Tudo que você precisa saber sobre o mosquito da dengue

Embora atualmente seja encontrado em quase todos os países da América Latina, este pequeno inseto não é nativo. Ele chegou há séculos, vindo de outro continente.

O mosquito é, especificamente, originário da África, por isso seu nome significa “odioso do Egito”. E há muitas décadas vem se espalhando pelas regiões tropicais e subtropicais em todo o mundo. E teve que passar por um importante processo de adaptação para coexistir com os seres humanos no ambiente doméstico. 

Para chegar ao continente norte-americano, o mosquito responsável pela transmissão da dengue fez uma extensa viagem nos navios que aportaram neste território séculos atrás. No passado, o mosquito vivia na África subsaariana, onde usava troncos ocos de árvores como seu habitat larval e se alimentava do sangue de animais (e não de humanos).


O trabalho, publicado em 2013 na revista acadêmica” Memórias do Instituto Oswaldo Cruz”, aponta que é possível que o Aedes aegypti tenha sido introduzido nas Américas logo após a chegada dos europeus.

Um fato que comprova isso é que a febre amarela já era conhecida na África subsaariana muito antes de 1400, mas não nas Américas. Neste território, relata o jornal, o primeiro surto confirmado da doença ocorreu em Yucatan, em 1648, embora casos possam ter sido registrados no Haiti já em 1495.

Naquela época, navios de Portugal e da Espanha navegavam para a África Ocidental para fazer o comércio de pessoas escravizadas e levá-las para as Américas, onde adquiriam mercadorias para serem levadas de volta a Portugal e à Espanha.

"Esses navios levavam várias semanas para atravessar o Atlântico, por isso, era necessário estocar alimentos e água para a viagem". Assim, , eram enchidos barris com água, nos quais as larvas eram transportadas.

Em suma, o mosquito que atualmente está colocando a população latino-americana em alerta não é local, mas chegou ao continente por meio de transporte intercontinental.


Um dos motivos que desencadeou a infestação de mosquitos nos grandes centros urbanos foi o aumento da temperatura e a intensidade das chuvas, que favorecem os criadouros, gerando mais mosquitos. “O aumento de pessoas infectadas circulando nas ruas favorece uma maior quantidade de fêmeas infectadas e facilita a disseminação do vírus. Outros fatores como a falta de saneamento básico e o aumento da população urbana contribuem também para o aumento da quantidade de mosquitos e dos vírus nos centros urbanos.

Aedes aegypti mede menos de um centímetro e tem listras brancas no tórax, cabeça e pernas. A fêmea é a responsável pela transmissão das doenças, porque precisa de sangue para a maturação dos ovos. Em geral, mosquitos sugam uma só pessoa a cada lote de ovos que produzem. Mas o mosquito da dengue tem uma peculiaridade chamada “discordância gonotrófica”, que significa que é capaz de picar mais de uma pessoa para um mesmo lote de ovos que produz. Segundo o Instituto Oswaldo Cruz, há relato de que um só mosquito transmitiu a doença para cinco pessoas de uma mesma família, no mesmo dia.

O ciclo de vida do mosquito contém quatro fases: adultos, ovos, larvas e pupas. Em condições ideais, leva de 7 a 10 dias para que o ciclo de vida se complete. Os adultos vivem em média de 30 a 45 dias. Por isso, interromper este ciclo com a fiscalização caseira semanal é fundamental.


O diretor de Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde do DF (Dival/SES-DF), Jadir Costa Filho, detalha que o ovo de Aedes aegypti pode sobreviver por mais de um ano nos depósitos, aguardando as condições ideais para seu desenvolvimento. “Os centros urbanos brasileiros possuem características ambientais propícias para seu desenvolvimento, com condições climáticas ideais de temperatura e chuvas, além das grandes aglomerações criarem muitos resíduos para a reprodução do inseto”, reforçou.

Entre os depósitos predominantes, vasos e frascos com água, prato, pingadeira, recipiente de degelo de refrigeradores, bebedouros, pequenas fontes ornamentais encabeçaram a lista.

Segundo o Ministério da Saúde, no Brasil, a primeira epidemia documentada clínica e laboratorialmente ocorreu em 1981-1982, em Boa Vista (RR), causada pelos sorotipos 1 e 4. Após quatro anos, em 1986, ocorreram epidemias no estado do Rio de Janeiro em algumas capitais da região Nordeste. Desde então, a dengue vem ocorrendo de forma continuada (endêmica), intercalando-se com a ocorrência de epidemias, geralmente associadas à introdução de novos sorotipos em áreas indenes (sem transmissão) ou alteração do sorotipo predominante, acompanhando a expansão do mosquito vetor.

Todas as faixas etárias populacionais são igualmente suscetíveis à doença, porém as pessoas mais velhas e aquelas que possuem doenças crônicas, como diabetes e hipertensão arterial, têm maior risco de evoluir para casos graves e outras complicações que podem levar à morte.

Como evitar

A melhor maneira de evitar a dengue é combater a proliferação do mosquito, acabando com reservatórios de água parada. É necessário que cada um faça um trabalho constante de vigilância em sua residência.

A vacina contra a dengue também é uma maneira eficaz de prevenção da doença. O Brasil é o primeiro país do mundo a oferecer o imunizante no sistema público universal. De acordo com o Ministério da Saúde, o público-alvo em 2024 são crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, faixa etária que concentra o maior número de hospitalização por dengue, depois de pessoas idosas, grupo para o qual a vacina ainda não foi liberada pela Anvisa. No DF, esta população é estimada em 194 mil pessoas.

Sintomas

‌Entre os principais sintomas da dengue estão febre acima de 38°C, dor no corpo e articulações, dor atrás dos olhos, mal-estar, falta de apetite, dor de cabeça e manchas vermelhas no corpo.

Você sabia?

Existem insetos predadores naturais de formas imaturas e adultas do Aedes aegypti, como a libélula. Já alguns tipos de peixe predam as larvas, além de microcrustáceos.

Veja outras curiosidades sobre o mosquito:

· Dentro de casa o mosquito é mais encontrado em locais sombreados, com pouca circulação de ar.

· Eliminar criadouros é algo que todos podem fazer em casa: trocar a água e esfregar as paredes de recipientes uma vez por semana, desobstruir calhas, virar garrafas com a boca para baixo, vedar tonéis e tampar caixas d’água, trocar a água que fica empoçada dentro das plantas (principalmente bromélias) no mínimo uma vez por semana.

· O veículo “fumacê” passa quando existem casos comprovados de dengue no local com objetivo de bloquear a transmissão pelas fêmeas infectadas de Aedes aegypti. Os moradores devem abrir as janelas e portas para que o inseticida tenha maior eficácia.

· A dengue não ocorre apenas no Brasil, há registro da doença em diversos países das Américas, além da África, Ásia, Austrália e Polinésia Pacífica.



Comentários

MAIS VISTOS DA SEMANA

Alho-poró: Benefícios e como consumir?

Como Plantar Alho-Poró em Vaso

Bolo de Fubá Para Diabéticos

MAIS VISTOS DO MÊS

Aprenda Como Desintoxicar o Corpo Pelo Pés (Desintoxicação Iônica)

Salpicão vegetariano

Picanha Fácil

Empadão de Limão

RECOMENDADOS PARA VOCÊ

Encontrou o que estava procurando?

Marcadores

Receitas Caseiras Empreenda Cães&Gatos Dicas Caseiras Farmácia Caseira Sobre Mim Medicina Alternativa Plantas Artesanato Cá Entre Nós Jardim Saúde Feminina Customização Flores Alérgicos/Intolerantes Orquídeas Pets Donas de Casa Horta Suculentas Chás Medicinais Resenhas Amarilis Crisântemo Looks&Moda Cactos Antúrio Como Plantar Benefícios Sucos Natureza Ora Pro Nobis Pomar Casa Cheirosa Plantio Utilidade Pública Cá Ofertas Diabéticos Dúvida dos Leitores Estresse Pimenta Pinscher Reflita Dicas de Casa Dicas de Viagens Alimentação Natural Para Cães Planta Medicinal Quiabo Churrasco Detox Lanches Cá News Dachsund Hibisco Coelho Cuscuz Devocionais Fibromialgia Livros Medicina Alternativa Pet Porquinho-da-Índia Pães Sobremesas Enxaqueca Frutos Transtorno Bipolar Veganos Casa Curiosidades Filmes/Vídeos Goiaba Limpeza Receitas de Natal Rosquinha de vinagre Sabões Caseiros Samambaia Bolos Decoração Dengue Diy Empadinhas Ervas Medicinais Faça Você Mesmo Fruta Nativa Gourmet Organizadores Organização Organização da Casa Ovário Policístico PH do Corpo Humano Receitas Para Pets Refeições Completas Rinite Alérgica Rosa-do-Deserto SOP Sem Glúten & Sem Lactose Sugestão p/ Almoço e Jantar Tortas Vinca Arroz Diferente Açaí Charcutaria Flor Medicinal Geladinho Jantar Completo Makes Massas Mioma Peixe Rabo de Macaco Receitas Típicas Receitas na Panificadora Receitas para o Café da Tarde Repolho Sabão Caseiro Saladas Salgados Saúde dos Pés Tartarugas Tomate Tratamento para enxaqueca Unhas Curtas planta AN Abelhas Achei na Shopee Adubo Agrião Air Fryer Alho-Poró Anti-Traças Aquário Artrite Avelós Betta Bolo de Caco Cachorro Pode Comer Caixa Organizadora Capa de Celular Caseiro Circulação Sanguinea Ciências Colesterol Comida Úmida Para Cães Como Fazer Panetone na Multipane Como limpar a geladeira Como limpar microondas Conservas Cosméticos Cronograma Capilar Diabetes Dicas de Congelamento Empada Esponja Mágica Estudos Farofa Faxina Completa na Geladeira Folhas de louro Geladinhi Gestantes Girassol Gripe Hamster Hipertermia Hortaliças Hortelã Ketchup Lanche da Tarde Low Carb Lápis Retrátil Manjericão Mel Meu Trabalho Mudas Onze Horas Ovo Papilomatose Pizza Politica de Privacidade Pomada Medicinal Caseira Psoríase Reaproveitamento de Alimentos Receitas para o Café da Manhã Reciclagem Reforma Remédio Caseiro Resfriado Rosas Salame Transporte Verbena Viagem Vlogs glicemia glicose
Mostrar mais

VEJA MAIS!

Salpicão vegetariano

Chá de Boldo Para Cães

Aprenda Como Desintoxicar o Corpo Pelo Pés (Desintoxicação Iônica)

Alimentação Natural : Tempero para Cães

Bolo de Fubá Para Diabéticos

Sabão Azul (Omo Caseiro Líquido)

Marcadores

AN1 Anti-Traças1 Antúrio16 Aquário1 Arroz Diferente2 Artesanato48 Artrite1 Avelós1 Benefícios15 Betta1 Bolo de Caco1 Bolos3 Cá Entre Nós47 Cá Entre Nós - Papo Entre Amigas93 Cá News7 Cá Ofertas11 Cachorro Pode Comer1 Cactos18 Cães&Gatos68 Caixa Organizadora1 Canal do YouTube194 Capa de Celular1 Casa4 Casa Cheirosa13 Caseiro1 Charcutaria2 Chás Medicinais22 Churrasco8 Ciências1 Circulação Sanguinea1 Coelho6 Colesterol1 Comida Úmida Para Cães1 Como Fazer Panetone na Multipane1 Como limpar a geladeira1 Como limpar microondas1 Como Plantar16 Conservas1 Cosméticos1 Crisântemo21 Cronograma Capilar1 Curiosidades4 Cuscuz6 Customização36 Dachsund7 Decoração3 Dengue3 Detox8 Devocionais6 Diabetes1 Diabéticos11 Dicas Caseiras68 Dicas de Casa10 Dicas de Congelamento1 Dicas de Viagens10 Dicas Para Nós168 Dicas para o Lar93 Dicas Pets86 Dieta&Saúde190 Diy3 Donas de Casa24 Dúvida dos Leitores11 Empada1 Empadinhas3 Empreenda75 Enxaqueca5 Ervas Medicinais3 Espaço Feminino79 Esponja Mágica1 Estresse11 Estudos1 Faça Você Mesmo3 Farmácia Caseira66 Farofa1 Faxina Completa na Geladeira1 Fibromialgia6 Filmes/Vídeos4 Flor Medicinal2 Flores30 Folhas de louro1 Fruta Nativa3 Frutos5 Geladinhi1 Geladinho2 Gestantes1 Girassol1 glicemia1 glicose1 Goiaba4 Gourmet3 Gripe1 Hamster1 Hibisco7 Hipertermia1 Horta23 Hortaliças1 Hortelã1 Jantar Completo2 Jardim44 Ketchup1 Lanche da Tarde1 Lanches8 Lápis Retrátil1 Limpeza4 Livros6 Looks&Moda21 Low Carb1 Makes2 Manjericão1 Massas2 Medicina Alternativa54 Medicina Alternativa Pet6 Mel1 Meu Trabalho1 Mioma2 Mudas1 Natureza14 Onze Horas1 Ora Pro Nobis14 Organização3 Organização da Casa3 Organizadores3 Orquídeas26 Ovário Policístico3 Ovo1 Pães6 Papilomatose1 Peixe2 Pets26 PH do Corpo Humano3 Pimenta11 Pinscher11 Pizza1 planta2 Planta Medicinal9 Plantas54 Plantio12 Politica de Privacidade1 Pomada Medicinal Caseira1 Pomar14 Porquinho-da-Índia6 Psoríase1 Quiabo9 Rabo de Macaco2 Reaproveitamento de Alimentos1 Receitas369 Receitas Caseiras76 Receitas de Natal4 Receitas Doces158 Receitas na Panificadora2 Receitas para o Café da Manhã1 Receitas para o Café da Tarde2 Receitas Para Pets3 Receitas Salgadas203 Receitas Típicas2 Reciclagem1 Refeições Completas3 Reflita11 Reforma1 Remédio Caseiro1 Repolho2 Resenhas22 Resfriado1 Rinite Alérgica3 Rosa-do-Deserto3 Rosas1 Rosquinha de vinagre4 Sabão Caseiro2 Sabões Caseiros4 Saladas2 Salame1 Salgados2 Samambaia4 Saúde dos Pés2 Saúde Feminina40 Sem Glúten & Sem Lactose3 Sobre Mim66 Sobremesas6 SOP3 Sucos15 Suculentas23 Sugestão p/ Almoço e Jantar3 Tartarugas2 Tomate2 Tortas3 Transporte1 Transtorno Bipolar5 Tratamento para enxaqueca2 Unhas Curtas2 Utilidade Pública12 Veganos5 Verbena1 Viagem1 Vinca3 Vlogs1
Mostrar mais