Tumores que se alimentam de hormônios: saiba mais sobre os miomas

Repletos de artérias e veias, compostos de células do músculo do útero e de tecido fibroso, miomas podem ser verdadeiros “sugadores” de energia. Totalmente disformes, a esses tumores benignos, costumam estar associados sintomas como maior fluxo menstrual, dores no abdômen (as famosas cólicas) e, dependendo do quadro, uma anemia severa, com um maior cansaço no cotidiano, especialmente quando se trata da necessidade de maior esforço físico.


Menstruação pode indicar presença de miomas. Saiba quais são os sinais

Os miomas são tumores benignos que aparecem no útero devido a mudanças nas células que revestem o órgão. Eles surgem em razão de problemas hormonais que ocorrem no ciclo menstrual e podem causar problemas como dores e sangramentos excessivos.
O fluxo considerado normal dura entre quatro a seis dias e é possível ficar, pelo menos, quatro horas com absorvente externo e até seis, com o coletor menstrual. Ao longo dos dias, a quantidade de sangue também tende a diminuir.
Quando o fluxo é intenso, o sangramento permanece alto e a duração costuma ser maior do que seis dias. A troca de absorventes ocorre com mais frequência e, às vezes, chega a ser necessário o uso de dois métodos de contenção ao mesmo tempo.
“Quando a menstruação muda de padrão já é um sinal de alerta. Uma mulher que sempre teve um fluxo com duração de 5 dias com volume de sangue, por ela considerado normal e de repente percebe que seu fluxo passou a durar 7 dias com uma quantidade de sangue maior, devemos suspeitar de miomas
Outros indicadores de miomas uterinos são a presença de coágulos no fluxo ou de sangramentos de cor escura (marrom) fora do período menstrual. Os miomas podem causar aumento do volume abdominal e do pélvica. Em casos raros, os miomas pode causar infertilidade.

O mioma têm origem, em parte, pelo componente genético e também devido aos hormônios, como progesterona e estrogênio, que promovem o crescimento deles. Assim, as células desse tecido se multiplicam desordenadamente, fazem uma espécie de novelo a partir das fibras musculares do útero e vão formando nódulos.
O formato desse órgão é de uma pera invertida, como um triângulo de cabeça para baixo. Ele apresenta uma parede, uma parte interna e outra externa. Se o mioma está, por exemplo, situado dentro da cavidade do útero, é chamado de submucoso. Já o que se encontra na parede, no meio do músculo, é conhecido como intramural, e o que está por fora, na parte externa, é o subseroso”

Acerca disso, é interessante mencionar que um mioma que tenha, por exemplo, aproximadamente 1 centímetro e esteja dentro da cavidade do útero - sendo considerado, portanto, submucoso - é capaz de provocar muito mais sintomas do que um nódulo de 9 centímetros que se localize fora da parede uterina. “A depender do tamanho deles, os externos podem causar mais dores pélvicas e compressão de órgãos adjacentes

Assim, é de acordo com essa localização, mas também com o tamanho e número que os sintomas variam e, igualmente, a indicação terapêutica. Por outro lado, nem todas as mulheres têm de fazer o tratamento, pois não apresentam manifestações clínicas, mas nesses casos é importante monitorar os miomas, por meio de exames de imagens anuais. "Desse modo, por meio do acompanhamento, é possível verificar se está havendo um crescimento ou há uma estabilidade", afirma ginecologista. Diante da evolução do mioma, é necessário efetuar um planejamento de tratamento.



Diagnóstico

O diagnóstico é feito pelo ginecologista por meio de exames físicos e de imagem. Após o exame ginecológico e de palpação do abdômen, o médico indica a realização de ultrassom abdominal ou transvaginal.

Tratamento


Na maioria dos casos, a indicação para o tratamento de miomas costuma ser a retirada do útero. Se a paciente ainda deseja gestar, o médico pode indicar o uso de hormônios que podem ser veiculados através de DIUs ou implantes hormonais.

Essa via pode incluir o uso de hormônios para bloquear o sangramento, como as pílulas anticoncepcionais de uso contínuo, e anti-inflamatórios que aliviam a dor. Esses métodos têm a vantagem da facilidade e do custo baixo e a desvantagem de possíveis efeitos colaterais e da contraindicação para algumas pacientes.

Quando a pessoa não responde ao tratamento com drogas, pode-se lançar mão da opção cirúrgica

Também há a opção de cirurgias menos invasivas, em que apenas os nódulos de mioma são removidos e a anatomia e função do útero são restauradas. “Vale ressaltar que não são todos os casos em que a preservação uterina é possível, pois em alguns deles, os miomas crescem tanto e estão tão grandes que ao serem removidos não permitem mais a reconstrução e restauro do órgão. a cirurgia pode ser realizada por cirurgia aberta convencional, videolaparoscopia, robótica ou histeroscopia.

Outra opção é a embolização de artéria uterina. Trata-se de uma técnica minimamente invasiva na qual microsferas são inseridas na artéria que nutre o mioma, interrompendo o fluxo sanguíneo e causando, dessa forma, sua redução de tamanho. Já a radiofrequência guiada por ultrassom “cozinha” o mioma, também diminuindo o seu tamanho.


“O tratamento cirúrgico tem a vantagem de remover os miomas, mas pode envolver um período de recuperação mais longo e riscos inerentes ao procedimento, como infecção e sangramento.

Qualquer que seja a via escolhida, é importante adotar um estilo de vida saudável e ferramentas de manejo do stress. “O stress não provoca diretamente o aparecimento dos miomas, mas pode desencadear seus sintomas. Aqueles miomas que estão quietos podem acordar e causar desconforto depois de um período muito estressante

Comentários

MAIS VISTOS DA SEMANA

Medicamentos humanos que podem ser receitados para cães e gatos, assim como as dosagens certas

Bálsamo Que Cura

Pão Caseiro Francês

MAIS VISTOS DA SEMANA

Bálsamo Que Cura

Detox de Ora-pro-nóbis com limão: veja receita e benefícios

Pão Caseiro Francês

Salpicão vegetariano

Benefícios da pimenta: um bom motivo para apimentar a comida

RECOMENDADOS PARA VOCÊ

Encontrou o que estava procurando?

VEJA MAIS!

Chá de Boldo Para Cães

Alimentação Natural : Tempero para Cães

Aprenda Como Desintoxicar o Corpo Pelo Pés (Desintoxicação Iônica)

Bolo de Fubá Para Diabéticos

Sabão Azul (Omo Caseiro Líquido)

Cachorro Pode Comer Colorau?