TARTARUGA, JABUTI E CÁGADO: TUDO A MESMA COISA?

 


A resposta é não!
Os três pertencem à ordem Testudinata, mais conhecida por quelônios, que engloba répteis dotados de carapaça.


E se você gosta de companheiros diferentes, além de querer aprender como cuidar de uma tartaruga, jabuti ou cágado é preciso estar atento! As famosas tartarugas, por exemplo, são consideradas animais silvestres e, de acordo com o IBAMA, é crime manter uma tartaruga-marinha em casa. 

Porém, isso não significa que você não pode desfrutar da companhia dos quelônios. A legislação brasileira permite a criação de duas espécies em casa, desde que com autorização. São elas:

  • Jabuti de pés vermelhos ou jabuti-piranga: uma simpático animalzinho originário do Brasil;
  • Tartaruga tigre d’água: pequenas e fofas, são bem conhecidas entre os tutores que preferem os répteis. Porém, não se deixe enganar pelo nome! A tartaruga tigre d’água é, na verdade, uma espécie de cágado! 



Apesar de serem muito parecidos, são espécies diferentes que causam confusão na hora de diferenciá-las. É comum chamar todos de tartaruga, mas isso pode ser perigoso ao encontrar um jabuti e querer colocá-lo em água, pois os jabutis são terrestres, ou seja, vivem em terra. Os cágados são semiaquáticos, podem ficar dentro da água e fora também. E as tartarugas em si são aquáticas, vivem suas vidas inteiras dentro da água, tanto marinha quanto doce, e saem apenas para desovar.

Em relação a seus cascos, o do jabuti é mais alto e pesado, enquanto o das tartarugas e cágados são mais leves e num formato que os ajude a não afundar na água e permita nadar com velocidade e agilidade.

E já parou para se perguntar porque os jabutis são tão lentos? As patas traseiras do jabuti têm um formato cilíndrico, semelhante as de um elefante, e por ter membros curtos e um casco pesado, não conseguem se movimentar rapidamente. Mas nunca se esqueçam, como Esopo diz em sua fábula “A Tartaruga e a Lebre”, devagar se vai longe!



Tartarugas

Geralmente, sempre que observamos um animal de quatro patas, casco duro e pescoço alongado, já pensamos logo em uma tartaruga! Porém, esse simpático animalzinho possui traços bem específicos. 

No caso da diferença entre jabuti e tartaruga, é preciso lembrar que as tartarugas são sempre aquáticas, passando sua vida dentro da água, seja ela doce ou salgada. Graças ao seu habitat, ela também possui características físicas especiais. Para nadar melhor, suas patas se parecem com remos e não possuem unhas. 

Já seu casco costuma ser mais alto e hidrodinâmico, para se mover na água com facilidade! Por fim, a dieta da tartaruga consiste em moluscos, peixes, algas e pequenos crustáceos. Para ficar mais fácil de recordar, basta se lembrar da aparência das clássicas tartarugas marinhas! 

Jabuti

O jeito mais fácil de lembrar a diferença entre tartaruga e jabuti é pensar no habitat. Enquanto as tartarugas vivem sempre na água, o jabuti vive exclusivamente na terra. Por isso, esse simpático réptil não vai precisar das características hidrodinâmicas. 

Seu casco é mais alto, grosso e pesado, o que deixa o jabuti bastante lento. Suas patas também são completamente adaptadas para a terra. Cilíndricas e cascudas, lembram as patas do elefante. 

Outro ponto que difere as espécies é relacionado à alimentação. Os jabutis são preferencialmente herbívoros, se alimentando de produtos de origem vegetal. Uma curiosidade sobre o réptil: seu nome deriva do tupi “iawotí” e significa “aquele que persiste”! 

E o cágado? 

Já falamos sobre a diferença entre tartaruga e jabuti, mas faltou outro célebre representante dos quelônios: o cágado! Ao contrário de seus parentes, o cágado vive tanto na água como na terra, de forma mais equilibrada. Por isso, é chamado de semiaquático. 

Entretanto, diferentemente das tartarugas, os cágados só vivem em água doce! Suas patinhas também demonstram as diferenças entre as espécies. Possuem aspecto mais cilíndrico, com membranas para se locomover dentro d’água. 

Para facilitar o processo de caminhar pela terra, os cágados também possuem pequenas unhas! Sua dieta é carnívora e geralmente consiste em pequenos peixes e crustáceos. 








Comentários

MAIS VISTOS DA SEMANA

Bolo de milho low carb é sem açúcar e muito fácil de fazer

Pitomba - uma fruta nativa, rica em benefícios e boa para o intestino

Receita de Ora Pro Nobis Refogado e Seus Benefícios

MAIS VISTOS DA SEMANA

Arroz Simples Natalino

Receita de Ora Pro Nobis Refogado e Seus Benefícios

Salpicão vegetariano

Controle a Diabete Com a Alimentação - Dieta Para Diabéticos

Benefícios do Caroço do Abacate

RECOMENDADOS PARA VOCÊ

Encontrou o que estava procurando?

VEJA MAIS!

Chá de Boldo Para Cães

Aprenda Como Desintoxicar o Corpo Pelo Pés (Desintoxicação Iônica)

Alimentação Natural : Tempero para Cães

Bolo de Fubá Para Diabéticos

Sabão Azul (Omo Caseiro Líquido)

Salpicão vegetariano