Benefícios do Quiabo e Como Plantar em Casa

Muito presente no prato dos brasileiros, o quiabo é um alimento considerado saudável e que pode trazer muitos benefícios para quem o consome. "Geralmente, o quiabo é servido no almoço ou jantar, acompanhando os alimentos básicos da alimentação brasileira, como arroz, feijão e carnes.

Apesar de ele ser muito famoso pela sua baba, algumas pessoas costumam tirá-la na hora do preparo. Para extrair a baba do quiabo, existem algumas opções. Uma delas é cortar as pontas do alimento e deixá-lo de molho em água com limão por cerca de 30 minutos, e depois lavá-lo e secá-lo para o preparo. Uma outra dica é colocá-lo em uma panela com óleo em fogo médio e mexer até que a baba se separe dele."

Entre as propriedades nutricionais do quiabo, está uma boa quantidade de fibras, vitamina C, ácido fólico e antioxidantes, que ajudam a combater os radicais livres e melhoram o sistema imunológico.

Já as sementes são ricas em proteínas, e, por isso, o quiabo também ajuda na melhora do trato intestinal. Seu consumo contribui para o combate de verminoses, diarreia e problemas no estômago."

Além de serem importantes para o funcionamento do intestino, as fibras presentes no quiabo ajudam a controlar os níveis de colesterol e gordura no sangue. Contribuem também para regular os níveis de glicemia, já que interfere na absorsão de glicose. O consumo regular de quiabo beneficia ainda a estrutura óssea, já que ele é rico em potássio e cálcio, dois minerais fundamentais para fortalecer os ossos e dentes.

O potássio auxilia na prevenção de doenças cardíacas, visto que ele ajuda a controlar a pressão arterial. O quiabo também é rico em vitamina C, componente essencial para fortalecer o sistema imunológico, e em ácido fólico, essencial durante a gestação.

Como plantar em um vaso?

vasos vazios.

Se você não tem um jardim em casa e pensa em plantar quiabo em um vaso, não se preocupe porque isso é possível. Primeiro, é importante escolher o melhor recipiente. Veja o que considerar.

  • Vaso grande e com boa profundidade é ideal para abrigar as longas raízes do quiabo;
  • Vaso preto é mais recomendado, afinal o fruto adora o calor, e a cor absorve mais a luz solar;
  • Vaso com furos para a água sair depois da rega é essencial. Assim, a drenagem é feita sem problemas.

Lembre-se que, além do vaso, é importante colocar alguns cascalhos na superfície. Dessa forma, você evita acúmulo de água, mantendo as raízes saudáveis.

Cuidado com a troca da muda

Caso decida plantar quiabo no vaso, chegará um momento em que será preciso trocar a muda de lugar. Para isso, você deve ter um cuidado extra, já que o sistema radicular do fruto torna o processo muito delicado. Confira o que fazer.

  • Prepare o vaso com o solo e cave um buraco profundo, no qual os quiabos vão crescer;
  • Remova as mudas cuidadosamente e as coloque onde fez o buraco;
  • Confira se elas possuem cerca de 40 cm de distância uma da outra;
  • Por último, regue as mudas até que as raízes se estabeleçam.

  • Quando plantar quiabo?

  • Afinal, qual é o melhor mês para plantar quiabo? A resposta depende do lugar que você mora. Nas regiões em que as baixas temperaturas predominam, a melhor época de plantio é entre setembro e janeiro.

    Agora, se você vive em uma região em que o clima é mais ameno, a melhor época para começar a plantar quiabo é de agosto a março. Em contrapartida, se as altas temperaturas são predominantes, você não terá problemas, afinal pode cultivar o fruto o ano todo.

    Porém, é importante lembrar que existem temperaturas ideais que determinam quando plantar quiabo: entre 20 e 25ºC. Também é possível ter boas colheitas em temperaturas abaixo de 18ºC ou acima de 35ºC, quando há a queda das flores e dos frutos.

  • Solo

    Sabia que existe o solo ideal para o cultivo do quiabo? Ele deve ser leve, solto e fértil. Inclusive, o pH deve estar entre 6,5 e 7,6. Ela precisa ser drenado para a água não apodrecer as raízes.

    Uma dica importante: sempre prefira os solos de envasamento, principalmente se for cultivar o fruto no vaso. Além disso, saiba que os compostos orgânicos adicionam saúde à sua planta.

    Irrigação

    Ao contrário de outras plantas mais exigentes, o quiabo sobrevive a grandes períodos sem água, mas não exagere! Quando as sementes estiverem germinando, a rega deve ser constante, feita uma vez na semana, pelo menos.

    Colheita

    A colheita do quiabo é rápida. Em geral, os frutos se tornam comestíveis de 50 a 60 dias depois de plantados. Porém, quando for colhê-los, lembre-se de ter uma faca afiada para retirá-los sem danificar o caule.

    É importante colher com frequência. Também vale ficar atento se o fruto está realmente maduro, para não interromper o ciclo. Na maioria das vezes, ele está macio e tem o tamanho de um dedo.



Comentários

Postar um comentário

MAIS VISTOS DA SEMANA

Empadinha sem glúten recheada

Medicamentos humanos que podem ser receitados para cães e gatos, assim como as dosagens certas

Benefícios da pimenta: um bom motivo para apimentar a comida

MAIS VISTOS DA SEMANA

Bálsamo Que Cura

Pão Caseiro Francês

Detox de Ora-pro-nóbis com limão: veja receita e benefícios

Salpicão vegetariano

Benefícios da pimenta: um bom motivo para apimentar a comida

RECOMENDADOS PARA VOCÊ

Encontrou o que estava procurando?

VEJA MAIS!

Chá de Boldo Para Cães

Alimentação Natural : Tempero para Cães

Aprenda Como Desintoxicar o Corpo Pelo Pés (Desintoxicação Iônica)

Bolo de Fubá Para Diabéticos

Sabão Azul (Omo Caseiro Líquido)

Cachorro Pode Comer Colorau?