Chá de Sene I Como Eu Tomo o Chá I Benefícios e Malefícios
Nativa de regiões semiáridas do Oriente Médio, África e Ásia, a planta sene é utilizada desde a antiguidade como remédio medicinal pelos povos antigos.
O sene é uma planta medicinal, também conhecida como Sena, Cássia, Cene, Lava-pratos, Mamangá, que é muito utilizada para tratar a prisão de ventre, especialmente devido às suas fortes propriedades laxativas e purgantes.
O nome cientifico desta planta é Senna alexandrina e pode ser encontrada em lojas de produtos naturais e em algumas farmácias de manipulação. Senna alexandrina é um nome moderno que engloba dois nomes antigos do Sene, o Cassia Senna e o Cassia angustifolia.
Ele se tornou popular, sobretudo, por conta da promessa de emagrecimento rápido. No entanto, existem controvérsias em relação a isso.
De fato, ela possui propriedades fitoterápicas, e seu chá, de cor amarronzada, com aroma fraco e sabor amargo, é muito procurado nos dias de hoje por seu efeito laxante e emagrecedor, devido à presença de senoides.
Chá de Sene I Como Eu Tomo o Chá I Benefícios e Malefícios
Para que serve o chá de sene
Como já dissemos, o chá de sene é conhecido por suas propriedades laxativas e purgativas. Além disso, ele também é indicado como depurativo e vermífugo. Por isso, costuma ser consumido por quem tem problemas gastrointestinais.
O chá de sene auxilia no funcionamento do intestino e é comumente usado por quem sofre de prisão de ventre. Dessa forma, ao ingerir, a pessoa evacua com mais frequência.
Além disso, a bebida conta com propriedades antioxidantes. Nesse caso, ela age protegendo as células contra a ação de radicais livres.
Um dos maiores motivos de ser tão procurado é devido o poder laxativo do chá de sene, como já dito. A planta não só ajuda a estimular o músculo do cólon, como também possui derivados antraquinônicos, que aliviam a constipação. Isso ocorre devido aos compostos químicos chamados senosídeos A e B, que estimulam o funcionamento do intestino.
Além dos senosídeos, as folhas de sene também são ricas em flavonóides e glicosídeos, entre outros ingredientes ativos, que funcionam como antioxidantes. Os antioxidantes são de extrema importância no nosso corpo, pois são eles que evitam a ocorrência de doenças crônicas no organismo.
Esse chá também é ótimo para ser utilizado como bebida detox, que limpa o organismo de toxinas e resíduos. Já que ele age como diurético, o chá de sene estimula a liberação de líquidos, retirando o excesso de sais, gorduras e acúmulo de água, que causa inchaços no corpo. Enfim, um dos pontos que mais chamam a atenção daquelas que estão em busca de perder uns quilinhos: o chá de sene realmente emagrece? Esse chá elimina a absorção de água e gordura pelo intestino, evitando o acúmulo de gordura e diminuindo o inchaço de mulheres que retêm muitos líquidos. Ele também possui glicosídeos, substâncias que melhoram a função intestinal e reduz a absorção de gorduras e calorias. A explicação está no fato de que o chá de sene faz com que o intestino funcione de maneira mais intensiva, processando mais rapidamente os alimentos. Um aspecto interessante é que esse chá é usado por muitos como tratamento alternativo de problemas inflamatórios, como dores de cabeça e inflamações nas articulações e tecidos. Outro uso para o chá de sene é como vermicida, já que determinados compostos encontrados no chá possuem efeitos antiparasitário, facilitando a eliminação de parasitas e vermes intestinais. Os benefícios desse chá não contribuem somente para o equilíbrio da flora intestinal. Ele pode ocasionar qualidades muito favoráveis para outras funções variadas do organismo, também. Vale muito a pena!
O sene é uma planta com alto poder laxante, mas que também causa a contração do útero. Isso acontece porque contém substâncias que estimulam a contração da musculatura lisa, que é o tipo de músculo presente no intestino, mas também no útero.
Assim, além de tratar a prisão de ventre, este chá também pode ser usado por mulheres que desejam estimular a menstruação.
Quais são os problemas que o chá de sene pode causar
Apesar de seus benefícios, o sene deve ser utilizado com cautela e sob orientação médica, pois seu uso constante pode causar alterações da microbiota intestinal, cólicas muito fortes e até mesmo predispor ao câncer de colo retal.
A ingestão de grande quantidade da bebida também pode causar fortes cólicas, inchaço abdominal e aumento de gases.
Pessoas que são sensíveis a essa substância podem apresentar diarreia, aumento do fluxo menstrual e vômitos. Em alguns casos, a erva pode causar má absorção intestinal, hipocalemia e redução do nível de hemoglobina.
Um outro ponto é que por aumentar as vezes que a pessoa evacua, a ideia de emagrecimento é mais latente. Contudo, ela não condiz com a verdade.
Essa bebida não é indicada para certos grupos de pessoas, justamente por influenciar no funcionamento intenso do intestino. Portanto, grávidas e mulheres em períodos de menstruação devem evitá-la, pois pode resultar em cólicas.
Pessoas com problemas de apendicite ou insuficiência renal, hepática ou cardíaca também devem ter precauções, já que o uso excessivo do chá pode causar baixos níveis de potássio e cálcio no sangue, resultando em fraquezas, arritmias cardíacas e diarreia. Menores de 14 anos, idosos e pessoas com sensibilidade intestinal também devem evitar o uso.
Além disso, o sene não deve ser consumido por pessoas que estejam tomando remédios para o coração, laxantes, cortisona ou diuréticos e o seu uso não deve ser superior a 10 dias consecutivos, já que pode causar vários efeitos colaterais e aumentar a predisposição ao câncer colorretal. Por isso, antes de fazer uso do sene, é importante buscar orientação de um médico para evitar as possíveis complicações.
O efeito laxante do sene está ligado principalmente à sua capacidade de irritar a muscosa intestinal, o que faz com que os movimentos do intestino sejam mais rápidos, eliminando as fezes. Por esse motivo, o uso de sene, especialmente por mais de 1 semana, pode trazer vários efeitos colaterais indesejáveis como cólicas, sensação de barriga inchada e aumento da quantidade de gases.
Além disso, algumas pessoas podem ainda apresentar vômitos, diarreia, aumento do fluxo menstrual, hipocalcemia, hipocalemia, má absorção intestinal e diminuição das hemoglobinas no exame de sangue.
Como fazer chá de sene
A parte da planta usada no chá de sene é a folhagem. O ideal é dar preferência às folhas verdes, sempre considerando que, quanto mais verde for a folha, mais forte será o efeito da bebida no organismo.
Ingredientes
- ½ colher de sopa de folhas de sene;
- 250 ml de água fervente.
Modo de preparo
Ferva a água e coloque em uma xícara ou caneca. Acrescente as folhas e deixe repousar por 5 minutos. Coe e consuma em seguida. O indicado é consumir sem açúcar, mas se isso não for possível, prefira opções mais saudáveis do que o refinado.
RECOMENDAÇÕES
A nutricionista explica que o chá de sene não deve ser tomado por mais de quatro dias. Além disso, é aconselhável beber uma xícara apenas antes de dormir, pois seu efeito demora cerca de 10 horas para se declarar.
Comentários
Postar um comentário