Filhote de baleia em Itanhaém | Características e Curiosidades sobre a Baleia Jubarte
Essa semana estivemos em Itanhaém, e pudemos presenciar o corpo de uma baleia com quase 4 metros de comprimento, já em estado de decomposição em Itanháem, onde prontamente a Equipe do Instituto Biopesca coletou material ali mesmo para necropsia e a carcaça pôde ser recolhida pela prefeitura Municipal. Nesse vídeo, gravei tudo como aconteceu e agora vocês vão poder acompanhar esse trabalho mais de perto. Mas antes de assistirem ao vídeo, vejam mais abaixo um material falando mais sobre as baleias jubartes.
A baleia jubarte (Megaptera novaeangliae) é um mamífero marinho que pode ser encontrado em todos os mares e oceanos.
É uma espécie que costuma migrar das águas polares durante o período de alimentação e, posteriormente para águas tropicais e subtropicais para reprodução.
As baleias jubartes produzem sons característicos utilizados para comunicação e durante a temporada reprodutiva esses sons podem alcançar até 3 mil quilômetros.
A baleia jubarte tem como principal característica seu tamanho, que impressiona pelas dimensões. Medindo entre 12 e 16 metros e com peso que varia de 35 a 40 toneladas, ela é uma das maiores espécies de baleias.
A identificação de cada animal é feita a partir da distribuição de cores e do formato da cauda, que mede aproximadamente 5 metros de comprimento.
Assim como outros animais que vivem em águas geladas, a baleia jubarte possui uma espessa camada de gordura que serve de reserva de energia e ajuda a manter a temperatura corporal.
As baleias jubartes podem ficar embaixo d'água por até 21 minutos. Para respirar elas sobem até a superfície e soltam o borrifo por suas duas narinas.
Cada borrifo pode atingir até 3 metros de altura, que é o resultado da condensação do ar que acontece pela diferença de temperatura entre o sistema respiratório e o ambiente externo.
Alimentação da baleia jubarte
Para se alimentar, as baleias jubarte costumam migrar no verão para águas polares, no Oceano Glacial Ártico.
As fêmeas e os filhotes são os últimos a fazer a migração, pois nesse período os filhotes podem aumentar a camada de gordura e desenvolver a musculatura e a habilidade motora.
Por não possuir dentes, a base alimentar das baleias jubarte adulta são pequenos crustáceos, conhecidos como krill.
A técnica desenvolvida pela baleia jubarte é conhecida como "rede de bolhas" e exige a colaboração de um grupo de baleias que se juntam para cercar o cardume. Formada essa bolha, elas sobrem em direção a superfície e abrem a boca para preencher a cavidade bucal. Outra estratégia utilizada pelas baleia jubartes é bater a cauda na água com o objetivo de atordoar o cardume e fazer deste uma presa fácil.
Curiosidades da baleia jubarte
Além dos saltos, a baleia jubarte também costuma ficar com parte da cauda exposta acima da superfície da água. Porém este tipo de comportamento é observado somente entre as espécies adultas da população brasileira.
Esse comportamento faz da baleia jubarte uma das espécies mais populares no turismo de observação de baleias.
Comentários
Postar um comentário