Você Sabe o Que São SuperAlimentos? Inclua na Sua Dieta ou Reeducação Alimentar !

Superalimento é um termo utilizado para descrever alimentos de alto teor em fitonutrientes com elevados benefícios para a saúde.

De acordo com a Harvard Pilgrim Health Center, muitos alimentos são designados como “superalimentos”, devido aos seus extraordinários benefícios para a saúde. Estes alimentos são geralmente naturais, inteiros e contêm altos teores de vitaminas, minerais, aminoácidos, ácidos gordos essenciais ou antioxidantes. A incorporação destes alimentos na alimentação diária melhora de um modo geral a saúde física.
Apesar do termo superalimento poder ser usado em demasia, há alguma verdade quando o mesmo é usado para rotular alimentos de extrema riqueza.
Os superalimentos são uma ótima opção para todos aqueles que praticam um estilo de vida saudável e querem preservar a saúde e prevenir a doença.
Seja qual for a sua situação, venha descobrir o que a natureza nos dá de melhor e experimente os magníficos superalimentos que trazemos até si.


Quais são os superalimentos?


Segundo Pratt, a lista inclui 25 super alimentos:
  1. Salmão (eu, Renata Fraia, incluo sardinhas e atum)
  2. Brócolis 
  3. Espinafre
  4. Chá verde (eu incluo o branco, o amarelo e o vermelho, variedades do mesmo chá)
  5. Maçã
  6. Abacate 
  7. Feijões (inclua lentilhas, soja, grão-de-bico)
  8. Blueberries 
  9. Canela 
  10. Chocolate amargo
  11. Frutas secas
  12. Azeite extra virgem
  13. Alho 
  14. Mel 
  15. Kiwi 
  16. Yogurt 
  17. Aveia 
  18. Cebola
  19. Laranja
  20. Romã 
  21. Abóbora 
  22. Soja 
  23. Tomates 
  24. Carne de Peru
  25. Nozes 
  26. Goji Berry

Benefícios dos superalimentos

Alguns superalimentos já são bem conhecidos dos consumidores em geral, como açaí, chocolate (de qualidade) e castanha, mas há outros que, apesar de terem comprovada a sua eficiência, ainda não fazem parte do cardápio da maioria das pessoas, como quinoa, aveia e cogumelos. Por isso, confira a seguir alguns benefícios dos superalimentos, e comece a incluí-los na sua alimentação.
  • Açaí – alimento aliado do coração. É capaz de diminuir os índices ruins do mau colesterol. Deve ser consumido puro, ou seja, sem adição de açúcar, granola, farinha ou outra fruta.
  • Quinoa – possui as mesmas proteínas do leite materno. É considerado o mais nutritivo dos vegetais. Fonte de proteínas e minerais. A quinoa reduz os índices do colesterol ruim e dos triglicérides, evitando problemas cardiovasculares.
  • Cacau – o chocolate cru é super saudável, e evita o envelhecimento celular. Só que é preciso cuidado. O cacau é um produto muito calórico.
  • Chocolate amargo – é mais saudável que os outros tipos de chocolate. Rico em antioxidantes (combate os radicais livres, evitando o envelhecimento precoce, e reduz os riscos de problemas cardíacos e derrames). O chocolate amargo deve ter pelo menos 70% de cacau. Deve-se comer um quadradinho por dia.
  • Castanha do Brasil – alimento que combate o estresse e a perda de memória. No entanto, não se pode comer castanha em excesso, pois ela contém selênio. Quando ingerido em excesso, o selênio é tóxico. Deve-se comer uma castanha por dia.
  • Salmão – contém ômega 3, substância considerada amiga do coração e do bom humor, pois combate à depressão. Alimentos com ômega 3 também protegem o organismo contra doenças degenerativas, como Alzheimer, e ainda combate o câncer. O salmão também contém vitamina D.
  • Aveia – importante no controle do mau colesterol e no controle de peso, pois devido à presença de fibras solúveis e insolúveis, a aveia confere sensação de saciedade, e a pessoa demora mais tempo para sentir fome. A aveia pode ser utilizada para preparar bolos, mingaus, sopas, ou para ser misturada a frutas e outros alimentos.
  • Batata doce – rico em antioxidantes, carboidratos, fibras, vitaminas, manganês e potássio. Pode ser usada em pratos doces ou salgados. Fonte de betacaroteno, o componente que potencializa o bronzeado durante o verão.
  • Inhame – fonte de proteínas, potássio e fósforo, carboidratos e fibras. Atua na prevenção de doenças como artrite, osteoroporose e cálculos renais.
  • Acelga – fonte de vitamina A, B e C. Come-se as folhas e os talos. As folhas ajudam a manter o bom funcionamento cerebral. Pode ser consumida crua, cozida ou refogada com azeite e óleo.
  • Azeite de oliva – o consumo do óleo combate o mal de Alzheimer e a confusão mental. Evita o acúmulo de gordura, que provoca doenças cardiovasculares e diabetes, combate a osteoporose e inflamações. A manteiga no pão pode ser substituída por um fio de azeite. Basta duas colheres de sopa por dia.
  • Lentilha – rica em proteína vegetal. Alto teor de fibras, ferro e vitaminas. Possui pouca gordura. Ajuda na formação e no fortalecimento da massa muscular e na cicatrização de ferimentos.
  • Soja – o grão é rico em proteína vegetal. O consumo está associado ao combate ao câncer, obesidade e diabetes, e ainda à osteoporose após a menopausa.
  • Melancia – pouco calórica. Confere sensação de saciedade. Contém vitaminas A e C. Importante fonte de licopeno, um antioxidante que ajuda o corpo a combater doenças, como o câncer.
  • Kiwi – tem efeito anti-inflamatório, antioxidante, anticancerígeno e laxativo. Fonte de vitamina C, E, B6, niacina, potássio, magnésio, cobre, fosfato e fibras. Melhora o sistema imunológico, auxilia a diminuição dos níveis de colesterol no sangue, colabora para a saúde cardíaca.
  • Framboesa – possui vitaminas A, C, B1 (tiamina) e B5 (niacina), sais minerais como ferro, fósforo e cálcio e fibras. Contém elagitanina, uma versão de antioxidante que combate o câncer.
  • Abacate – rico em gordura monoinsaturada (gordura do bem). Pode ajudar na manutenção ou perda de peso e na redução do colesterol e triglicérides. Contém ainda potássio, magnésio, ácido fólico, proteínas e as vitaminas B6, E e K. Como é muito calórico, o ideal é comer somente metade de um abacate diariamente.
  • Uva-passa – contém fibras, sais minerais como fósforo, ferro, cálcio e potássio e vitaminas do complexo B. Fonte de carboidratos. Atua na prevenção de doenças crônicas degenerativas e de doenças do envelhecimento e na prevenção e na diminuição da perda óssea após a menopausa.
  • Brócolis – rico em vitaminas A e C, fibras, ácido fólico, cálcio, ferro, potássio. Contém propriedades antioxidantes e anticancerígenas. Ajuda a regular a insulina e o açúcar no sangue.
  • Espinafre – folhas são ricas em vitaminas A, C e K e também luteína, importante para boa saúde dos olhos.
  • Tomate – rico em licopeno ao organismo (agente antioxidante e anticancerígeno). Combate os radicais livres, retardando o envelhecimento e protege contra alguns tipos de câncer. Contém vitamina A, do complexo B e C e sais minerais (cálcio, potássio e ácido fólico).
  • Chá verde – desintoxica, acelera o metabolismo e queima gordura. Atua no combate ao câncer, doenças cardíacas, diabetes e derrames. Ajuda a emagrecer pois acelera o metabolismo.
  • Amêndoas – ajuda a emagrecer se ingerida com moderação. Reduz o mau colesterol.
  • Nozes – rica em fibras, proteínas, vitaminas, minerais, gorduras poli-insaturadas, como o ômega 6, que ajudam a manter o colesterol bom (HDL). Melhora o sono, previne doenças cardíacas e câncer, combate o estresse. Deve-se ingerir seis nozes por dia.
  • Leite orgânico – rico em antioxidantes, vitaminas, carotenóides e ácidos graxos (ômega 3 e gordura poli-insaturada). Ajuda no combate ao câncer e aos problemas cardíacos.
  • Iogurte grego – fonte de proteína dietética, cálcio, mas contém gordura saturada (não é saudável), por isso procure iogurte grego feito com leite desnatado ou de baixa gordura.
  • Cogumelos – há várias espécies de cogumelo. Contêm fibras, vitaminas do complexo B, ácido fólico. Auxilia no funcionamento do intestino, controla o colesterol e favorece o emagrecimento (reduz a absorção de gordura e promove saciedade).
  • Feijões vermelhos – ricos em substâncias antioxidantes. Contém proteínas, minerais, ácido fólico e fibras que ajudam o corpo a queimar gordura e conferem sensação de saciedade.
  • Ovos – ricos em proteína, vitamina A e D e colina, ferro, zinco e ácido fólico. Atuam na manutenção da força muscular e redução da perda de massa muscular, na manutenção da estrutura das membranas celulares e na prevenção da degeneração dos olhos.
  • Sementes de abóbora – ricas em ácidos graxos mono e poli-insaturados, vitaminas A, E e do complexo B, fibras e minerais como zinco, magnésio e potássio. Atua na redução do colesterol, na proteção dos ossos e no emagrecimento.
  • Cerejas – fonte de lipídeos. Contém cálcio, carboidratos, vitaminas A, B1, B2, C, fósforo, ferro, niacina e flavonóides. Possui propriedade antioxidante.
  • Mirtilos – contém vitamina C e E, além de fibras. Possui agente antioxidante, combatendo o envelhecimento. Protege o coração e pode ajudar a controlar a pressão arterial.
  • Maca peruana – é como um rabanete. Retarda o envelhecimento, fortifica os ossos e aumenta o desejo sexual. É mais consumido em forma de suco ou coquetel.

    Gostam das nossas receitas e dicas?
    👍👍👍
    Então se inscreva no canal 
    👉 Nainy Somogyi 👈  

    e receba muito mais dicas em vídeos ! 
    Para mais informações sobre assuntos do blog 
    se inscreva em nossa página no facebook 
    Link para o grupo do whatsapp - Belas&doLar
    😜😜😜

    Quer emagrecer com saúde?
    Participe com a gente no grupo do facebook e receba dicas diariamente sobre dietas saudáveis e saúde, além de apostilas e e-books repletos de cardápios e receitas
    👉   Dieta & Saúde 👈  
    Link para o grupo do Whatsapp -Dieta&Saúde 

    Quer receber ofertas exclusivas para você e sua casa todos os dias?
    Participe com a gente na nossa página do facebook e receba todos os dias uma oferta especial

    Gosta das nossas frases de auto ajuda e reflexões?
    Participe com a gente na nossa página do facebook e tenha todas as mensagens em só lugar e para cada momento !

    Quer empreender no seu lar? Receba dicas e receitas !
    Participe com a gente na nossa página do facebook e receba dicas, receitas, apostilas, e-books e aprenda como você pode trabalhar em casa

    Quer ficar por dentro da moda? Donas de casa também se arrumam !
    Participe com a gente no grupo do facebook e fique por dentro da moda com o que você tem dentro do seu guarda-roupa

    SEJAM TODOS BEM-VINDOS!
    💖💖

Comentários

MAIS VISTOS DA SEMANA

Bálsamo Que Cura

Salpicão vegetariano

Escalda-pés para desintoxicar seu organismo e fortalecer o sistema imunológico

MAIS VISTOS DA SEMANA

Bálsamo Que Cura

Salpicão vegetariano

Pão Caseiro Francês

Rabo-de-macaco: como criar mudas do cacto pendente

Empadinha sem glúten recheada

RECOMENDADOS PARA VOCÊ

Encontrou o que estava procurando?

VEJA MAIS!

Chá de Boldo Para Cães

Alimentação Natural : Tempero para Cães

Aprenda Como Desintoxicar o Corpo Pelo Pés (Desintoxicação Iônica)

Bolo de Fubá Para Diabéticos

Sabão Azul (Omo Caseiro Líquido)

Cachorro Pode Comer Colorau?