Como plantar beterraba na água e em garrafa e seus benefícios



Existem várias formas para isso, desde plantar sementes ou brotos em garrafas pets, até fazer sua cultura em maior quantidade na terra. Tudo irá depender das condições apropriadas e do espaço que você tiver disponível para plantar.

Costuma-se definir a beterraba como raiz, assim como é a cenoura e a mandioca, entretanto o órgão de reserva dela é o caule.
Essa raiz tuberosa gosta de climas temperados, ou seja temperaturas amenas, em torno de 20º C.
Seu plantio, para melhor resultado, deve ocorrer no período de abril a junho, embora se possa semeá-la o ano inteiro. As mais cultivadas e produzidas no Brasil são as: Early Wonder, a Early Wonder Tall Top e a Wonder Precoce.


A beterraba é rica em açúcares, sais minerais e vitaminas.
Da mesma espécie que a beterraba-hortense, de subespécies diferentes temos a acelga (B. vulgaria cicla), a beterraba-açucareira (B. vulgaris altissima) e a beterraba-forrageira (B. vulgaris rapa).
As principais variedades de beterraba-hortense são: Chata-do-Egito, Maravilha, Redonda, Itapuã, Vermelha-Comprida, entre outras. A beterraba possui folhas grandes em roseta, com talos longos e firmes. As folhas são brilhantes, sendo em geral de coloração verde a avermelhada com diversas tonalidades.
As raízes são tuberculinizadas, ricas em reservas, geralmente com coloração roxa a avermelhada. Existem variedades de beterraba branca e amarela. As flores são minúsculas com densas inflorescências e são polinizadas pelo vento. Os frutos têm de 3 a 5 sementes duras e são pequenos glomérulos.
A beterraba é oriunda das regiões de clima temperado da Europa e do Norte da África.
Independentemente do tipo de beterraba que temos, estaremos sempre falando de uma hortaliça que traz muitos benefícios para a saúde, tais como:
  • Melhora a visão
  • Previne o câncer
  • Evita derrames
  • Fortalece o sistema imunológico
  • Tem ação antioxidante

Cada 100 gramas de beterraba contém:
  • Calorias – 50kcal
  • Proteínas – 3g
  • Gorduras – 0g
  • Vitamina A – 2 U.l.
  • Vitamina B1 (Tiamina) – 50 mcg
  • Vitamina B2 (Riboflavina) – 50 mcg
  • Vitamina B3 (Niacina) – 0,600 mg
  • Vitamina C (Ácido ascórbico) – 35,2 mg
  • Potássio – 350 mg
  • Sódio – 95 mg
  • Fósforo – 40 mgCálcio – 25 mg
  • Zinco – 0 mg
  • Ferro – 2,50 mg
  • Manganês – 0,5 mg

Usos medicinais

A beterraba possui as seguintes finalidades terapêuticas e medicinais:
É digestiva, diurética, antioxidante, emoliente, cicatrizante e trata de afecções hepáticas, cálculos biliares, reumatismo e fraqueza geral. As partes utilizadas para tratamentos são: folhas e raiz.


Orientações para o cultivo de beterraba

Para um bom plantio em maior escala, o melhor período são os meses de abril a maio. O plantio pode ser realizado direto no solo ou em canteiros, contanto que tenham cerca de 1,2 m de largura e 20 cm de altura.
O espaçamento deve ser de 30 cm entre linhas. A irrigação da cultura de beterraba deve ser por meio de aspersão, porque fornece um volume considerável de água para a beterraba e de forma frequente durante todo o ciclo produtivo.
Para que a planta se desenvolva bem, deve-se proceder à capina manual com frequência.
A beterraba deve ser colhida quando apresentar em torno de seis centímetros de diâmetro, com peso aproximado de 150 gramas, isso ocorre após 60 dias do plantio, se for feita a semeadura em vez do plantio de mudas.
É necessário ser cultivada sob sol pleno, com solo fértil, drenável, fofo, enriquecido com adubo vegetal e irrigado regularmente. Se for plantada em canteiros, estes devem estar elevados em cerca de 15 cm, quando ocorrer o plantio.
É melhor realizar a semeadura em local definitivo. Pode-se plantar as sementes em vasos de garrafas pets ou vasos comuns. Se dá bem com clima ameno, desenvolvendo-se melhor no outono e inverno, mas pode ser cultivada também no verão.
A colheita acontece em 70 dias no verão e 80 dias no inverno. A beterraba resiste à geada. O melhor crescimento é obtido em solos tépidos.
Cada semente de beterraba desenvolve de três a quatro raízes, que crescem em proporções diferentes, por isso quando for colher, retire a dominante primeiro, para dar mais tempo para as outras se desenvolverem. Molhe as sementes antes de plantá-las para ajudar na germinação.
Períodos de seca ou calor pode produzir anéis brancos na beterraba, porém o sabor não é afetado. Espaçamento adequado para o plantio definitivo de beterraba: 20 a 30 cm x 10 a 15 cm.
Cultivo de beterraba em maior escala: 155.000 a 350.000 plantas/hectare, para esse tipo de plantação é necessário: 10 kg de semente comercial por hectare ou sistema de mudas em canteiro com 4 kg/ha ou sistema de mudas em bandeja: 1-2 kg / ha.
Cultivo de sementes em canteiros
A semeadura se realiza em área de 1,0 a 1,2 m de largura, 20 a 30 cm de altura e planta-se as sementes separadas entre si por 40 a 50 cm, em uma profundidade de 1 a 2 cm, de forma manual ou mecanicamente.
Antes de plantar as sementes se faz a imersão delas em água corrente, por 12 horas.
Plantio de mudas em canteiros
As mudas são transplantadas cerca de 20 a 30 dias após a semeadura, quando tiveram de 5 a 6 folhas e 15 cm de altura.
Para mudas cultivadas em bandeja, o transplante ocorre cerca de 20 dias após a semeadura.

Plantio de sementes em garrafas-pet

Para plantar sementes em garrafa-pet são necessários os seguintes passos:
  1. Uma garrafa-pet de 3 litros cortada, com três furos no fundo.
  2. Colocar terra com substrato (compostagem caseira de folhas, cascas, palha e serragem)
  3. Plantar as sementes de beterraba (podem ser compradas em lojas de jardinagem) na terra em uma profundidade de 1 cm e regar
  4. Colocar o vaso de garrafa-pet com as sementes de beterraba em um local que incida Sol pleno e regar sempre que necessário para manter a terra úmida (regue quando não estiver batendo Sol na planta para não queimá-la)
  5. Após 50 dias se formará o bulbo da beterraba e conforme ela começar a aparecer será necessário colocar mais terra para cobri-lo
  6. Em 90 dias já poderá colher a beterraba que estará em um tamanho, consistência e sabor ideal para ser consumida

Colheita

Quando der para ver a raiz, se terá uma ideia do seu tamanho. As beterrabas estarão prontas para a colheita quando atingirem aproximadamente o tamanho de uma pequena laranja.
Para colhê-las, segure a parte de cima e eleve a raiz como se estivesse movimentando uma ferramenta, como uma pá, por exemplo.
As beterrabas costumam estar prontas para a colheita cerca de 8 semanas após a semeadura ou quando o tubérculo atingir 2,5 cm de diâmetro.
Pode-se colher, de foma alternada, retirando algumas beterrabas antes e deixando as outras para se desenvolverem até a maturidade, assim crescem mais rápido. As que têm um diâmetro de cerca de 7,5 cm costumam ter melhor sabor.

Recomendações

Conserve algumas beterrabas no solo para a próxima estação, pode-se manter algumas beterrabas no solo até a próxima primavera, por exemplo, mas será necessário protegê-las. Para isso as cubra com matéria orgânica composta por palha ou feno.
Se o frio do inverno não for abaixo de -18º C, pode remover a camada protetora de palha e retirar mais raízes durante o inverno, entretanto esse procedimento poderá fazer com que as beterrabas tenham uma textura lenhosa.
Não corte as folhas, apenas as remova, torcendo-as cerca de 5 cm acima da coroa, isso ajuda a evitar “sangramento”, que tira e enfraquece a cor da beterraba.
As coroas podem ser guardadas, cozidas e comidas como espinafre e são muito saborosas

Dicas importantes para o plantio

A melhor época e temperatura para o plantio da beterraba e seu desenvolvimento ocorre em clima na faixa de 10 a 20°C. Para semear em altitude inferior a 400 metros, o indicado é de abril a junho; de 400 a 800 metros, de fevereiro a junho; acima de 800 metros, o ano todo.
O cultivo no verão pode ser produtivo, mas é mais arriscado, devido a alta incidência de doenças que pode afetar a plantação de beterraba.
Bem, agora se quiser consumir beterraba orgânica já sabe como plantar! Bom plantio!
Fonte : Green Me

Comentários

MAIS VISTOS DA SEMANA

Medicamentos humanos que podem ser receitados para cães e gatos, assim como as dosagens certas

Bálsamo Que Cura

Pão Caseiro Francês

MAIS VISTOS DA SEMANA

Bálsamo Que Cura

Detox de Ora-pro-nóbis com limão: veja receita e benefícios

Pão Caseiro Francês

Salpicão vegetariano

Benefícios da pimenta: um bom motivo para apimentar a comida

RECOMENDADOS PARA VOCÊ

Encontrou o que estava procurando?

VEJA MAIS!

Chá de Boldo Para Cães

Alimentação Natural : Tempero para Cães

Aprenda Como Desintoxicar o Corpo Pelo Pés (Desintoxicação Iônica)

Bolo de Fubá Para Diabéticos

Sabão Azul (Omo Caseiro Líquido)

Cachorro Pode Comer Colorau?