Influência do PH em nosso organismo, quais os riscos? Tratamento.

 PH é uma sigla para Potencial Hidrogeniônico, que trata sobre a concentração de íons de Hidrogênio em qualquer substância. Quanto menor o PH, maior a concentração desses íons.

O índice e, consequentemente a influência do PH, pode variar de acordo com a composição e a temperatura em questão. Em nosso organismo não é diferente, o PH varia conforme a concentração de sais, ácidos, metais, etc.

A influência do PH para o corpo humano é muito significativa, pois ele diz respeito aos índices de acidez, neutralidade e alcalinidade que influenciam todo o organismo. A destoxificação é uma alternativa para quem encontra-se em desequilíbrio com o seu PH e deseja restaurar as suas plenas condições de saúde.

Para que o corpo humano seja considerado livre de problemas relacionados ao PH, seu índice no sangue deve ser equivalente a 7, indicando que ele está pouco alcalino.

Quando o nível de acidez é elevado (acidose) nos tecidos do corpo essa é uma das causas fundamentais do aparecimento de várias doenças, ficando o organismo mais propenso a sofrer problemas crônicos como: diabetes, obesidade, enxaqueca, catarata, câncer, artrite, reumatismo, hipertensão arterial, problemas cardíacos, alergias, osteoporose, entre outras.

A acidose destrói os ossos, pois o corpo tem que roubar alcalinizantes minerais a partir deles, para manter o pH do sangue.

Entre os principais sintomas do desequilíbrio do PH no corpo estão situações como:

Os sintomas de um PH desequilibrado incluem: Azia (sensação de queimação no estomago), Flatulência, Arrotos e Sensação de saciedade depois de comer pequenas quantidades de alimentos.


  • Insônia,
  • Retenção de água
  • Enxaqueca
  • Prisão de ventre com diarréia,
  • Cansaço, sensação de queimação na língua e na boca
  • Halitose.

Quando o pH se altera, o sangue reage e como consequência, rouba os nutrientes necessários para o correto funcionamento dos órgãos vitais. Por sua vez, a pessoa afetada pode sentir:

  • Freqüentes sensações de cansaço,
  • Problemas digestivos,
  • Desmineralização das unhas e do cabelo.
  • Como resolver este problema?

    Podemos resolver esses problemas, mantendo uma dieta com alimentos que ajudem o organismo a manter o correto equilíbrio entre acidez alcalinidade.

    A dieta ideal deve ter uma relação natural de quatros partes alcalinas para uma parte de ácida.

    Lista dos possíveis alimentos com reação ácida e com reação alcalina"O estresse e má alimentação são fatores que deixam o pH mais ácido, logo devemos cuidar tanto da nossa alimentação como do nossa mente", aconselha a especialista. Segundo ela, quando reduzimos o consumo dos alimentos ácidos, diminuímos a inflamação das células, aceleramos o metabolismo, fortalecemos nosso organismo e até a perda de peso se torna mais eficaz.


    Alimentos que equilibram o pH no sangue


    Vegetais de folhas verdes -
     Couve, acelga, alface, espinafre e rúcula são exemplos de vegetais de folhas verdes que alcalinizam o sangue e ainda agregam fibras, minerais e vitaminas a dieta.

    Salsa - Além de ser alcalinizante, a salsa é um excelente diurético e desintoxicante.

    Abacate - Tem dois tipos de gorduras em sua composição que são benéficas e ajudam a controlar os níveis de triglicérides e colesterol presentes no sangue, o que reduz o risco de doenças cardiovasculares.

    Brócolis - Entre os muitos benefícios desse vegetal, está a presença abundante de vitamina B9, o ácido fólico, que contribui para a saúde cardiovascular, ajuda a controlar anemias, reduz os riscos de mal de Alzheimer e garante uma gravidez saudável.

    Água de coco - Já é conhecida como um potente reidratante natural, e ainda é rica em cálcio, manganês, magnésio, cobre, ferro, vitaminas do complexo B (B1, B2 e B5), A e C, que fazem dela um eficiente antioxidante.

  • Limão reduz a acidez estomacal

    A fruta, apesar de ácida, é essencial para aumentar o pH do estômago (isto é, reduzir sua acidez) e alcalinizar o sangue. Rica em vitamina C, o limão ainda reforça a imunidade, combatendo gripes e resfriados e aliviando inflamações nas vias respiratórias.

    Couve é antioxidante

    Extremamente nutritiva, a couve é fonte de vitaminas e minerais para o organismo. Possui uma baixa quantidade de sódio, tem função antioxidante, protegendo-nos da ação dos radicais livres.

    Couve-flor é fonte de vitaminas

    Uma aliada na manutenção dos ossos, a couve-flor é uma boa pedida quando o assunto é valor nutricional. É rica em vitaminas do complexo B, C e K, além da presença dos minerais: cálcio, magnésio, potássio e fósforo. O alimento pode ser muito benéfica para auxiliar na indigestão, no combate ao diabetes, obesidade e hipertensão.

    Chá dente-de-leão é rico em minerais

    Com uma variedade de propriedades, a planta dente de leão pode trazer mais benefícios para o organismo do que você imagina. Além de alcalinizar o sangue, o chá é rico em vitaminas A, B6 e C e contém minerais essenciais para o bom funcionamento do nosso corpo, como cálcio, potássio e ferro.

    Brotos de alfafa combatem a obesidade

    Da mesma família do feijão, o alimento é bem conhecido por auxiliar no combate a obesidade, além disso, suas propriedades são fundamentais para regular o intestino e auxiliar na digestão. O broto é fonte de ácido fólico, magnésio, cálcio, potássio, zinco, selênio, ferro e vitaminas B, C, D, E, e K.

    Alho ajuda no controle da pressão arterial

    Um dos temperos mais utilizados, o alho é um alimento saudável e muito rico em nutrientes essenciais para o organismo. Boa fonte e vitaminas C e B6, o alho ajuda a reduzir a propensão de câncer de pele e de próstata, auxilia na prevenção de doenças cardiovasculares e ainda ajuda no controle da pressão arterial.

    Cebola alivia problemas respiratórios

    Rica em quercetina, uma flavonoide importante para o bem-estar do nosso corpo, o alimento tem propriedades anti-inflamatórias, antianêmicas e antiasmáticas, além de ajudar a combater o colesterol e aliviar problemas respiratórios.

    Agrião traz benefícios à saúde cerebral

    Um dos mais antigos vegetais consumidos, o agrião é rico em antioxidantes como a vitamina A e C, além da clorofila que atua diretamente no nosso sistema imunológico. Faz parte do grupo das "folhas verdes escuras" que trazem desde benefícios a saúde cerebral à saúde da pele.

    Algas marinhas também são alimentos alcalinos

    Consideradas um "presente do mar" para os nossos pratos, as algas, como chlorella e spirulina, por exemplo, também são ótimas fontes de vitamina A, B e C e ricas em sais minerais, como o iodo, que é essencial para o funcionamento da tireoide e ajuda a combater a anemia.

    Estudos comprovaram que as algas ajudam na prevenção da leucemia, hipertensão e auxilia as funções naturais do sistema digestivo, além de complementarem uma alimentação saudável e serem consideradas um "superalimento" por possuírem um teor proteico alto e uma elevada quantidade de clorofila.

Comentários

MAIS VISTOS DA SEMANA

Bálsamo Que Cura

Pão Caseiro Francês

Salpicão vegetariano

MAIS VISTOS DA SEMANA

Bálsamo Que Cura

Detox de Ora-pro-nóbis com limão: veja receita e benefícios

Pão Caseiro Francês

Salpicão vegetariano

Benefícios da pimenta: um bom motivo para apimentar a comida

RECOMENDADOS PARA VOCÊ

Encontrou o que estava procurando?

VEJA MAIS!

Chá de Boldo Para Cães

Alimentação Natural : Tempero para Cães

Aprenda Como Desintoxicar o Corpo Pelo Pés (Desintoxicação Iônica)

Bolo de Fubá Para Diabéticos

Sabão Azul (Omo Caseiro Líquido)

Cachorro Pode Comer Colorau?