Influência do PH em nosso organismo, quais os riscos? Tratamento.

 PH é uma sigla para Potencial Hidrogeniônico, que trata sobre a concentração de íons de Hidrogênio em qualquer substância. Quanto menor o PH, maior a concentração desses íons.

O índice e, consequentemente a influência do PH, pode variar de acordo com a composição e a temperatura em questão. Em nosso organismo não é diferente, o PH varia conforme a concentração de sais, ácidos, metais, etc.

A influência do PH para o corpo humano é muito significativa, pois ele diz respeito aos índices de acidez, neutralidade e alcalinidade que influenciam todo o organismo. A destoxificação é uma alternativa para quem encontra-se em desequilíbrio com o seu PH e deseja restaurar as suas plenas condições de saúde.

Para que o corpo humano seja considerado livre de problemas relacionados ao PH, seu índice no sangue deve ser equivalente a 7, indicando que ele está pouco alcalino.

Quando o nível de acidez é elevado (acidose) nos tecidos do corpo essa é uma das causas fundamentais do aparecimento de várias doenças, ficando o organismo mais propenso a sofrer problemas crônicos como: diabetes, obesidade, enxaqueca, catarata, câncer, artrite, reumatismo, hipertensão arterial, problemas cardíacos, alergias, osteoporose, entre outras.

A acidose destrói os ossos, pois o corpo tem que roubar alcalinizantes minerais a partir deles, para manter o pH do sangue.

Entre os principais sintomas do desequilíbrio do PH no corpo estão situações como:

Os sintomas de um PH desequilibrado incluem: Azia (sensação de queimação no estomago), Flatulência, Arrotos e Sensação de saciedade depois de comer pequenas quantidades de alimentos.


  • Insônia,
  • Retenção de água
  • Enxaqueca
  • Prisão de ventre com diarréia,
  • Cansaço, sensação de queimação na língua e na boca
  • Halitose.

Quando o pH se altera, o sangue reage e como consequência, rouba os nutrientes necessários para o correto funcionamento dos órgãos vitais. Por sua vez, a pessoa afetada pode sentir:

  • Freqüentes sensações de cansaço,
  • Problemas digestivos,
  • Desmineralização das unhas e do cabelo.
  • Como resolver este problema?

    Podemos resolver esses problemas, mantendo uma dieta com alimentos que ajudem o organismo a manter o correto equilíbrio entre acidez alcalinidade.

    A dieta ideal deve ter uma relação natural de quatros partes alcalinas para uma parte de ácida.

    Lista dos possíveis alimentos com reação ácida e com reação alcalina"O estresse e má alimentação são fatores que deixam o pH mais ácido, logo devemos cuidar tanto da nossa alimentação como do nossa mente", aconselha a especialista. Segundo ela, quando reduzimos o consumo dos alimentos ácidos, diminuímos a inflamação das células, aceleramos o metabolismo, fortalecemos nosso organismo e até a perda de peso se torna mais eficaz.


    Alimentos que equilibram o pH no sangue


    Vegetais de folhas verdes -
     Couve, acelga, alface, espinafre e rúcula são exemplos de vegetais de folhas verdes que alcalinizam o sangue e ainda agregam fibras, minerais e vitaminas a dieta.

    Salsa - Além de ser alcalinizante, a salsa é um excelente diurético e desintoxicante.

    Abacate - Tem dois tipos de gorduras em sua composição que são benéficas e ajudam a controlar os níveis de triglicérides e colesterol presentes no sangue, o que reduz o risco de doenças cardiovasculares.

    Brócolis - Entre os muitos benefícios desse vegetal, está a presença abundante de vitamina B9, o ácido fólico, que contribui para a saúde cardiovascular, ajuda a controlar anemias, reduz os riscos de mal de Alzheimer e garante uma gravidez saudável.

    Água de coco - Já é conhecida como um potente reidratante natural, e ainda é rica em cálcio, manganês, magnésio, cobre, ferro, vitaminas do complexo B (B1, B2 e B5), A e C, que fazem dela um eficiente antioxidante.

  • Limão reduz a acidez estomacal

    A fruta, apesar de ácida, é essencial para aumentar o pH do estômago (isto é, reduzir sua acidez) e alcalinizar o sangue. Rica em vitamina C, o limão ainda reforça a imunidade, combatendo gripes e resfriados e aliviando inflamações nas vias respiratórias.

    Couve é antioxidante

    Extremamente nutritiva, a couve é fonte de vitaminas e minerais para o organismo. Possui uma baixa quantidade de sódio, tem função antioxidante, protegendo-nos da ação dos radicais livres.

    Couve-flor é fonte de vitaminas

    Uma aliada na manutenção dos ossos, a couve-flor é uma boa pedida quando o assunto é valor nutricional. É rica em vitaminas do complexo B, C e K, além da presença dos minerais: cálcio, magnésio, potássio e fósforo. O alimento pode ser muito benéfica para auxiliar na indigestão, no combate ao diabetes, obesidade e hipertensão.

    Chá dente-de-leão é rico em minerais

    Com uma variedade de propriedades, a planta dente de leão pode trazer mais benefícios para o organismo do que você imagina. Além de alcalinizar o sangue, o chá é rico em vitaminas A, B6 e C e contém minerais essenciais para o bom funcionamento do nosso corpo, como cálcio, potássio e ferro.

    Brotos de alfafa combatem a obesidade

    Da mesma família do feijão, o alimento é bem conhecido por auxiliar no combate a obesidade, além disso, suas propriedades são fundamentais para regular o intestino e auxiliar na digestão. O broto é fonte de ácido fólico, magnésio, cálcio, potássio, zinco, selênio, ferro e vitaminas B, C, D, E, e K.

    Alho ajuda no controle da pressão arterial

    Um dos temperos mais utilizados, o alho é um alimento saudável e muito rico em nutrientes essenciais para o organismo. Boa fonte e vitaminas C e B6, o alho ajuda a reduzir a propensão de câncer de pele e de próstata, auxilia na prevenção de doenças cardiovasculares e ainda ajuda no controle da pressão arterial.

    Cebola alivia problemas respiratórios

    Rica em quercetina, uma flavonoide importante para o bem-estar do nosso corpo, o alimento tem propriedades anti-inflamatórias, antianêmicas e antiasmáticas, além de ajudar a combater o colesterol e aliviar problemas respiratórios.

    Agrião traz benefícios à saúde cerebral

    Um dos mais antigos vegetais consumidos, o agrião é rico em antioxidantes como a vitamina A e C, além da clorofila que atua diretamente no nosso sistema imunológico. Faz parte do grupo das "folhas verdes escuras" que trazem desde benefícios a saúde cerebral à saúde da pele.

    Algas marinhas também são alimentos alcalinos

    Consideradas um "presente do mar" para os nossos pratos, as algas, como chlorella e spirulina, por exemplo, também são ótimas fontes de vitamina A, B e C e ricas em sais minerais, como o iodo, que é essencial para o funcionamento da tireoide e ajuda a combater a anemia.

    Estudos comprovaram que as algas ajudam na prevenção da leucemia, hipertensão e auxilia as funções naturais do sistema digestivo, além de complementarem uma alimentação saudável e serem consideradas um "superalimento" por possuírem um teor proteico alto e uma elevada quantidade de clorofila.

Comentários

MAIS VISTOS DA SEMANA

Benefícios da Pimenta Para Fibromialgia

Salpicão vegetariano

BOLINHO FIT DE FRIGIDEIRA OU MICRO

MAIS VISTOS DO MÊS

Salpicão vegetariano

Benefícios do Agrião

Desintoxicação Pelos Pés Com Alho

Planta para diabete - Saião para diabetes tipo 2? O poder das plantas medicinais para tratar essa e outras doenças

RECOMENDADOS PARA VOCÊ

Encontrou o que estava procurando?

VEJA MAIS!

Salpicão vegetariano

Chá de Boldo Para Cães

Aprenda Como Desintoxicar o Corpo Pelo Pés (Desintoxicação Iônica)

Alimentação Natural : Tempero para Cães

Bolo de Fubá Para Diabéticos

Sabão Azul (Omo Caseiro Líquido)