Benefícios da pimenta: um bom motivo para apimentar a comida

Para bom apreciador, uma gotinha de pimenta basta!


Existem pimentas para todos os gostos, das mais ardidas às mais suaves. Essa variedade de cores e sabores ganhou o coração da américa-latina, onde perpetua o seu reinado na culinária há séculos. Em países como o Brasil e o México, a pimenta é símbolo da cultura e tem papel indispensável na culinária. Não é possível pensar em comida baiana ou mexicana sem relembrar o ardido da pimenta, não é? Mas, além de ser um tempero saboroso, a pimenta possui diversas propriedades que fazem muito bem para a saúde.  Durante a leitura, você vai entender como a pimenta pode te ajudar a ter uma vida mais saudável.

Existem diferentes tipos desse fruto como pimenta-do-reino, pimenta-de-cheiro, pimenta caiena e pimenta dedo-de-moça, por exemplo, que variam na forma, cor, sabor e grau de picância, e que podem ser usados na forma fresca, seca ou em pó para temperar diversas preparações.

A pimenta é um fruto rico em antioxidantes, vitamina C, vitamina A e compostos alcaloides, que proporcionam diversos benefícios à saúde, como promover a perda de peso, manter a saúde do coração e aumentar as defesas, devido às suas propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e antimicrobianas.

Além disso, a capsaicina, que é um composto bioativo presente na pimenta, também pode ser usado como repelente na agricultura, na pecuária e na indústria farmacêutica. Termogênico natural, essa iguaria de inigualável sabor característico pode retardar o envelhecimento, diminuir as taxas de colesterol e até ajudar a prevenir o câncer.

Tipos de pimenta e como usar

Os principais tipos de pimenta são:

  • Pimenta-do-reino: pode ser usada como tempero para todos os tipos de pratos. 
  • Pimenta rosa: embora seja chamada de pimenta, esse é um fruto da planta aroeira-vermelha e tem um sabor mais suave e frutado, podendo ser usada em carnes vermelhas, saladas, sorvetes e chocolate;
  • Jalapeño: na forma fresca é conhecida como jalapeño. Quando está madura, desidratada e defumada, é conhecida como chipotle. Tem um sabor picante e levemente adocicado, sendo usado em pratos como nachos, salsas e tacos;
  • Pimenta-de-cheiro: uma pimenta com picância média e muito aromática, sendo indicada principalmente para temperar conservas, cozidos e ensopados;
  • Pimenta malagueta: possui alto teor de picância, podendo ser usada para temperar carnes, peixes e acarajé, um prato típico da Bahia;
  • Pimenta caiena: é uma pimenta bem picante, que pode ser usada na forma fresca ou em pó, em receitas de carnes, peixes, sopas, omeletes, molhos ou chocolates;
  • Dedo-de-moça: na forma desidratada, é conhecida como pimenta calabresa. A picância dessa pimenta varia de suave a média e pode ser usada para temperar conservas, molhos ou saladas;
  • Pimenta biquinho: por ter sabor muito leve e possuir pouca picância, é uma pimenta muito usada em receitas como peixes, saladas, molhos e geleias.

Quanto mais picante é a pimenta, maior é o conteúdo de capsaicina, composto que está presente principalmente nas sementes e nas nervuras da casca da pimenta.

Forte, ardida, picante. Quando você ouve falar de pimenta com certeza lembra de pelo menos alguma dessas características. O que você não imaginava é que esse alimento pode trazer tantos benefícios para a saúde.

Efeito antioxidante

As pimentas do gênero Capsicum (vermelha, malagueta, dedo-de-moça, cambuci, jalapeño, americana, cumari-do-pará, de cheiro, murupi, entre outras) possuem substâncias que previnem doenças como diabetes, câncer e problemas do coração. Os antioxidantes são importantes também por combaterem o envelhecimento precoce.

Facilita a digestão

Ingerir pimenta aumenta a salivação e a secreção gástrica, o que potencializa a produção de enzimas e suco gástrico e facilita a digestão.

Acelera o metabolismo

O consumo eleva a temperatura do organismo e aumento o gasto calórico. A presença de capsaicina também previne o acúmulo de gordura na região da barriga.

Ajuda a emagrecer

A pimenta vermelha pode ser útil no emagrecimento por estimular o sistema nervoso, gerando aumento da liberação de catecolaminas, noradrenalina e adrenalina. Essas substâncias diminuem o apetite.

Controle do colesterol

Com o consumo, os níveis do colesterol bom (LDL) e dos triglicerídeos ficam controlados. Assim, a pressão arterial também fica em dia.

Prevenção do câncer

Seus componentes são considerados quimiopreventivos, antimutagênicos e anticarcinogênicas, o que previne vários tipos de câncer.

Combate a diabete

A capsaicina reduz o nível de glicose sanguínea e aumenta as taxas de insulina.

Atua no sistema circulatório

Suas vitaminas A, C, algumas do complexo B, além do potássio e do cálcio fazem com que a pimenta seja ótima para o sistema circulatório. Suas substâncias impedem a formação de coágulos e aumentam o calibre dos vasos sanguíneos, diminuindo as chances de um ataque cardíaco ou AVC (acidente vascular cerebral).

Afasta a depressão e alivia a dor

Pela presença de adrenalina e noradrenalina, quem consome a pimenta acaba ficando em estado de alerta, o que melhora o ânimo de pessoas deprimidas. Ao aumentar o fluxo sanguíneo periférico ela pode ajudar em casos de enxaqueca. Além disso, a capsaicina atua em dores de cabeça, mucosite oral, alergia cutânea e tumor de pele.

Ação anti-inflamatória

Mais uma vez, a heroína é a capsaicina, que tem forte ação anti-inflamatória. Especialistas indicam o consumo diário de seis pimentas dedo-de-moça ou meia pimenta malagueta por dia, para atingir as taxas necessárias de capsaicina.

Agora é só dar um jeitinho de inserir a pimenta na sua dieta. Mas não cometa exageros para que o consumo não seja prejudicial à sua saúde. É importante lembrar que apesar de trazer benefícios para a saúde, o uso excessivo de pimentas pode irritar o intestino e piorar os sintomas de úlceras, gastrites e hemorroidas.



Comentários

MAIS VISTOS DA SEMANA

Medicamentos humanos que podem ser receitados para cães e gatos, assim como as dosagens certas

Bálsamo Que Cura

Pão Caseiro Francês

MAIS VISTOS DA SEMANA

Bálsamo Que Cura

Pão Caseiro Francês

Detox de Ora-pro-nóbis com limão: veja receita e benefícios

Salpicão vegetariano

RECOMENDADOS PARA VOCÊ

Encontrou o que estava procurando?

VEJA MAIS!

Chá de Boldo Para Cães

Alimentação Natural : Tempero para Cães

Aprenda Como Desintoxicar o Corpo Pelo Pés (Desintoxicação Iônica)

Bolo de Fubá Para Diabéticos

Sabão Azul (Omo Caseiro Líquido)

Cachorro Pode Comer Colorau?