Como plantar beterraba na água e em garrafa e seus benefícios



Existem várias formas para isso, desde plantar sementes ou brotos em garrafas pets, até fazer sua cultura em maior quantidade na terra. Tudo irá depender das condições apropriadas e do espaço que você tiver disponível para plantar.

Costuma-se definir a beterraba como raiz, assim como é a cenoura e a mandioca, entretanto o órgão de reserva dela é o caule.
Essa raiz tuberosa gosta de climas temperados, ou seja temperaturas amenas, em torno de 20º C.
Seu plantio, para melhor resultado, deve ocorrer no período de abril a junho, embora se possa semeá-la o ano inteiro. As mais cultivadas e produzidas no Brasil são as: Early Wonder, a Early Wonder Tall Top e a Wonder Precoce.


A beterraba é rica em açúcares, sais minerais e vitaminas.
Da mesma espécie que a beterraba-hortense, de subespécies diferentes temos a acelga (B. vulgaria cicla), a beterraba-açucareira (B. vulgaris altissima) e a beterraba-forrageira (B. vulgaris rapa).
As principais variedades de beterraba-hortense são: Chata-do-Egito, Maravilha, Redonda, Itapuã, Vermelha-Comprida, entre outras. A beterraba possui folhas grandes em roseta, com talos longos e firmes. As folhas são brilhantes, sendo em geral de coloração verde a avermelhada com diversas tonalidades.
As raízes são tuberculinizadas, ricas em reservas, geralmente com coloração roxa a avermelhada. Existem variedades de beterraba branca e amarela. As flores são minúsculas com densas inflorescências e são polinizadas pelo vento. Os frutos têm de 3 a 5 sementes duras e são pequenos glomérulos.
A beterraba é oriunda das regiões de clima temperado da Europa e do Norte da África.
Independentemente do tipo de beterraba que temos, estaremos sempre falando de uma hortaliça que traz muitos benefícios para a saúde, tais como:
  • Melhora a visão
  • Previne o câncer
  • Evita derrames
  • Fortalece o sistema imunológico
  • Tem ação antioxidante

Cada 100 gramas de beterraba contém:
  • Calorias – 50kcal
  • Proteínas – 3g
  • Gorduras – 0g
  • Vitamina A – 2 U.l.
  • Vitamina B1 (Tiamina) – 50 mcg
  • Vitamina B2 (Riboflavina) – 50 mcg
  • Vitamina B3 (Niacina) – 0,600 mg
  • Vitamina C (Ácido ascórbico) – 35,2 mg
  • Potássio – 350 mg
  • Sódio – 95 mg
  • Fósforo – 40 mgCálcio – 25 mg
  • Zinco – 0 mg
  • Ferro – 2,50 mg
  • Manganês – 0,5 mg

Usos medicinais

A beterraba possui as seguintes finalidades terapêuticas e medicinais:
É digestiva, diurética, antioxidante, emoliente, cicatrizante e trata de afecções hepáticas, cálculos biliares, reumatismo e fraqueza geral. As partes utilizadas para tratamentos são: folhas e raiz.


Orientações para o cultivo de beterraba

Para um bom plantio em maior escala, o melhor período são os meses de abril a maio. O plantio pode ser realizado direto no solo ou em canteiros, contanto que tenham cerca de 1,2 m de largura e 20 cm de altura.
O espaçamento deve ser de 30 cm entre linhas. A irrigação da cultura de beterraba deve ser por meio de aspersão, porque fornece um volume considerável de água para a beterraba e de forma frequente durante todo o ciclo produtivo.
Para que a planta se desenvolva bem, deve-se proceder à capina manual com frequência.
A beterraba deve ser colhida quando apresentar em torno de seis centímetros de diâmetro, com peso aproximado de 150 gramas, isso ocorre após 60 dias do plantio, se for feita a semeadura em vez do plantio de mudas.
É necessário ser cultivada sob sol pleno, com solo fértil, drenável, fofo, enriquecido com adubo vegetal e irrigado regularmente. Se for plantada em canteiros, estes devem estar elevados em cerca de 15 cm, quando ocorrer o plantio.
É melhor realizar a semeadura em local definitivo. Pode-se plantar as sementes em vasos de garrafas pets ou vasos comuns. Se dá bem com clima ameno, desenvolvendo-se melhor no outono e inverno, mas pode ser cultivada também no verão.
A colheita acontece em 70 dias no verão e 80 dias no inverno. A beterraba resiste à geada. O melhor crescimento é obtido em solos tépidos.
Cada semente de beterraba desenvolve de três a quatro raízes, que crescem em proporções diferentes, por isso quando for colher, retire a dominante primeiro, para dar mais tempo para as outras se desenvolverem. Molhe as sementes antes de plantá-las para ajudar na germinação.
Períodos de seca ou calor pode produzir anéis brancos na beterraba, porém o sabor não é afetado. Espaçamento adequado para o plantio definitivo de beterraba: 20 a 30 cm x 10 a 15 cm.
Cultivo de beterraba em maior escala: 155.000 a 350.000 plantas/hectare, para esse tipo de plantação é necessário: 10 kg de semente comercial por hectare ou sistema de mudas em canteiro com 4 kg/ha ou sistema de mudas em bandeja: 1-2 kg / ha.
Cultivo de sementes em canteiros
A semeadura se realiza em área de 1,0 a 1,2 m de largura, 20 a 30 cm de altura e planta-se as sementes separadas entre si por 40 a 50 cm, em uma profundidade de 1 a 2 cm, de forma manual ou mecanicamente.
Antes de plantar as sementes se faz a imersão delas em água corrente, por 12 horas.
Plantio de mudas em canteiros
As mudas são transplantadas cerca de 20 a 30 dias após a semeadura, quando tiveram de 5 a 6 folhas e 15 cm de altura.
Para mudas cultivadas em bandeja, o transplante ocorre cerca de 20 dias após a semeadura.

Plantio de sementes em garrafas-pet

Para plantar sementes em garrafa-pet são necessários os seguintes passos:
  1. Uma garrafa-pet de 3 litros cortada, com três furos no fundo.
  2. Colocar terra com substrato (compostagem caseira de folhas, cascas, palha e serragem)
  3. Plantar as sementes de beterraba (podem ser compradas em lojas de jardinagem) na terra em uma profundidade de 1 cm e regar
  4. Colocar o vaso de garrafa-pet com as sementes de beterraba em um local que incida Sol pleno e regar sempre que necessário para manter a terra úmida (regue quando não estiver batendo Sol na planta para não queimá-la)
  5. Após 50 dias se formará o bulbo da beterraba e conforme ela começar a aparecer será necessário colocar mais terra para cobri-lo
  6. Em 90 dias já poderá colher a beterraba que estará em um tamanho, consistência e sabor ideal para ser consumida

Colheita

Quando der para ver a raiz, se terá uma ideia do seu tamanho. As beterrabas estarão prontas para a colheita quando atingirem aproximadamente o tamanho de uma pequena laranja.
Para colhê-las, segure a parte de cima e eleve a raiz como se estivesse movimentando uma ferramenta, como uma pá, por exemplo.
As beterrabas costumam estar prontas para a colheita cerca de 8 semanas após a semeadura ou quando o tubérculo atingir 2,5 cm de diâmetro.
Pode-se colher, de foma alternada, retirando algumas beterrabas antes e deixando as outras para se desenvolverem até a maturidade, assim crescem mais rápido. As que têm um diâmetro de cerca de 7,5 cm costumam ter melhor sabor.

Recomendações

Conserve algumas beterrabas no solo para a próxima estação, pode-se manter algumas beterrabas no solo até a próxima primavera, por exemplo, mas será necessário protegê-las. Para isso as cubra com matéria orgânica composta por palha ou feno.
Se o frio do inverno não for abaixo de -18º C, pode remover a camada protetora de palha e retirar mais raízes durante o inverno, entretanto esse procedimento poderá fazer com que as beterrabas tenham uma textura lenhosa.
Não corte as folhas, apenas as remova, torcendo-as cerca de 5 cm acima da coroa, isso ajuda a evitar “sangramento”, que tira e enfraquece a cor da beterraba.
As coroas podem ser guardadas, cozidas e comidas como espinafre e são muito saborosas

Dicas importantes para o plantio

A melhor época e temperatura para o plantio da beterraba e seu desenvolvimento ocorre em clima na faixa de 10 a 20°C. Para semear em altitude inferior a 400 metros, o indicado é de abril a junho; de 400 a 800 metros, de fevereiro a junho; acima de 800 metros, o ano todo.
O cultivo no verão pode ser produtivo, mas é mais arriscado, devido a alta incidência de doenças que pode afetar a plantação de beterraba.
Bem, agora se quiser consumir beterraba orgânica já sabe como plantar! Bom plantio!
Fonte : Green Me

Comentários

MAIS VISTOS DA SEMANA

Alho-poró: Benefícios e como consumir?

Bolo de Fubá Para Diabéticos

Como Plantar Alho-Poró em Vaso

MAIS VISTOS DO MÊS

Aprenda Como Desintoxicar o Corpo Pelo Pés (Desintoxicação Iônica)

Salpicão vegetariano

Picanha Fácil

Empadão de Limão

RECOMENDADOS PARA VOCÊ

Encontrou o que estava procurando?

Marcadores

Receitas Caseiras Empreenda Cães&Gatos Dicas Caseiras Farmácia Caseira Sobre Mim Medicina Alternativa Plantas Artesanato Cá Entre Nós Jardim Saúde Feminina Customização Flores Alérgicos/Intolerantes Orquídeas Pets Donas de Casa Horta Suculentas Chás Medicinais Resenhas Amarilis Crisântemo Looks&Moda Cactos Antúrio Como Plantar Benefícios Sucos Natureza Ora Pro Nobis Pomar Casa Cheirosa Plantio Utilidade Pública Cá Ofertas Diabéticos Dúvida dos Leitores Estresse Pimenta Pinscher Reflita Dicas de Casa Dicas de Viagens Alimentação Natural Para Cães Planta Medicinal Quiabo Churrasco Detox Lanches Cá News Dachsund Hibisco Coelho Cuscuz Devocionais Fibromialgia Livros Medicina Alternativa Pet Porquinho-da-Índia Pães Sobremesas Enxaqueca Frutos Transtorno Bipolar Veganos Casa Curiosidades Filmes/Vídeos Goiaba Limpeza Receitas de Natal Rosquinha de vinagre Sabões Caseiros Samambaia Bolos Decoração Dengue Diy Empadinhas Ervas Medicinais Faça Você Mesmo Fruta Nativa Gourmet Organizadores Organização Organização da Casa Ovário Policístico PH do Corpo Humano Receitas Para Pets Refeições Completas Rinite Alérgica Rosa-do-Deserto SOP Sem Glúten & Sem Lactose Sugestão p/ Almoço e Jantar Tortas Vinca Arroz Diferente Açaí Charcutaria Flor Medicinal Geladinho Jantar Completo Makes Massas Mioma Peixe Rabo de Macaco Receitas Típicas Receitas na Panificadora Receitas para o Café da Tarde Repolho Sabão Caseiro Saladas Salgados Saúde dos Pés Tartarugas Tomate Tratamento para enxaqueca Unhas Curtas planta AN Abelhas Achei na Shopee Adubo Agrião Air Fryer Alho-Poró Anti-Traças Aquário Artrite Avelós Betta Bolo de Caco Cachorro Pode Comer Caixa Organizadora Capa de Celular Caseiro Circulação Sanguinea Ciências Colesterol Comida Úmida Para Cães Como Fazer Panetone na Multipane Como limpar a geladeira Como limpar microondas Conservas Cosméticos Cronograma Capilar Diabetes Dicas de Congelamento Empada Esponja Mágica Estudos Farofa Faxina Completa na Geladeira Folhas de louro Geladinhi Gestantes Girassol Gripe Hamster Hipertermia Hortaliças Hortelã Ketchup Lanche da Tarde Low Carb Lápis Retrátil Manjericão Mel Meu Trabalho Mudas Onze Horas Ovo Papilomatose Pizza Politica de Privacidade Pomada Medicinal Caseira Psoríase Reaproveitamento de Alimentos Receitas para o Café da Manhã Reciclagem Reforma Remédio Caseiro Resfriado Rosas Salame Transporte Verbena Viagem Vlogs glicemia glicose
Mostrar mais

VEJA MAIS!

Salpicão vegetariano

Chá de Boldo Para Cães

Aprenda Como Desintoxicar o Corpo Pelo Pés (Desintoxicação Iônica)

Alimentação Natural : Tempero para Cães

Bolo de Fubá Para Diabéticos

Sabão Azul (Omo Caseiro Líquido)

Marcadores

AN1 Anti-Traças1 Antúrio16 Aquário1 Arroz Diferente2 Artesanato48 Artrite1 Avelós1 Benefícios15 Betta1 Bolo de Caco1 Bolos3 Cá Entre Nós47 Cá Entre Nós - Papo Entre Amigas93 Cá News7 Cá Ofertas11 Cachorro Pode Comer1 Cactos18 Cães&Gatos68 Caixa Organizadora1 Canal do YouTube194 Capa de Celular1 Casa4 Casa Cheirosa13 Caseiro1 Charcutaria2 Chás Medicinais22 Churrasco8 Ciências1 Circulação Sanguinea1 Coelho6 Colesterol1 Comida Úmida Para Cães1 Como Fazer Panetone na Multipane1 Como limpar a geladeira1 Como limpar microondas1 Como Plantar16 Conservas1 Cosméticos1 Crisântemo21 Cronograma Capilar1 Curiosidades4 Cuscuz6 Customização36 Dachsund7 Decoração3 Dengue3 Detox8 Devocionais6 Diabetes1 Diabéticos11 Dicas Caseiras68 Dicas de Casa10 Dicas de Congelamento1 Dicas de Viagens10 Dicas Para Nós168 Dicas para o Lar93 Dicas Pets86 Dieta&Saúde190 Diy3 Donas de Casa24 Dúvida dos Leitores11 Empada1 Empadinhas3 Empreenda75 Enxaqueca5 Ervas Medicinais3 Espaço Feminino79 Esponja Mágica1 Estresse11 Estudos1 Faça Você Mesmo3 Farmácia Caseira66 Farofa1 Faxina Completa na Geladeira1 Fibromialgia6 Filmes/Vídeos4 Flor Medicinal2 Flores30 Folhas de louro1 Fruta Nativa3 Frutos5 Geladinhi1 Geladinho2 Gestantes1 Girassol1 glicemia1 glicose1 Goiaba4 Gourmet3 Gripe1 Hamster1 Hibisco7 Hipertermia1 Horta23 Hortaliças1 Hortelã1 Jantar Completo2 Jardim44 Ketchup1 Lanche da Tarde1 Lanches8 Lápis Retrátil1 Limpeza4 Livros6 Looks&Moda21 Low Carb1 Makes2 Manjericão1 Massas2 Medicina Alternativa54 Medicina Alternativa Pet6 Mel1 Meu Trabalho1 Mioma2 Mudas1 Natureza14 Onze Horas1 Ora Pro Nobis14 Organização3 Organização da Casa3 Organizadores3 Orquídeas26 Ovário Policístico3 Ovo1 Pães6 Papilomatose1 Peixe2 Pets26 PH do Corpo Humano3 Pimenta11 Pinscher11 Pizza1 planta2 Planta Medicinal9 Plantas54 Plantio12 Politica de Privacidade1 Pomada Medicinal Caseira1 Pomar14 Porquinho-da-Índia6 Psoríase1 Quiabo9 Rabo de Macaco2 Reaproveitamento de Alimentos1 Receitas369 Receitas Caseiras76 Receitas de Natal4 Receitas Doces158 Receitas na Panificadora2 Receitas para o Café da Manhã1 Receitas para o Café da Tarde2 Receitas Para Pets3 Receitas Salgadas203 Receitas Típicas2 Reciclagem1 Refeições Completas3 Reflita11 Reforma1 Remédio Caseiro1 Repolho2 Resenhas22 Resfriado1 Rinite Alérgica3 Rosa-do-Deserto3 Rosas1 Rosquinha de vinagre4 Sabão Caseiro2 Sabões Caseiros4 Saladas2 Salame1 Salgados2 Samambaia4 Saúde dos Pés2 Saúde Feminina40 Sem Glúten & Sem Lactose3 Sobre Mim66 Sobremesas6 SOP3 Sucos15 Suculentas23 Sugestão p/ Almoço e Jantar3 Tartarugas2 Tomate2 Tortas3 Transporte1 Transtorno Bipolar5 Tratamento para enxaqueca2 Unhas Curtas2 Utilidade Pública12 Veganos5 Verbena1 Viagem1 Vinca3 Vlogs1
Mostrar mais