Comer Mais Repolho Pode Fazer Bem a Sua Saúde!
Existe o repolho liso, crespo, roxo e branco (também conhecido como verde). Cada uma dessas variações tem benefícios específicos e que também contribuem para essas particularidades. No entanto, existem nutrientes comuns a todos tipos de repolho, que incluem os minerais manganês, fósforo, potássio e uma quantidade significativa de vitamina C.
Pertencente à família Brassicaceae, é parente da couve comum, bem como couve-flor, couve-chinesa, brócolis e rabanete. Seu plantio requer solo úmido e fértil que tenha boa drenagem, além de se desenvolver melhor em temperaturas amenas. Sua colheita se dá de 110 a 130 dias após o plantio.
Além da cor, derivada do pigmento antocianina presente nas folhas, o repolho roxo tem folhas que podem ser lisas ou crespas e seu sabor é ligeiramente adocicado, intensificando-se após o cozimento. Em comparação ao repolho verde, possui maior concentração de vitaminas, como C e K, e minerais, como cobre, fósforo, manganês e potássio. Rico em antioxidantes, destaca-se por sua quantidade de zeaxantina e luteína, que ajudam na visão.
ALÉM DE COMER MAIS REPOLHO, O BRÓCOLIS E OUTROS VEGETAIS PODEM PROTEGER CONTRA O CÂNCER, VEJA !
Pela classificação botânica, esses vegetais pertencem à família Brassicaceaee são chamados crucíferos porque o arranjo das folhas, dispostas em quatro, faz lembrar uma cruz.
Grande parte é de origem europeia, mas há os que vêm da Ásia, como a couve-flor.
Um cardápio com boa oferta de hortaliças, nesse caso com espaço para as crucíferas, fornece uma porção de substâncias protetoras, a começar pelas fibras. Elas atuam em prol do trânsito intestinal e favorecem a microbiota, dois fatores relacionados à diminuição do risco de tumores.
Esses vegetais também acumulam diversos compostos que atuam em sinergia, potencializando a atuação benéfica.
Uma sugestão é priorizar os orgânicos ou dar espaço no cardápio para os itens da época, já que tendem a acumular menos defensivos agrícolas.
Comentários
Postar um comentário