Chás e Hábitos Naturais Como Repositores e Estimulantes Hormonais

 Um estudo recente realizado na Universidade de Uppsala, na Suécia, demonstrou que o consumo de chá por mulheres permitiu tais mudanças em genes que estão relacionados ao desenvolvimento do câncer e metabolismo de estrógeno. Os resultados demonstraram que mulheres que consumiram chá apresentaram essas alterações epigenéticas, o que não ocorreu em homens. De maneira interessante, a maior parte dessas mudanças aconteceram em genes envolvidos no metabolismo hormonal e câncer.


Quando o corpo humano se encontra exposto a altos níveis de estresse, ele passa a produzir cortisol insistentemente. Esse hormônio é produzido pelas glândulas suprarrenais, que ficam acima dos rins.

O cortisol tem papel importante no controle do estresse, reduzindo inflamações, contribuindo para o sistema imunológico, mantendo os níveis de açúcar no sangue constantes e também a pressão arterial. Quando o estresse passa a ser crônico, há um descontrole de cortisol podendo gerar, até mesmo, fadiga adrenal. Alguns sintomas que seu cortisol está fora de controle são: aumento da pressão arterial, resistência à insulina, aumento de peso, vontade de se alimentar com comidas hipercalóricas e alterações de humor.


Entre os fatores internos, os hormônios femininos são os principais responsáveis em equilibrar estas alterações. “São substâncias essenciais para manter a saúde feminina e, se estão em falta, podem prejudicar o sono, o humor, a menstruação e alterar o peso. O desequilíbrio hormonal pode sinalizar também a existência de alguma disfunção acarretando a perda da libido (energia sexual). Os ovários são responsáveis pela produção de estrogênio e progesterona.

Por conta das alterações hormonais, as mulheres costumam passar por fases distintas, orgânicas e emocionais todos os meses – com características próprias e visíveis. “Essas mudanças podem deixar a mulher mais sensível ou estressada durante os períodos pré e pós-menstrual, também que o ciclo hormonal interno feminino gera consideráveis mudanças, como sensação de inchaço, irritabilidade, sonolência e dores abdominais.

A famosa TPM – O desequilíbrio hormonal durante a fase reprodutiva é conhecido como Síndrome da Tensão Pré-Menstrual. “Esse é um quadro muito comum. Cerca de 40% das mulheres passam por alterações físicas e emocionais durante o ciclo menstrual. Essas mudanças acometem o sexo feminino desde a primeira menstruação até a menopausa. Apesar das alterações sintomáticas, a TPM não afeta órgãos específicos.

Assim que a mulher entra na menopausa, as alterações e as características mudam. Os níveis de estrogênio diminuem significativamente. “A falta de estrogênio durante a menopausa leva a um ressecamento da pele e mucosas, perda da libido e dispareunia, que causa dor durante a relação sexual. Além de acelerar a perda da massa óssea, o que explica a incidência de osteoporose mais elevada nas mulheres nessa fase de suas vidas.

                                 Sinais de distúrbios hormonais

Entre os sintomas mais comuns causados pelo desequilíbrio hormonal estão a insônia, a má digestão, o cansaço intenso, a fome excessiva, a ansiedade, a menstruação desregulada e alterações de humor. Alterações na pele, como o aparecimento de acne, também pode indicar alterações hormonais.

Entretanto, estudos recentes mostram que existem opções naturais (e com menos efeitos colaterais) que podem cumprir o papel dessa reposição hormonal. Por isto, separamos uma lista com chás de ervas naturais que podem ajudar com os sintomas que mencionamos, para que a menopausa seja encarada com maior tranquilidade e qualidade de vida. Confira!

Chá de folha de amoreiras

Esse chá medicinal teve origem há vários séculos na medicina oriental e vários estudos modernos demonstraram seus benefícios nos últimos anos. A folha de amoreira tem vários compostos químicos que ajudam a regular os hormônios femininos, além de propriedades que amenizam os sintomas mais desagradáveis da menopausa. O alto teor de cálcio da folha também ajuda a repor o mineral no organismo e a evitar uma das doenças mais comuns que são predispostas pelo declínio hormonal: a osteoporose.

Além disso, o chá também ajuda a combater a hipertensão e o diabetes (duas doenças muito comuns da meia-idade) e seus antioxidantes também funcionam para prevenir alguns tipos de câncer. Pessoas que consomem o chá rotineiramente também relatam melhora da qualidade do sono, maior disposição física e diminuição da ocorrência de doenças infecciosas.

O chá pode ser consumido quente ou frio (de preferência em menos de 24 horas após ser feito) e a infusão é normalmente feita com uma colher de sopa de folhas de amoreiras secas em um litro de água.

Chá de aquileia, alquemila e sálvia

Esse chá é composto por três ervas com efeitos sabidamente positivos sobre os sintomas da menopausa. A sálvia tem propriedades calmantes, antioxidantes e ansiolíticas. A alquemila melhora o trânsito intestinal e seus flavonoides ajudam a repor níveis hormonais. A aquileia ajuda a manter a hidratação natural da pele, que fica dificultada na menopausa, e tem propriedades anti-inflamatórias e analgésicas.

O chá deve ser feito misturando-se as três folhas em um recipiente com tampa até que ressequem. Quatro colheres de chá da mistura são suficientes para serem infundidas em um litro de água.

Chás de reposição hormonal não são as únicas opções

Além dos chás descritos acima, a adição de linhaça e soja na alimentação, assim como o consumo do suco natural de couve-flor e cenoura, tem sabidos efeitos contra os sintomas da menopausa. É importante lembrar que essas opções naturais têm poucos ou nenhum efeito colateral e trazem benefícios para praticamente qualquer mulher.

Você sabe quais hábitos do dia-a-dia podem melhorar sua produção hormonal de forma natural? Aqui vou falar um pouco sobre alguns deles:

1) Troque açúcar e carboidratos por gordura de boa qualidade

O corpo precisa de variados tipos de gordura para a produção de diversos hormônios, inclusive a testosterona. Essas gorduras boas também diminuem a inflamação, melhoram o metabolismo e promovem a perda de peso. As melhores fontes de gorduras boas são: o coco (óleo de coco, MCT e carne do coco fresco ou seco), que também é bactericida e promove a queima de gordura corporal e o Ômega 3, que é altamente anti-inflamatório, melhorando dores articulares e protegendo o sistema nervoso e a memória, além de equilibrar as taxas de colesterol. O Ômega 3 deve ser proveniente de peixes como salmão e atum, porém apenas se estes forem selvagens, senão o ideal é suplementação diária de 3 a 12g, individualizada, de cápsulas que contenham concentrações de EPA e DHA em níveis superiores à metade ou mais do total da cápsula, que deve também ser livre de mercúrio e não pode congelar após deixada por 4 horas no congelador.

2) Use ervas adaptógenas

Algumas ervas, como a Ashwagandha, já bastante conhecida, a Rhodiola Rosea, os cogumelos medicinais e o Manjericão Sagrado (Holy Basil) que está há pouco tempo no Brasil, mas venho prescrevendo com excelente resultado dos pacientes, promovem o balanço hormonal e protegem de diversas doenças, sendo fundamentais em diversos fatores:

  • Reduzem os níveis de Stress, Ansiedade e Depressão, melhorando a imunidade e doenças fúngicas de repetição (candidíase);
  • Estabilizam os níveis de açúcar sanguíneo;
  • Melhoram a função tireoidiana;
  • Ajudam a controlar os níveis de colesterol;

3) Controle os desequilíbrios emocionais

As emoções têm grande impacto na saúde e equilíbrio hormonal, sendo relacionadas à diversas doenças:

  • Raiva à Doenças Cardiovasculares;
  • Tristeza à Imunidade;
  • Medo à Stress, Síndrome do Pânico;
  • Culpa à Baixa de Energia, Indisposição;
  • Conflitos à Câncer;

É importante evitar os desequilíbrios acima, bem como situações de grande stress, procurando manter relacionamentos saudáveis e positivos, dedicar tempo a atividades de lazer e relaxamento, praticar esportes com frequência e fazer alguma atividade em família e em contato com a natureza sempre que possível. Algumas técnicas como a Microfisioterapia, a Terapia Neural e a Acupuntura podem ser muito benéficas para o equilíbrio emocional e hormonal.

4) Mantenha níveis adequados de Vitamina D

Chamada de vitamina D quando foi descoberta, atualmente já sabemos que ela é um pré-hormônio de grande importância. Ela promove produção hormonal, controle de níveis de testosterona e insulina, metabolismo, imunidade e disposição, além de ser potente anti-inflamatório tratando dores articulares e doenças autoimunes como Artrite, Tireoidite de Hashimoto, Doença de Chron e Lúpus, em doses individualizadas;

5) Use Probióticos com regularidade

Probiótios são bactérias saudáveis que podem melhorar sua produção e regulação de hormônios como insulina, grelina e leptina, relacionados à fome e ao ganho de peso.  Também auxiliam na reparação do revestimento intestinal, promovendo equilíbrio hormonal, protegendo dos danos causados pelo consumo de glúten e outros agentes nocivos.

6) Evite o uso de Contraceptivos Hormonais

Esses hormônios sintéticos que vão desde as pílulas de uso oral, como os injetáveis e DIU Mirena, podem causar grande desequilíbrio hormonal, levando à indisposição, aumento de gordura e flacidez, celulite, alterações no apetite, baixo libido e até depressão. Além disso, ocasionam alterações que “impedem” as células de utilizar a testosterona, mesmo em pacientes que suplementam.

7) Durma bem, pelo menos 7h por noite, em ambiente completamente escuro.

Essa é a recomendação mais importante aqui! A falta de sono causa completo desequilíbrio hormonal, pois os hormônios têm horário regular para serem produzidos. Durante o sono ocorre recuperação muscular, queima de gordura, bem como produção de importantes hormônios como o gh e a testosterona.

A privação de sono provoca aumento dos níveis de cortisol na madrugada, causando perda de energia durante o dia e insônia à noite, além de queda de imunidade e memória, aumento de ansiedade, ganho de peso e depressão.

Para maximizar a função hormonal, tente ir para cama às 10 da noite, pois cada hora dormida antes de meia-noite conta como duas! Além disso, procure manter horários regulares para dormir e acordar diariamente, sempre que possível.

Aqui, tem um vídeo de bate-papo para falarmos mais um pouquinho sobre isso!




Comentários

MAIS VISTOS DA SEMANA

Detox de Ora-pro-nóbis com limão: veja receita e benefícios

Cacto Rabo-de-macaco: conheça a suculenta peluda que dá flores e saiba como ficarem grossas e saudáveis

Tudo que você precisa saber sobre o mosquito da dengue

MAIS VISTOS DA SEMANA

Bálsamo Que Cura

Pão Caseiro Francês

Salpicão vegetariano

Arroz Simples Natalino

Detox de Ora-pro-nóbis com limão: veja receita e benefícios

RECOMENDADOS PARA VOCÊ

Encontrou o que estava procurando?

VEJA MAIS!

Chá de Boldo Para Cães

Alimentação Natural : Tempero para Cães

Aprenda Como Desintoxicar o Corpo Pelo Pés (Desintoxicação Iônica)

Bolo de Fubá Para Diabéticos

Sabão Azul (Omo Caseiro Líquido)

Cachorro Pode Comer Colorau?