Como plantar rúcula em casa?



Além nutritiva e saborosa, a rúcula é fácil de plantar, não precisa de muito espaço, o vegetal se adapta a diferentes locais de plantio, seja em casa ou apartamentos e pode ser colhida em 30 dias.

A rúcula é uma hortaliça rica em vitaminas para o corpo e muito fácil de plantar. Esse vegetal além de ser rico em vitaminas A e C, possui inúmeros compostos fenólicos, como luteína e zeaxantina, e traz vários benefícios à saúde devido a presença de vitaminas A e C, bem como compostos fenólicos, com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórios.

Além disso, a rúcula possui minerais como potássio, cálcio, fósforo, magnésio e vitamina K. Podendo ser inserida e consumida na alimentação de diversas formas. Com um gosto forte, estas folhas são uma ótima opção para saladas, pizzas e até mesmo para o famoso molho pesto. Para melhorar, é possível colher sua própria rúcula a partir de 30 dias depois do plantio – uma opção de cultivo rápida e que pode incluir as crianças da casa, que vão ver rapidamente como é o ciclo dos alimentos naturais.

Seja em saladas, receitas ou até mesmo drinks, é possível incorporar a rúcula no cotidiano, e neste conteúdo, você irá aprender o passo a passo da plantação e os benefícios do vegetal para a saúde.


Ela pode ser cultivada em vasos, canteiros, direto no solo e também em cultivos semi-hidropônicos e hidropônicos. Não é necessário o seu plantio em grandes espaços, mas é importante que o local escolhido tenha luz do sol.
As sementes podem ser plantadas através de semeio direto no local definitivo ou por meio de mudas produzidas em sementeiras. Em caso de semeio direto, basta espalhar as mudas deixando de 10 a 15 cm entre plantas. Já em caso de produção de mudas em bandejas, podem ser utilizadas em média 6 a 8 sementes por célula.
Após o plantio é importante observar a drenagem do solo, pois se ficar encharcados podem prejudicar o desenvolvimento da rúcula e até mesmo promover ambiente favorável para o aparecimento de fungos nocivos. Portanto, a rega deve ser realizada moderadamente todos os dias e observando sempre se o solo está úmido, mas não encharcado.
Para um desenvolvimento adequado da rúcula é interessante fazer um manejo nutricional. Para esse processo, é importante colocar adubo rico em nitrogênio a cada 15 dias, mas sempre avaliando o solo e checando se as plantas estão se desenvolvendo bem.
Quanto à luminosidade, deve-se ter em média 6 horas por dia.

Hora da colheita

Após o período de 30 a 60 dias, é a hora de realizar a colheita das rúculas. E para colhê-las existem duas opções. Você pode arrancar a planta inteira, junto com as raízes ou cortar apenas as folhas que vai usar naquele momento. Se for colher as folhas, o ideal é escolher as que já estão maiores e mais desenvolvidas.

Depois de um tempo, a planta entra na sua fase reprodutiva, quando acontece o pendoamento – começam a aparecer flores ou botões florais. Se a rúcula chegar neste ponto, é possível que as folhas fiquem mais amargas e não agradem a todos os paladares.



Comentários

MAIS VISTOS DA SEMANA

Empadinha sem glúten recheada

Medicamentos humanos que podem ser receitados para cães e gatos, assim como as dosagens certas

Sacolé de morango com creme de avelã 🍓 - Geladinho Gourmet/Faça e Venda

MAIS VISTOS DA SEMANA

Bálsamo Que Cura

Pão Caseiro Francês

Detox de Ora-pro-nóbis com limão: veja receita e benefícios

Salpicão vegetariano

Benefícios da pimenta: um bom motivo para apimentar a comida

RECOMENDADOS PARA VOCÊ

Encontrou o que estava procurando?

VEJA MAIS!

Chá de Boldo Para Cães

Alimentação Natural : Tempero para Cães

Aprenda Como Desintoxicar o Corpo Pelo Pés (Desintoxicação Iônica)

Bolo de Fubá Para Diabéticos

Sabão Azul (Omo Caseiro Líquido)

Cachorro Pode Comer Colorau?