Pimenta no Controle da Circulação Sangüínea
Apesar de parecer algo fora do nosso controle, muitas pessoas ignoram o fato de que é possível melhorar a circulação sanguínea com alguns hábitos que envolvem exercícios e alimentação.
Sabe-se que a má circulação do sangue pelo corpo pode levar a doenças vasculares, como varizes e trombose. Mas, além dessas, problemas vasculares estão relacionados a vários outros sintomas nocivos, como: falta de disposição no dia a dia, inchaço, formigamento, e dores nos membros, especialmente nas pernas.
Aqui está uma pequena lista de alimentos que podem te ajudar :
E entre eles, está a pimenta. Sim, a pimenta caiena melhora a circulação por ser rica em capsaicina, um composto bioativo que estimula a liberação de óxido nítrico, que é um composto responsável por facilitar a circulação de sangue nas veias e artérias.
Pode-se colocar 1 colher (de café) de pimenta caiena em pó dentro de uma garrafa de azeite e usar para temperar a salada, por exemplo. Além disso, a pimenta caiena também pode ser usada para temperar preparações como sopas, carnes, molhos e ensopados.
Ingerir Pimenta Caiena pode ajudar a melhorar a circulação, melhorar a força dos vasos sanguíneos e reduzir a formação de placas dentro das artérias. Isso porque esta pimenta é rica em um fitoquímico chamado capsaicina, que reduz a pressão sanguínea pois estimula a liberação natural de substâncias vaso-dilatadoras em nosso organismo. Os estudos que chegaram a estas conclusões foram feitos em porcos. Porém, assume-se que a tendência é a mesma para seres humanos. Embora não haja pesquisas suficientes para comprovação e recomendação de quantidade de ingestão mínima diária.
Malagueta, dedo-de-moça, comari, biquinho, caiena, habanero, tabasco, jalapeño. Não faltam opções de pimentas para temperar e dar sabor aos alimentos. A variedade existente no Brasil e no mundo é ampla, tanto quanto os benefícios que elas podem propiciar ao organismo. Atreladas a um estilo de vida saudável, essas picantes frutinhas (sim, para a botânica, pimentas são frutas) podem melhorar o humor, ajudar a emagrecer, aumentar a circulação sanguínea e agir como anti-inflamatórios. As propriedades também aumentam a produção da endorfina, o hormônio do prazer e do bem-estar, e de outras substâncias também ligadas à satisfação, como a serotonina e a dopamina. "Para a mulher, a melhora na irrigação sanguínea e a elevação da serotonina ainda produz um efeito afrodisíaco".
Comentários
Postar um comentário