Hemisfério Norte, o coelho da Páscoa é aquele quem traz os ovos de chocolate e os esconde para que as crianças possam procurá-los. Assim, é comum que, durante a Páscoa, os pais escondam os ovos de Páscoa para que as suas crianças procurem por eles.

Existem muitas teorias a respeito da origem do coelho da Páscoa, algumas afirmam que a associação do coelho com a Páscoa tem origens pagãs, enquanto outras teorias sustentam que o coelho, desde a Idade Média, já possuía uma relação direta com o Cristianismo. De fato, neste momento, é impossível sustentar qual das duas teorias é a correta, mas, de toda forma, elas nos fornecem elementos para pensarmos sobre o assunto.

Primeiramente, a consolidação do coelho como símbolo da Páscoa (e da maneira como comemoramos essa festa) aconteceu por volta do século XIX e está diretamente relacionada com a transformação da forma como o mundo ocidental enxergava as crianças. A partir do século XVII, tal forma transformou-se radicalmente, e a infância começou a ser vista como um momento preparatório para a vida adulta.

Essa transformação no modo como a infância era entendida contribuiu para o costume de comemoração de feriados, como a Páscoa. Essas festas transformaram-se em celebrações mais caseiras e voltadas para o âmbito familiar. Nesse sentido, os ovos de Páscoa e o coelho da Páscoa foram símbolos importantes que consolidaram a Páscoa como um feriado doméstico.

A prática de decorar o ovo de Páscoa e sua associação com a Páscoa cristã têm origens diversas, como podemos ver neste texto. A decoração de ovos era uma prática realizada por persas durante uma comemoração no equinócio de primavera (próximo à data que comemoramos a Páscoa), e a importância do ovo enquanto símbolo de renascimento esteve presente na cultura chinesa, por exemplo.

Na cultura pagã europeia, o ovo esteve associado a uma deusa da mitologia germânica, e a decoração de ovos era uma prática realizada por povos eslavos na região da atual Ucrânia. Existem histórias do Cristianismo Ortodoxo que relacionam os ovos à Maria Madalena, e o ato de pintar ovos de vermelho, nas regiões do Cristianismo Ortodoxo, era comum.

Mas e o coelho? Quando o coelho passou a ser associado com ovos e por que se tornou um símbolo da Páscoa? A respeito das múltiplas possíveis origens do coelho da Páscoa, nós temos teorias que o associam com o Cristianismo e com o paganismo. Vejamos as duas:

  • Paganismo

As teorias mais levantadas, e que geralmente são as mais consideradas, são aquelas que associam o coelho da Páscoa ao paganismo. A teoria mais conhecida é aquela que relaciona o coelho de Páscoa com uma deusa da mitologia germânica (presente também na mitologia nórdica e na anglo-saxã) chamada de Ostara ou Eostre.

Essa deusa era conhecida por ser uma deusa da fertilidade, e muitos acreditam que ela tem relação direta com o nome da Páscoa no Hemisfério Norte — Easter, em Inglês, e Ostern, em Alemão. A relação de Ostara com o coelho da Páscoa (no Alemão, inclusive, coelho da Páscoa é osterhase, o que reforça essa aproximação com Ostara), segundo essa teoria, remonta a uma história em que a deusa Ostara transforma um pássaro em coelho para divertir algumas crianças.

O pássaro (transformado em coelho) não estava feliz com a transformação e desejou voltar à sua forma original. Depois que isso aconteceu, como forma de agradecimento, o pássaro deixou alguns ovos coloridos para a deusa, que, então, os deu de presente para as crianças. Essa teoria fez com que Ostara fosse popularizada como a origem da associação dos ovos coloridos com o coelho e a Páscoa.

Tal vínculo do coelho com a Páscoa, pela via da deusa, na cultura do Hemisfério Norte (Alemanha e Estados Unidos, principalmente), tem como referência também uma citação de Jacob Grimm, que, em um livro sobre a mitologia germânica, publicado no século XIX, afirmou sua existência.

A relação da Páscoa cristã com a deusa Ostara também foi encontrada em uma citação de Beda (também conhecido como Venerável Beda), padre do século VIII. Apesar disso, não existe embasamento histórico que sustente o argumento recém-apresentado. Inclusive, é importante pontuar que o consenso existente é o de que a Páscoa é uma festa cristã, originária de uma festa de origem hebraica (a Pessach).

  • Cristianismo

  • Algumas teorias também apontam que o coelho da Páscoa pode ter surgido do Cristianismo, conforme pontuaremos nesta parte. Primeiramente, deve ser mencionado que as possíveis origens cristãs do coelho da Páscoa têm associação inicial com a lebre. Com o passar do tempo, a figura da lebre foi sendo substituída pela do coelho, um animal mais dócil e que se encaixava nas tentativas de tornar a Páscoa uma comemoração mais doméstica, conforme mencionamos no começo deste texto.

    Em inúmeras construções de iconografia cristã, a lebre (ou o coelho) aparecia, e, aparentemente, na mentalidade cristã da Idade Média, existia uma relação (muito estranha para nós) da lebre com a virgindade. Isso fazia com que o animal aparecesse junto à Virgem Maria, e a origem dessa colocação pode ocorrer pelo fato de que muitos acreditavam que a lebre era um animal que se reproduzia assexuadamente.

    Essa colocação das lebres (e coelhos) ao lado da Virgem Maria resultou até em uma obra de arte conhecida como “A Virgem com o coelho”. Essa pintura foi produzida por Tiziano Vecellio e mostra a Virgem Maria segurando um coelho branco, o qual era enxergado como um símbolo de pureza.

    Além disso, existe uma gama de outros objetos da iconografia cristã em que há a presença de coelhos e lebres, como os encontrados em Devon, na Inglaterra. Nas igrejas medievais dessa cidade inglesa, existem uma série de cruzes que possuem um círculo com três lebres (ou coelhos) interligados pela orelha. As teorias que explicam esse círculo de lebres são as duas seguintes:

    • As lebres (ou coelhos) eram entendidas como um símbolo de castidade, pela crença existente de que elas conseguiam reproduzir-se sem perder a virgindade.

    • Esses animais eram representados como um símbolo da Trindade, importante conceito do Cristianismo.

    Inclusive, os historiadores identificaram um padrão no qual, em diversos locais, o círculo com as três lebres era colocado próximo a símbolos pagãos, o que sugere uma substituição de um ícone pagão por um ícone cristão.

    Representação moderna do círculo de três lebres.
    Representação moderna do círculo de três lebres.

    Outra relação do coelho com o Cristianismo sugere como, em muitos locais do Hemisfério Norte, o coelho passou a ser visto como um símbolo cristão. Isso porque, durante a época em que a Páscoa era comemorada (próxima ao Equinócio de Primavera), o coelho era um dos primeiros animais a serem vistos com o fim do inverno. Isso fez com que o animal passasse a ser enxergado como um símbolo da renovação e, portanto, da ressurreição.

    Por fim, uma outra teoria sugere que a associação do coelho com a Páscoa foi obra dos protestantes, que afirmavam, para as crianças, que os ovos acumulados (resultado da Quaresma) eram trazidos pelos coelhos, sob a ótica que esses eram símbolos de fertilidade.

  • Quando a história do coelho da Páscoa foi consolidada?

    A primeira menção a um coelho trazendo os ovos de Páscoa remonta a um texto germânico de 1572. Existe outra menção ao coelho da Páscoa, em outro texto germânico, só que esse texto é do século XVII. Inclusive, é no século XVII que os especialistas sugerem que a história do coelho da Páscoa, como aquele que trazia os ovos decorados para as crianças boas, consolidou-se.

    A tradição de associar o coelho com os ovos de Páscoa foi levada, da região da atual Alemanha para os Estados Unidos, por imigrantes que se estabeleceram na região da Pensilvânia, por volta do século XVIII. A história popularizou-se e transformou-se em um dos grandes símbolos da Páscoa moderna. Nos Estados Unidos, o coelho da Páscoa tornou-se popular somente durante a Guerra Civil, travada no século XIX.

    Os ovos de chocolate só surgiram no século XVIII, por meio de confeiteiros franceses, e, com o tempo, os ovos de galinha decorados que eram trazidos pelos coelhos foram sendo substituídos pelos ovos de chocolate.

Lembre-se: coelho não é presente de Páscoa!

Por fim, devemos sempre lembrar que coelhos não devem ser presente de Páscoa! Isso porque quem é presenteado nem sempre está disposto a sustentar e oferecer os cuidados necessários que o pet precisa.

Neste feriado (e todos os outros), não fuja do convencional. Ovos e coelhos de chocolate certamente são as melhores opções para presente de Páscoa.



Comentários

MAIS VISTOS DA SEMANA

Alho-poró: Benefícios e como consumir?

Como Plantar Alho-Poró em Vaso

Bolo de Fubá Para Diabéticos

MAIS VISTOS DO MÊS

Aprenda Como Desintoxicar o Corpo Pelo Pés (Desintoxicação Iônica)

Salpicão vegetariano

Picanha Fácil

Empadão de Limão

RECOMENDADOS PARA VOCÊ

Encontrou o que estava procurando?

Marcadores

Receitas Caseiras Empreenda Cães&Gatos Dicas Caseiras Farmácia Caseira Sobre Mim Medicina Alternativa Plantas Artesanato Cá Entre Nós Jardim Saúde Feminina Customização Flores Alérgicos/Intolerantes Orquídeas Pets Donas de Casa Horta Suculentas Chás Medicinais Resenhas Amarilis Crisântemo Looks&Moda Cactos Antúrio Como Plantar Benefícios Sucos Natureza Ora Pro Nobis Pomar Casa Cheirosa Plantio Utilidade Pública Cá Ofertas Diabéticos Dúvida dos Leitores Estresse Pimenta Pinscher Reflita Dicas de Casa Dicas de Viagens Alimentação Natural Para Cães Planta Medicinal Quiabo Churrasco Detox Lanches Cá News Dachsund Hibisco Coelho Cuscuz Devocionais Fibromialgia Livros Medicina Alternativa Pet Porquinho-da-Índia Pães Sobremesas Enxaqueca Frutos Transtorno Bipolar Veganos Casa Curiosidades Filmes/Vídeos Goiaba Limpeza Receitas de Natal Rosquinha de vinagre Sabões Caseiros Samambaia Bolos Decoração Dengue Diy Empadinhas Ervas Medicinais Faça Você Mesmo Fruta Nativa Gourmet Organizadores Organização Organização da Casa Ovário Policístico PH do Corpo Humano Receitas Para Pets Refeições Completas Rinite Alérgica Rosa-do-Deserto SOP Sem Glúten & Sem Lactose Sugestão p/ Almoço e Jantar Tortas Vinca Arroz Diferente Açaí Charcutaria Flor Medicinal Geladinho Jantar Completo Makes Massas Mioma Peixe Rabo de Macaco Receitas Típicas Receitas na Panificadora Receitas para o Café da Tarde Repolho Sabão Caseiro Saladas Salgados Saúde dos Pés Tartarugas Tomate Tratamento para enxaqueca Unhas Curtas planta AN Abelhas Achei na Shopee Adubo Agrião Air Fryer Alho-Poró Anti-Traças Aquário Artrite Avelós Betta Bolo de Caco Cachorro Pode Comer Caixa Organizadora Capa de Celular Caseiro Circulação Sanguinea Ciências Colesterol Comida Úmida Para Cães Como Fazer Panetone na Multipane Como limpar a geladeira Como limpar microondas Conservas Cosméticos Cronograma Capilar Diabetes Dicas de Congelamento Empada Esponja Mágica Estudos Farofa Faxina Completa na Geladeira Folhas de louro Geladinhi Gestantes Girassol Gripe Hamster Hipertermia Hortaliças Hortelã Ketchup Lanche da Tarde Low Carb Lápis Retrátil Manjericão Mel Meu Trabalho Mudas Onze Horas Ovo Papilomatose Pizza Politica de Privacidade Pomada Medicinal Caseira Psoríase Reaproveitamento de Alimentos Receitas para o Café da Manhã Reciclagem Reforma Remédio Caseiro Resfriado Rosas Salame Transporte Verbena Viagem Vlogs glicemia glicose
Mostrar mais

VEJA MAIS!

Salpicão vegetariano

Chá de Boldo Para Cães

Aprenda Como Desintoxicar o Corpo Pelo Pés (Desintoxicação Iônica)

Alimentação Natural : Tempero para Cães

Bolo de Fubá Para Diabéticos

Sabão Azul (Omo Caseiro Líquido)

Marcadores

AN1 Anti-Traças1 Antúrio16 Aquário1 Arroz Diferente2 Artesanato48 Artrite1 Avelós1 Benefícios15 Betta1 Bolo de Caco1 Bolos3 Cá Entre Nós47 Cá Entre Nós - Papo Entre Amigas93 Cá News7 Cá Ofertas11 Cachorro Pode Comer1 Cactos18 Cães&Gatos68 Caixa Organizadora1 Canal do YouTube194 Capa de Celular1 Casa4 Casa Cheirosa13 Caseiro1 Charcutaria2 Chás Medicinais22 Churrasco8 Ciências1 Circulação Sanguinea1 Coelho6 Colesterol1 Comida Úmida Para Cães1 Como Fazer Panetone na Multipane1 Como limpar a geladeira1 Como limpar microondas1 Como Plantar16 Conservas1 Cosméticos1 Crisântemo21 Cronograma Capilar1 Curiosidades4 Cuscuz6 Customização36 Dachsund7 Decoração3 Dengue3 Detox8 Devocionais6 Diabetes1 Diabéticos11 Dicas Caseiras68 Dicas de Casa10 Dicas de Congelamento1 Dicas de Viagens10 Dicas Para Nós168 Dicas para o Lar93 Dicas Pets86 Dieta&Saúde190 Diy3 Donas de Casa24 Dúvida dos Leitores11 Empada1 Empadinhas3 Empreenda75 Enxaqueca5 Ervas Medicinais3 Espaço Feminino79 Esponja Mágica1 Estresse11 Estudos1 Faça Você Mesmo3 Farmácia Caseira66 Farofa1 Faxina Completa na Geladeira1 Fibromialgia6 Filmes/Vídeos4 Flor Medicinal2 Flores30 Folhas de louro1 Fruta Nativa3 Frutos5 Geladinhi1 Geladinho2 Gestantes1 Girassol1 glicemia1 glicose1 Goiaba4 Gourmet3 Gripe1 Hamster1 Hibisco7 Hipertermia1 Horta23 Hortaliças1 Hortelã1 Jantar Completo2 Jardim44 Ketchup1 Lanche da Tarde1 Lanches8 Lápis Retrátil1 Limpeza4 Livros6 Looks&Moda21 Low Carb1 Makes2 Manjericão1 Massas2 Medicina Alternativa54 Medicina Alternativa Pet6 Mel1 Meu Trabalho1 Mioma2 Mudas1 Natureza14 Onze Horas1 Ora Pro Nobis14 Organização3 Organização da Casa3 Organizadores3 Orquídeas26 Ovário Policístico3 Ovo1 Pães6 Papilomatose1 Peixe2 Pets26 PH do Corpo Humano3 Pimenta11 Pinscher11 Pizza1 planta2 Planta Medicinal9 Plantas54 Plantio12 Politica de Privacidade1 Pomada Medicinal Caseira1 Pomar14 Porquinho-da-Índia6 Psoríase1 Quiabo9 Rabo de Macaco2 Reaproveitamento de Alimentos1 Receitas369 Receitas Caseiras76 Receitas de Natal4 Receitas Doces158 Receitas na Panificadora2 Receitas para o Café da Manhã1 Receitas para o Café da Tarde2 Receitas Para Pets3 Receitas Salgadas203 Receitas Típicas2 Reciclagem1 Refeições Completas3 Reflita11 Reforma1 Remédio Caseiro1 Repolho2 Resenhas22 Resfriado1 Rinite Alérgica3 Rosa-do-Deserto3 Rosas1 Rosquinha de vinagre4 Sabão Caseiro2 Sabões Caseiros4 Saladas2 Salame1 Salgados2 Samambaia4 Saúde dos Pés2 Saúde Feminina40 Sem Glúten & Sem Lactose3 Sobre Mim66 Sobremesas6 SOP3 Sucos15 Suculentas23 Sugestão p/ Almoço e Jantar3 Tartarugas2 Tomate2 Tortas3 Transporte1 Transtorno Bipolar5 Tratamento para enxaqueca2 Unhas Curtas2 Utilidade Pública12 Veganos5 Verbena1 Viagem1 Vinca3 Vlogs1
Mostrar mais