Porquinho-da-Índia, um simpático pet brasileiro , saiba como cuidar!


Apesar do que o nome sugere, o Porquinho-da-Índia não é natural da Índia, nem mesmo é um porquinho. Esse simpático roedor, na verdade, é originário de países da América do Sul, como o Brasil, Chile, Colômbia e Equador. O nome “Guinea Pig”, de acordo com historiadores, se deve a uma confusão dos navegadores que atracaram no Brasil, enquanto buscavam chegar até a Índia. O Porquinho-da-Índia Inglês (que, curiosamente, não é da Inglaterra) é uma das raças mais comuns no Brasil e se tornou também muito popular em todo o mundo. Na natureza, esses bichinhos costumam viver em bandos e têm hábitos noturnos, para não se tornarem alvos fáceis para seus predadores. Por isso, mesmo como animais de estimação, eles costumam dormir boa parte do dia, sendo pets perfeitos para tutores que precisam passar parte do dia fora de casa, além de serem indicados para crianças maiores.

Uma das características mais notáveis do porquinho-da-índia é a sua sociabilidade. É um animal muito sociável e que gosta de viver em grupos, por isso é recomendado manter pelo menos dois deles juntos. Expressivo, emite uma grande variedade de sons para se comunicar, incluindo guinchos, ronronados e assobios.

O Porquinho-da-Índia Inglês pode ser encontrado com pelos curtos ou longos, nas cores branca, preta e caramelo. Medem cerca de 25 cm, quando adultos, e pesam até 1 kg – mais do que isso já é considerado sobrepeso e pode trazer problemas para a saúde do animal.

É um pet herbívoro e se alimenta principalmente de feno, vegetais e frutas frescas. Tem uma expectativa de vida média de 5 a 8 anos. É relativamente fácil de cuidar, o que o torna uma ótima opção para famílias com crianças.

Veja como cuidar de um porquinho-da-índia

Os porquinhos-da-índia são muito curiosos e adoram explorar o ambiente ao seu redor. Logo, precisam de um espaço amplo para se movimentar, brincar e se exercitar. Uma gaiola espaçosa com fundo plano é essencial para mantê-los confortáveis. Além disso, é importante fornecer um ambiente seguro e confortável, com uma área para dormir e descansar.

Cuidados com a gaiola
É importante manter a gaiola dos porquinhos-da-índia sempre higienizada. Ela deve ser limpa regularmente, pelo menos uma vez por semana, e a cama deve ser trocada com frequência. Além disso, é importante manter a área de alimentação limpa.

Atenção com a alimentação
Esse animal precisa de uma dieta rica em fibras. O feno é uma parte essencial da dieta e deve ser fornecido em quantidades ilimitadas. Além disso, ele deve ser alimentado com vegetais frescos e frutas, em pequenas quantidades. É importante evitar comidas processadas e com alto teor de açúcar, a fim de não colocar a saúde do pet em risco. Também precisa de acesso à água limpa e fresca o tempo todo. Por isso, certifique-se de que o recipiente de água esteja sempre limpo e abastecido.

A dieta básica deve consistir principalmente:

  • Feno de boa qualidade: O feno deve ser a base da alimentação de um Porquinho-da-Índia. Forneça feno fresco e limpo o tempo todo para ajudar na digestão e no desgaste dos dentes;
  • Pellets específicos para Porquinhos-da-Índia: Os pellets comerciais feitos para essa espécie são formulados para atender às suas necessidades nutricionais.
  • Evite alimentos de coelho ou de outros roedores, pois podem não ser adequados;
  • Vegetais frescos: Forneça uma variedade de vegetais frescos, como pimentão, couve, alface romana, espinafre, pepino e cenoura. Evite alimentos ricos em oxalatos, como espinafre e acelga, em excesso, pois podem levar a problemas renais;
  • Frutas em moderação: As frutas, como maçãs, peras e morangos, podem ser oferecidas ocasionalmente como petiscos, devido ao alto teor de açúcar. Limite o consumo de frutas para evitar problemas de saúde.

Já entre os alimentos proibidos estão:

  • Alimentos processados, doces e alimentos para humanos;
  • Alimentos ricos em amido, como pão e cereais;
  • Alimentos tóxicos para Porquinhos-da-Índia, como batatas cruas, cebolas, alho, chocolate e café.


Cuidados veterinários
O porquinho-da-índia deve receber cuidados veterinários regulares para garantir sua saúde e seu bem-estar. Por isso, certifique-se de levá-lo ao veterinário para exames regulares e para tratar qualquer problema que possa surgir.

Cuidados com a higiene

Porquinhos-da-Índia, ao contrário dos cães, não precisam de banhos regulares. Os banhos, na verdade, podem ser prejudiciais à saúde desses animais que, geralmente, se limpam sozinhos.
“Em condições normais, o tutor não deve dar banho em um Porquinho-da-Índia, a menos que haja uma razão específica, como, por exemplo, se eles estiverem muito sujos ou tiverem algum problema de pele que exija tratamento recomendado por um veterinário.


Cuidados com os dentes

Para os cuidados com os dentes, que estão em constante crescimento, Simone indica que o tutor forneça sempre feno de qualidade. “O feno é importante para o desgaste natural dos dentes dos Porquinhos-da-Índia. A mastigação do feno ajuda a evitar o crescimento excessivo dos dentes.”
Além do feno, é necessário se certificar de que a dieta do Porquinho-da-Índia inclua alimentos fibrosos, como vegetais folhosos. “Isso também ajuda a desgastar os dentes
O tutor deve inspecionar os dentes do animal regularmente em busca de sinais de crescimento excessivo, dentes quebrados ou problemas dentários. Se notar algo incomum, deve consultar um veterinário.
Quando o desgaste dos dentes não é feito naturalmente, o pet precisa passar por um tratamento de correção


Cuidados com as unhas
As unhas dos Porquinhos-da-Índia podem crescer rapidamente e precisam ser cortadas regularmente. O recomendado é que o tutor examine as unhas do pet ao menos uma vez a cada duas semanas, para ver se estão muito compridas. “Se começarem a curvar ou parecerem desconfortáveis para o animal, é hora de cortá-las.”
“Use um cortador de unhas apropriado para animais de pequeno porte e tenha cuidado para não cortar muito próximo à veia”, diz a veterinária, que alerta: “Se não se sentir confortável em cortar as unhas do seu Porquinho-da-Índia, é melhor procurar a ajuda de um veterinário.”

Comentários

MAIS VISTOS DA SEMANA

Rabo-de-macaco: como criar mudas do cacto pendente

Empadinha sem glúten recheada

Benefícios da pimenta: um bom motivo para apimentar a comida

MAIS VISTOS DA SEMANA

Bálsamo Que Cura

Detox de Ora-pro-nóbis com limão: veja receita e benefícios

Pão Caseiro Francês

Salpicão vegetariano

Benefícios da pimenta: um bom motivo para apimentar a comida

RECOMENDADOS PARA VOCÊ

Encontrou o que estava procurando?

VEJA MAIS!

Chá de Boldo Para Cães

Alimentação Natural : Tempero para Cães

Aprenda Como Desintoxicar o Corpo Pelo Pés (Desintoxicação Iônica)

Bolo de Fubá Para Diabéticos

Sabão Azul (Omo Caseiro Líquido)

Cachorro Pode Comer Colorau?