As quatro fases da enxaqueca - Pródromo, aura, dor e pósdromo: entenda sintomas de cada fase da enxaqueca e como lidar

 Olá, bem vindos aqui de volta!


Se você chegou até esse post, é provável que você ou algum conhecido saiba o que é uma ENXAQUECA, e com certeza, assim como eu, deve saber o que SIGNIFICA ter essa dor de CABEÇA. Pois bem, eu resolvi fazer esse post porque,  como todos que acompanham o blog e o canal sabem, eu tenho enxaqueca, e inclusive ja falei aqui um pouquinho sobre o Magnésio Malato e os medicamentos que meu organismo teve eficácia contra a dor. Mas hoje, não quero me atentar sobre a dor nesse início de artigo, mas sim, como reconhecer a enxaqueca e possivelmente nos prevenirmos contra dor. 

Para quem tem enxaqueca, entender melhor esta condição é fundamental. Pouca gente sabe que a crise de enxaqueca tem quatro fases, cada uma com seus próprios sintomas em potencial. Nem todo mundo experiencia todas as fases, pois cada caso tem suas características particulares. Conheça no post de hoje essas quatro fases e saiba quais são seus principais sintomas potenciais.

FASE 1 – PRÓDROMO ou PREMONITÓRIA

  Esta fase inicial pode começar horas e até dias antes de uma crise. Cerca de 30 a  40 % das pessoas com enxaqueca passam por essa fase, que pode ser útil no sentido de alertar que uma nova crise está se aproximando. Alguns dos sintomas potenciais são:

  • Constipação
  • Dificuldade de se concentrar
  • Fadiga
  • Bocejos constantes
  • Aumento da sede
Aqui, eu faço uma pequena observação :
Eu sinto essa fase com um pouco de irritação para ouvir vozes ou rádio e televisão, eu prefiro o silêncio, além de sentir muita fadiga, cansaço extremo ao ponto de um copo ser pesado em minhas mãos. E alguns grupos que acompanho, já ouvi relatos de pessoas sentirem muitas dores no corpo ou nas pernas. E esse é um relato verdadeiro, já que em algumas vezes, também já percebi nessa fase.
A dificuldade de concentração também é bem discreta, mas perceptível quando num diálogo você responde tudo o que a pessoa não está dialogando e acaba esquecendo tudo o que estava fazendo ou que iria fazer. Isso também eu sinto e confesso, me sinto "fora da realidade" e me faço parecer boba algumas vezes.

Agora continuando a segunda fase ...






FASE 2 – AURA

A aura pode acontecer antes ou até durante a enxaqueca. Costuma afetar apenas 25% dos pacientes. Trata-se de um sintoma ligado ao sistema nervoso. Mais comumente, são distúrbios visuais, mas também podem ser sensações táteis ou de movimento.  Os sintomas começam gradualmente e duram de 20 a 60 minutos. São exemplos de sintomas desta fase:

  • Enxergar formas, pontos de claridade ou raios de luz
  • Perda de visão
  • Sensações de agulhadas nos braços ou pernas
  • Sensação de dormência na face
  • Ouvir barulho
  • Movimentos descontrolados
Sim, aqui atento aos sinais de barulho, como disse anteriormente, é uma fase que já me perturba dias antes da dor. Agora, aos focos de luzes, sim, minhas enxaquecas são com aura, e percebo esses pontos mais fortes na fase da dor, o que inclusive, toda e qualquer claridade incomoda. E aos movimentos descontrolados, sim, me atrevo a dizer que já aconteceu algumas poucas vezes.











FASE 3 – CRISE DE ENXAQUECA

Se não tratada, a crise de enxaqueca costuma durar de 4 a 72 horas. A frequência com que elas ocorrem variam muito para cada pessoa. Os principais sintomas são:

  • Dor latejante e pulsante geralmente de um lado, mas pode ocorrer em ambos os lados da cabeça
  • Sensibilidade a luz, sons
  • Piora com atividade física
  • Confusão
  • Tontura
  • Náusea/vômito
  • Visão turva
Aqui, eu relato a vocês que é a pior fase, tanto para mim quanto para vocês, eu costumo chamar essa dor de "DOR ARDIDA". Talvez vocês me dêem outro nome, mas eu sinto claramente, uma dor forte que chega a arder.










FASE 4 – PÓSDROMO ou RESOLUÇÃO

Muitas pessoas relatam uma sensação de “ressaca” após a crise de enxaqueca. Essa sensação é a quarta fase da enxaqueca, conhecido como pósdromo. Os sintomas costumam durar algumas horas, ou até poucos dias:

  • Fadiga
  • Diminuição da capacidade cognitiva
E sim, o cansaço em todas as fases para mim, é um incômodo fora do normal, porque sou uma pessoa bem ativa, e essa é uma fase em que todas nós deveríamos respeitar nosso corpo ao repouso, mas confesso que me pego a todo tempo brigando comigo mesma para continuar minhas atividades normais e não me entregar a esse cansaço, que se você não souber entender que fazem parte das fases da enxaqueca, você chamará esse cansaço extremo de : Preguiça! E não é!

Depois que a dor de cabeça intensa passa, alguns sintomas da primeira fase podem tornar a aparecer, como sonolência, dificuldade de concentração ou até mesmo uma dor de cabeça leve e residual. A última fase pode durar até 48 horas.

Existem muitos tratamentos farmacológicos e não farmacológicos para a doença, mas um dos grandes problemas é que os pacientes não conhecem seu tipo específico de enxaqueca e, portanto, não recebem o tratamento adequado, muitas vezes recorrendo à automedicação. O que nesse caso, muitos recorrem aos analgésicos em excesso, na busca de amenizar a dor, e ocorre como no meu caso, analgésico NENHUM resolve. 
Segundo especialistas², no tratamento agudo da enxaqueca, o uso de analgésicos sem orientação adequada pode se tornar prejudicial ao organismo conforme a continuidade de sua ingestão.

Já o tratamento profilático, ou seja, de prevenção, tem como objetivo reduzir a frequência das crises de enxaqueca. Esse tipo de tratamento é benéfico no aumento da capacidade funcional dos pacientes em suas atividades diárias e qualidade de vida, e tem indicação de uso quando esse paciente apresenta 3 ou mais dias de cefaleias decorrentes da enxaqueca por mês. Por isso, é importante compreender qual o seu tipo de enxaqueca e o tratamento mais adequado para o seu corpo. 

Mas aqui, trago mais especificamente para vocês, um vídeo falando mais sobre os medicamentos que eu tomo. 👇👇 aproveitando para informar vocês aqui nesse artigo, que quando gravei esse vídeo, a neosaldina ainda tirava algumas enxaquecas mais leves, e hoje, somente faço uso no Naramig (Cloridrato de Naratriptana, se pedir por esse nome, o genérico é mais em conta).

Poderia aqui citar, mais alguns nomes dos medicamentos que o neurologista me receitou, mas confesso que foram tantos até chegar no Naramig, que já não me lembro mais, infelizmente. 

Mas e você? Se chegou a esse post, com certeza também faz algum tratamento, me conta aqui embaixo, o que você toma para prevenção e para as dores?

Eu espero ter te ajudado pelo menos um pouquinho com esse post!

Comentários

MAIS VISTOS DA SEMANA

Empadinha sem glúten recheada

Medicamentos humanos que podem ser receitados para cães e gatos, assim como as dosagens certas

Sacolé de morango com creme de avelã 🍓 - Geladinho Gourmet/Faça e Venda

MAIS VISTOS DA SEMANA

Bálsamo Que Cura

Detox de Ora-pro-nóbis com limão: veja receita e benefícios

Pão Caseiro Francês

Salpicão vegetariano

Benefícios da pimenta: um bom motivo para apimentar a comida

RECOMENDADOS PARA VOCÊ

Encontrou o que estava procurando?

VEJA MAIS!

Chá de Boldo Para Cães

Alimentação Natural : Tempero para Cães

Aprenda Como Desintoxicar o Corpo Pelo Pés (Desintoxicação Iônica)

Bolo de Fubá Para Diabéticos

Sabão Azul (Omo Caseiro Líquido)

Cachorro Pode Comer Colorau?