Esteatose Hepática (Gordura no fígado), Resistência Insulínica, Uso da Metformina e Plantas Medicinais


Esteatose Hepática - Gordura no Fígado - Tudo Sobre Fígado
A Esteatose Hepática é definida como uma a quantidade de gordura no fígado aumentada em um paciente em que não exista outra causa, álcool por exemplo, para que isso viesse acontecer. Na grande maioria das vezes, isso ocorre em indivíduos com cifras ponderais aumentadas, decorrentes do excesso da gordura corporal. Excesso este localizado no tronco, principalmente no abdômen.
Este tipo de gordura abdominal gera, pela sua degradação um substância chamada ácido graxo livre que é normalmente captada pelo fígado por onde passa obrigatoriamente. Porém, quando a sua produção é excessiva, a capacidade de hepática  é ultrapassada. Resultados: os ácidos graxos livres, ganham a circulação corporal. A chamada Síndrome Metabólica, caracterizada por hipertensão arterial, aumento das triglicérides diminuição do bom colesterol, aumento dos fatores de coagulação etc., e a Esteatose Hepática. A resistência a insulina faz com que haja uma produção hepática aumentada de gordura. Além disso, o fígado tem sua exportação desse lipídio para os tecidos, resultando em um fígado gorduroso, Esteatose Hepática.
Na maioria das vezes esse excesso de gordura hepática é assintomático não causando portanto maiores problemas. No entanto, em alguns por motivos ainda não devidamente esclarecidos ela evolui. Os estágios são esteatose hepática, fibrose e às vezes cirrose, que ocorre em um número muito pequeno de casos. A constatação dos malefícios que o excesso de peso causa ao fígado, é relativamente recente.
A grande terapêutica, obviamente seria a perda de peso, o que infelizmente não é fácil de conseguir. Algumas drogas que diminuem a resistência também tem sido usadas, entre elas, a metformina, pioglitazona e grandes doses de vitamina E.
Embora seja mais comum em adultos na faixa dos 40 ou 50 anos de idade, crianças pequenas podem ter esteatose, geralmente associada a doenças metabólicas. Entre as mais velhas e os adolescentes, o quadro também pode surgir como consequência de hábitos pouco saudáveis. E apesar da relação com a obesidade, indivíduos magros também podem fígado gorduroso.

Gordura no fígado: riscos e tratamento da esteatose hepática

Quais são os sintomas da Esteatose Hepática (Gordura no fígado)?

A Esteatose Hepática, nos quadros leves, não apresenta sintomas específicos. Nos quadros intermediários a pessoa percebe os seguintes sinais:
  • Dor no abdômen.
  • Cansaço.
  • Fraqueza.
  • Perda de apetite.
  • Aumento do fígado.
  • Barriga inchada.
  • Dor de cabeça constante.
Nos estágios mais avançados da doença, a principal característica é a inflamação e a fibrose que resultam em insuficiência hepática. Nessas situações os sintomas mais comuns são:
  • Acúmulo anormal de líquido dentro do abdômen.
  • Doenças no encéfalo.
  • Confusão mental.
  • Fadiga.
  • Hemorragias.
  • Queda no número de plaquetas sanguíneas.
  • Icterícia (pele e olhos amarelados).
  • Fazes sem cor.
  • Alterações do sono.
  • Mudanças na coagulação.
  • Inchaço dos membros inferiores.
  • Aumento rápido do volume abdominal.

Complicações possíveis

Quando a presença de gordura no fígado não é tratada, ela pode evoluir para uma inflamação do fígado chamada esteato-hepatite. 20% dos casos desta inflamação que não são tratados podem evoluir para uma cirrose hepática, situação em que o tecido do fígado pode ser substituído por fibroses. Se a cirrose avançar, pode ser necessário um transplante de fígado. Além disso, a cirrose é um fator de risco comum para o câncer de fígado (hepatocarcinoma), que inclusive pode ocorrer também em pessoas que tem apenas a gordura no fígado sem outras evoluções, mas é mais raro.Esteatose hepática não alcoólica: riscos ao fígado – Seleções BrasilRemédios para fígado gorduroso, incluindo plantas medicinais :
Alguns remédios para o fígado muito utilizados são o Flumazenilo, Naloxone, Zimelidina ou Lítio, principalmente em casos de intoxicação ou como remédios para ressaca. Mas, um excelente remédio caseiro para fígado é comer salada de cenoura crua ralada temperada com limão, pois contém propriedades hepáticas que ajudam a renovar as células do fígado.
Chá de Uxi Amarelo - Ingredientes Online
Uxi Amarelo se mostra eficaz na redução e até cura de doenças do fígado. Estudo foi realizado em ratos obesos submetidos à ração experimental. O Uxi Amarelo (Endopleura Uchi), planta da região amazônica, pode ser utilizada no tratamento da esteatose hepática, doença popularmente conhecida como gordura no fígado.
Os superpoderes do cardo mariano para contrariar os excessos ...
Chá de cardo-mariano. Um ótimo remédio caseiro para gordura no fígado é o chá de cardo-mariano, pois esta planta contém propriedades adstringentes, facilitadores da digestão e estimuladoras do apetite, que aliviam os sintomas de gordura no fígado como perda de apetite, enjoo e vômitos.
Porém, nos casos de problemas com o fígado é importante que o indivíduo consulte um hepatologista, para iniciar o tratamento adequado, já que algumas doenças não necessitam de remédios para serem curadas.
Os remédios para fígado gorduroso nem sempre são necessários e, por isso, o paciente deve consultar um hepatologista para avaliar a necessidade de os tomar. Normalmente esse tipo de alteração pode ser solucionada com uma dieta pobre em gordura e em açúcar, e prática diária de exercícios físicos, mas existem alguns remédios para fígado gordo como:
  • Metformina;
  • Pioglitazona;
  • Pentoxifilina;
  • Adiponectina;
  • Infliximab.
Como na maioria dos casos o fígado gordo é provocado pelo estilo de vida do indivíduo, é recomendado que, para complementar ou substituir os remédios para fígado com gordura, o paciente adote uma dieta com poucas calorias e faça exercício físico regular, além de tratar doenças de base, como diabetes, colesterol ou obesidade.
Bula da Metformina - Para que Serve, Dosagem e Como Tomar
No caso de Metformina, o seu mecanismo de ação ocorre no fígado diminuindo a produção da glicose e na periferia, reduzindo a resistência insulínica. Além disso, tem também efeitos gastrointestinais acelerando o trânsito intestinal.
O princípio ativo foi extraído da galega (rua de cabra, índigo falso, erva daninha, o lila francês, o sanfoin espanhol e o italiano fitcxh) é uma erva com flores branca, azuis ou roxa, encontrada nas regiões temperadas. 
Galega - Benefícios e propriedades dessa planta e seu chá
Na era mediaval, essa erva era usada para tratamento das pessoas que tinham micções frequentes e também para aumentar a produção de vacas leiteras. A planta era muito tóxica. No início do século XX já se sabia que a planta era capaz de baixar a glicemia e já se procurava, com os recursos químicos da época, o isolamento do seu princípio ativo e que foi identificada como guanidina, mas ainda muito tóxico. Um extrato menos tóxico foi obtido com a substância galegine cuja estrutura química foi descrita em 1923 por um grupo no Reino Unido.
A primeira aplicação clínica foi feita em 1927. Um autor chamado Muller fez uma autoadmnistração de um sulfato de galegina e mostrou que o seu efeito hipoglicemiante permanecia por mais de 27 horas. Em pacientes diabéticos os efeitos eram mais intensos do que nos indivíduos normoglicêmicos. Quase que simultaneamente ocorrerram os primeiros tratamentos com insulina feitos por Best e Banting e o uso da droga ficou num segundo plano. No entanto, foi usada até 1957 com o nome de glucophage – “comedor de glicose”.
Nesse ano de 1957, já com o nome de metformina foram feitos ensaios clínicos que mostraram que ela não produzia liberação de insulina, mas que baixava a glicemia em pessoas hiperglicêmicas. Em 1977 foi retirado do mercado americano e do australiano. No entanto, endocrinologistas franceses e escoceses continuaram a usá-la. Em 1965, o Serviço de Diabetes do HC já a utlizava com excelentes resultados e a custo baixo e só em 1995 ela voltou a ser liberada nos países que a rejeitaram. Somente em 2012 é que os peritos americanos declararam que a metformina foi classificada como de primeira escolha no tratamento dos diabéticos do tipo 2.
Mais alguns medicamentos que têm sido usados para tratar gordura no fígado:
  • Vitamina E, na dose de 400 a 800 UI ao dia, é indicada para pacientes com esteato-hepatite e sinais de fibrose hepática, comprovados através da biópsia do fígado.
  • Drogas usadas para tratamento de diabetes, como a metformina, pioglitazona e rosiglitazona, têm sido utilizadas nos pacientes com níveis elevados de glicemia.
  • Orlistat (xenical) pode ser usado como droga auxiliar para o controle do peso corporal, mas não age diretamente sobre a esteatose.
  • Alguns trabalhos mostraram benefícios do ômega 3 nos casos de esteatose, mas não de suas complicações, como a esteato-hepatite.

Dicas de alimentação para quem tem fígado gorduroso

Como prevenir a Esteatose Hepática (gordura no fígado)?

Algumas medidas são indispensáveis para prevenir o acúmulo de gordura no fígado ou para reverter o quadro já instalado. As principais dicas para prevenir a Esteatose Hepática são:
  • Geralmente, a medida mais eficaz para controlar e prevenir a esteatose hepática é emagrecer. Para isso, deve-se ter uma dieta hipocalórica, evitar frituras, gorduras e doces e aumentar a ingestão de frutas, legumes, verduras e carnes magras. Mas cuidado! Dietas radicais, que provocam emagrecimento muito rápido, podem piorar o quadro.
  • Os nutrientes colina e betaína ajuda, o fígado a exportar os triglicérides para a corrente sanguínea, evitando assim o acúmulo de gordura. As fontes alimentares de colina e betaína são: quinoa; beterraba; espinafre; farelo e gérmen de trigo; ovo e soja.
  • Evite exagerar nas quantidades de carboidratos e prefira sempre os integrais.
  • Incluir boas fontes de fibras na alimentação é fundamental, uma vez que elas controlam a velocidade de absorção da glicose. As fibras estão presentes em:
    => Cereais, desde que integrais (trigo, aveia, quinoa, amaranto, arroz etc).
    => Legumes e verduras (principalmente nos folhosos como alface, rúcula, agrião etc).
    => Leguminosas (feijões, ervilhas, grão de bico, lentilhas, soja). => Casca das frutas e em sementes como linhaça e chia.
  • Evite bebidas alcoólicas. Quem já está com Esteatose Hepática deve eliminar o álcool do cardápio.
  • Priorize a gordura vegetal e não exagere nas quantidades desse nutriente.
  • Faça atividade física com frequência.

Comentários

MAIS VISTOS DA SEMANA

Rabo-de-macaco: como criar mudas do cacto pendente

Empadinha sem glúten recheada

Benefícios da pimenta: um bom motivo para apimentar a comida

MAIS VISTOS DA SEMANA

Bálsamo Que Cura

Pão Caseiro Francês

Detox de Ora-pro-nóbis com limão: veja receita e benefícios

Salpicão vegetariano

Benefícios da pimenta: um bom motivo para apimentar a comida

RECOMENDADOS PARA VOCÊ

Encontrou o que estava procurando?

VEJA MAIS!

Chá de Boldo Para Cães

Alimentação Natural : Tempero para Cães

Aprenda Como Desintoxicar o Corpo Pelo Pés (Desintoxicação Iônica)

Bolo de Fubá Para Diabéticos

Sabão Azul (Omo Caseiro Líquido)

Cachorro Pode Comer Colorau?