Berinjela : Benefícios, Cuidados, Dicas para Comprar e Preparar + Receitas

A berinjela é tida atualmente como um alimento rico em nutrientes e seu sabor apreciado por chefes do mundo todo, mas nem sempre foi assim, especialmente nas cozinhas europeias. As variedades mais antigas da berinjela tinham um sabor excessivamente amargo e acreditava-se que, se consumida, era capaz de causar insanidade, lepra e câncer.
Mesmo após séculos da sua introdução na Europa a berinjela ainda era usada mais como uma planta decorativa do que como um alimento. Foi a partir do século dezoito que novas variedades menos amargas foram desenvolvidas e aos poucos o vegetal perdeu também a reputação amarga que o perseguia. Atualmente a Itália, a Turquia, o Egito, a China e o Japão são os líderes na produção de berinjela.
A berinjela é um legume rico em água e potentes antioxidantes que atuam no organismo prevenindo doenças do coração e diminuindo o colesterol.
Além disso, ela tem poucas calorias e pode ser usada em diversas receitas como pizzas, lasanhas, saladas e refogados, auxiliando em dietas de emagrecimento.
Assim, incluir a berinjela na alimentação diárias traz benefícios como:

Benefícios da berinjela


Combate o diabetes Por ser rica em fibras solúveis, ela têm apresentado resultados positivos em relação a tolerância à glicose, redução de hiperglicemia pós-prandial e taxa secretória de insulina em indivíduos diabéticos.
Isso porque estas fibras reduzem a absorção da glicose durante a digestão, por formarem um gel que envolve o bolo alimentar.
Reduz o colesterol Além do efeito das fibras solúveis, que também retarda a absorção do colesterol, a fermentação destas fibras leva à produção de ácidos graxos de cadeia curta no cólon, o que resulta em uma redução do colesterol no sangue.
Ajuda a emagrecer Estes efeitos das fibras solúveis da berinjela na digestão aumentam a sensação de saciedade, o que evita a ingestão de calorias não necessárias, que podem levar ao ganho de peso.
Além disso, ao influenciar positivamente na redução dos picos glicêmicos, há uma menor liberação do hormônio insulina, responsável por colocar esse nutriente para dentro das células, mas ele também é culpado pelo acúmulo de gordura no corpo quando circula em altas quantidades no nosso organismo.
Melhora o funcionamento do intestino O mesmo gel formado pelas fibras também ajuda o bolo alimentar a transitar melhor, aprimorando o trânsito intestinal. Além disso, elas têm uma função prebiótica: as fibras sofrem fermentação completa ou parcial no intestino grosso, que é realizada por bactérias benignas, o que estimula o crescimento da microbiota (flora intestinal) e incentiva uma atividade intestinal saudável.
Aumenta a imunidade Ao estimular as bactérias do intestino, as defesas do nosso corpo também são reforçadas, já que 60% das imunoglobinas estão nele. Além disso os ácidos graxos de cadeia curta resultantes da digestão das fibras impedem com que bactérias ruins do intestino se transportem para a corrente sanguínea, evitando que elas infectem o corpo todo.
É rica em antioxidantes A casca da berinjela deve sua coloração arroxeada aos flavonoides chamados de antocianinas. Elas protegem nosso organismo de doenças cardiovasculares, câncer, diabetes, infecções virais e obesidade, devido a sua ação antioxidante, que protege o DNA das células e evita inflamações. Ao que tudo indica e alguns estudos comprovam, quando a farinha de berinjela é feita com a casca, ela preserva esses nutrientes, colaborando dessa forma para a nossa saúde.
Para manter suas propriedade saudáveis, a berinjela deve ser consumida grelhada, assada ou cozida.
Quando muito grande, a berinjela costuma ter um sabor amargo, que pode ser removido colocando sal nas rodelas de berinjela e deixando agir por 20 ou 30 minutos. Após esse tempo, deve-se lavar e secar as rodelas, levando-as para cozinhar ou fritar logo após esse processo.
Quando consumida em excesso, normalmente mais de 3 berinjelas por dia, esse legume pode causar efeitos colaterais como enxaqueca, diarreia, desconforto e dores abdominais.


Cuidado!

A berinjela está um entre um pequeno grupo de alimentos que contêm quantidades mensuráveis de oxalatos, um tipo de ácido orgânico que é fabricado pelo organismo e também pose ser adquirido através de alimentos. Quando os oxalatos tornam-se muito concentrados no organismo eles podem cristalizar e causar problemas de saúde como. Pesquisas mostram que 80% da composição dos cálculos renais é de cálcio oxalato e embora não seja conclusivo que o consumo desta substância cause a formação de cálculos, indivíduos com problemas renais ou de vesícula são orientados a evitar este grupo de alimentos.

Dicas para comprar berinjela

Quando for comprar berinjelas, escolha as mais firmes e pesadas. Sua pele deve ser lisa e brilhante, e sua cor – seja roxa, branca ou verde, deve ser bem vívida. Elas não devem ter descolorações, cicatrizes e hematomas, o que geralmente indica que já estão em processo de deterioração.
Para saber se está madura, pressione suavemente a pele da berinjela suavemente com a ponta do dedo. Se a pele voltar, a berinjela está madura, mas se continuar afundando, não está. Embora pareçam resistentes, as berinjelas são facilmente perecíveis e você deve tomar cuidado em seu armazenamento. Não corte a berinjela antes de guardá-la, visto que ela oxida rapidamente uma vez que sua pele foi perfurada ou a sua polpa exposta.

Dicas para preparar a berinjela

Berinjelas têm um sabor ligeiramente amargo e uma textura esponjosa, o que deixa pratos simples muito mais originais e interessantes.
Experimente algumas das variações a seguir:
  • Prepare uma entrada de baixa caloria e sem glúten fazendo uma “pizza de berinjela”. Substitua a massa de pizza por fatias de berinjela e cubra com molho de tomate, queijo e orégano.
  • Para uma refeição rápida, simplesmente refogue pedaços de berinjela com as ervas aromáticas da sua preferência e um toque de limão.
  • Corte fatias grossas de berinjela no sentido do comprimento e leve a grelha. Eles podem ser servidos como acompanhamento do churrasco.
  • Para fazer berinjela à parmegiana corte-a em tiras grossas, passe no ovo e no pão e leve ao forno ou refogue-los. Depois monte em uma assadeira com molho e queijo à vontade.

  • Gostou das dicas? Mais ainda tem mais ! Baixe Aqui Uma Apostila Gratuita com Mais Receitas com Berinjela - 
  • Clique Para Baixar

Comentários

MAIS VISTOS DA SEMANA

Bálsamo Que Cura

Salpicão vegetariano

Escalda-pés para desintoxicar seu organismo e fortalecer o sistema imunológico

MAIS VISTOS DA SEMANA

Bálsamo Que Cura

Salpicão vegetariano

Pão Caseiro Francês

Rabo-de-macaco: como criar mudas do cacto pendente

Empadinha sem glúten recheada

RECOMENDADOS PARA VOCÊ

Encontrou o que estava procurando?

VEJA MAIS!

Chá de Boldo Para Cães

Alimentação Natural : Tempero para Cães

Aprenda Como Desintoxicar o Corpo Pelo Pés (Desintoxicação Iônica)

Bolo de Fubá Para Diabéticos

Sabão Azul (Omo Caseiro Líquido)

Cachorro Pode Comer Colorau?