Cenoura Para Cães

Estamos acostumados a pensar que a cenoura é um vegetal apto para os coelhos ou os para os humanos, mas não para os cães. Entretanto, ela tem muitos benefícios para os nossos amados cães.


Além de ser um alimento pouco calórico, as cenouras são ricas em fibras e contêm elementos anti-oxidantes como a vitamina A e carotenoides, que ajudam a proteger as células do organismo. Os nutrientes da cenoura que são bons para a nossa dieta regular incluem, além da vitamina A, vitaminas C, D, E, K, B1 e B6.

Além dos benefícios mencionados mais acima, a cenoura é um vegetal muito nutritivo e ajuda também na higiene bucal dos cachorros quando oferecida crua. 

Isso porque a crocância natural da cenoura ajuda na limpeza dos dentes, removendo o resto de ração que pode ficar entre os dentes, além de ajudar a remover a placa bacteriana. 

Vale lembrar que a cenoura cozida também pode ser oferecida ao seu cachorro, desde que você não adicione temperos ou especiarias que possam prejudicar a saúde do seu animal. 

Lembre-se que temperos como pimentaalhocebola, temperos industrializados e até mesmo o sal em excesso podem ser muito prejudiciais à saúde dos cães.

Este rico vegetal que não pode faltar em sua casa é bom para sua família humana tanto quanto para a sua família canina. 

Algumas das propriedades da cenoura para os cães são:



Ajuda a ter pelos saudáveis e ajuda no bom estado da vista
A cenoura é uma grande fonte de vitamina A, e betacaroteno, e as necessidades diárias podem ser quase que totalmente supridas com apenas 100 gramas desse legume. A vitamina A contribui para o bom estado da vista, da pele e das mucosas.
 
Regula o aparelho digestivo e o sistema nervoso
Além disso, a cenoura contém muitos sais minerais, como Fósforo, Cloro, Potássio, Cálcio e Sódio, necessários ao bom equilíbrio do organismo, e vitaminas do Complexo B, que ajudam a regular o sistema nervoso e a função do aparelho digestivo.
 
É ótima para a saúde bucal
Crua e bem lavada, a cenoura limpa os dentes e desenvolve os músculos mastigadores.
 
Ajuda na lactação de cadelas prenhas
É indispensável para gestantes e lactantes, pois melhora e aumenta o volume sanguíneo que, consequentemente, aumenta e melhora a produção do leite.


Não abuse em relação à quantidade de cenoura que dá ao seu cão.

No caso de que sejam cenouras “normais”, o máximo são duas por dia

Não se esqueça de que cães com problemas digestivos ou com diabetes não devem consumir cenouras.

Se as cenouras forem consumidas em excesso, alguns cães podem sofrer com prisão de ventre, e até mesmo hemorroidas, devido à dificuldade para defecar. 

Para evitar este problema, basta dar ao cão uma quantidade moderada de cenouras: não mais do que duas cenouras por dia para cachorros grandes, ou meia cenoura para os pequenos.

Mais raramente, alguns cães podem ter diarreia e alergias alimentares, tal como pode acontecer com qualquer outro alimento. 

Existe o risco de engasgo se o cachorro for muito afoito, ou se ele não estiver habituado a roer. Fique atento, principalmente nas primeiras vezes em que der o petisco.

Conheça outros petiscos naturais que você pode oferecer ao seu cão


Alface
Dar alface para os cães ajuda a combater a prisão de ventre. Os cachorros que têm problemas digestivos vão adorar comer algumas folhas. A alface quase não tem calorias e faz uma verdadeira limpeza no intestino, pois é rico em fibras. Você pode dar alface para seu cão misturado à ração, picada crua ou como petisco entre as refeições. O alface tem vitaminas A, C, E e K, alem de possuir minerais com zinco e ferro. Esse é o motivo de os cachorros comerem grama, ele precisam de fibras para combater algum desconforto gástrico, mas evite que seu cão coma grama em local público, pois pode estar contaminada com vermes e agrotóxicos.
Couve
Dentre tantos benefícios, a couve ajuda a proteger o cachorro de anemia. A couve também pode ajudar os cachorros que estão acima do peso, pois ela contém fibras que em contato com a água vira uma espécie de gel, aumentando a sensação de saciedade e dificultando a absorção de gorduras. Mas não exagere na quantidade, pois em excesso ela pode causar flatulência. Outra boa notícia sobre a couve é que ela protege os ossos e a formação dos dentes, pois é rica em cálcio.
Brócolis
Se você ainda não deu brócolis ao seu cachorro, experimente! Este vegetal costuma ser o preferido dos caninos. Ele é rico em fibras e, por isso, contribui ao sistema digestivo. Alem disso, o brócolis ajuda no controle da pressão arterial, sendo um aliado aos cães idosos ou com sobre peso. Também indicado para raças de cachorro com tendência a engordar, como o Bulldog Inglês. Dar brócolis em excesso pode soltar o intestino do cachorro, portanto, dê em poucas quantidades.
Beterraba
É fonte de ferro, um mineral que combate a anemia. Nos cachorros com alguma intolerância a ração, a beterraba entra no complemento da dieta dos animais. Também possui muitas fibras, logo contribui para o bom funcionamento do intestino. É normal se você observar uma alteração na coloração das fezes do cachorro por conta da ingestão de beterraba.
Vagem
Com baixo teor calórico e fonte de vitamina C, a vagem pode contribuir no controle do colesterol e ser capaz de reduzir as taxas de açúcar no sangue, indicados para os cachorros diabéticos. É indicado servir o alimento cozido e não muito quente para não queimar a boca do cão, podendo substituir os snacks durante as refeições.
Abóbora
Muito saborosa e rica em vitamina A, a abóbora vai proteger os olhos e a pelé do seu cachorro. Tem o poder de prevenir algumas doenças e ajudar na absorção do ferro e proteínas no organismo. Pode ser oferecida ao seu cão cozida na água ou vapor, cortada em cubos. Mas em qualquer caso, pergunte ao seu veterinário qual verdura é recomendada ao seu cachorro.
  •                        Gostou da DICA de hoje? 
  •      Então se inscreva no canal Nainy Somogyi e                            receba mais receitas e dicas.
  • Para mais informações sobre assuntos do blog, se inscreva em nossa página no facebook 
     😜😜😜


Comentários

MAIS VISTOS DA SEMANA

Os 8 Alimentos que Ajudam na Perda de Peso

Saiba como identificar o transtorno bipolar na infância

Bálsamo Que Cura

MAIS VISTOS DA SEMANA

Bálsamo Que Cura

Detox de Ora-pro-nóbis com limão: veja receita e benefícios

Pão Caseiro Francês

Salpicão vegetariano

Benefícios da pimenta: um bom motivo para apimentar a comida

RECOMENDADOS PARA VOCÊ

Encontrou o que estava procurando?

VEJA MAIS!

Chá de Boldo Para Cães

Alimentação Natural : Tempero para Cães

Aprenda Como Desintoxicar o Corpo Pelo Pés (Desintoxicação Iônica)

Bolo de Fubá Para Diabéticos

Sabão Azul (Omo Caseiro Líquido)

Cachorro Pode Comer Colorau?