Linguagem dos Cães

Você já se perguntou por que seu cão faz aquele sons estranhos na mesa de jantar? 

Ou por que ele abaixa as orelhas para trás quando confrontado com um estranho?



Os cães falam conosco, mas em uma linguagem diferente.


Um tutor que se preze conhece cada expressão, trejeito, mania e expressão facial e corporal do seu querido amigo de 4 patas, não é mesmo? 
Isso se chama 

linguagem corporal nos cachorros


Convivendo com seu cão e prestando atenção em seus gestos e manias, todo dono acaba decifrando um pouco ou bastante do que seu amigo está dizendo.



Os cães são animais muito espertos e que muitas vezes nos surpreendem com o seu jeito de agir. 

Geralmente a relação entre o cão e seu dono é muito boa por conta da comunicação. 

Eles mostram seu estado emocional através da sua linguagem corporal e expressão facial demonstrando seus sentimentos básicos como o medo, a submissão, a agressão, a vontade de brincar e etc. 

Duas partes do corpo do cachorro que são fundamentais para a linguagem corporal são as orelhas e a cauda.

Nós humanos, temos diversos modos e estilos de comunicação que se tornam complexos e indecifráveis para os cães. 
Nossos amigos não entendem sarcasmo ou longas frases complexas, por exemplo, mas entendem muito bem os gestos, por isso os comandos no adestramento são acompanhados de gestos.

Alguns gestos


  • Dar voltas e mostrar a sua barriga é um gesto típico que os nossos animais de estimação fazem, e é uma espécie de prova de que nos respeitam, além disso, isso mostra uma confiança absoluta.
  • Espirrar, bocejar e lamber os lábios são sinais de que o animal está nervoso.
  • O rabo é outro dos elementos mais indicativos e gestuais. Quando o rabo e o traseiro se movem, sem dúvida alguma todos nós identificamos alegria nele. Porém, se o rabo se move lentamente significa um caráter cauteloso. Se o rabo está levantado e rígido, isso é um sinal inequívoco de que o animal está em estado de alerta. Um rabo um pouco levantado significa certa satisfação, mas se está entre as patas, é um sinal de medo.
  • Em uma posição de confiança, o cachorro estará levantado, com o rabo para cima e se movimentando lentamente, com as orelhas relaxadas e os olhos com as pupilas contraídas.
  • Se ele permanece diante de nós, com a cabeça e o peito no chão, as patas dianteiras abertas e com o rabo para cima, isso é um claro convite para que brinquemos com ele. O balançar do quadril do nosso animal de estimação indica o mesmo.
  • Se o animal levanta a sua pata para que toquemos o seu joelho ou em outra parte do corpo, esse gesto de linguagem corporal pretende dizer que temos que prestar atenção a ele, por algum motivo.

Comunicação Canina: Auditiva


Latido: Defesa, brincar, saudar, chamado solitário, chamado por atenção, avisar ou alertar para estranhos ou invasores, ou durante a caça para guiar o caçador.
Grunhido: saudação, sinal de contentamento.
Rosnado: Alerta ou aviso de defesa, sinal de ameaça, brincar.

Comunicação Canina: Visual


Cães que não foram muito modificados pela seleção artificial ainda exibem expressões corporais e/ou faciais que indicam o estatus de dominância, agressividade ou medo.
Algumas raças de cães foram modificadas geneticamente em sua morfologia ou sofreram mutilações que impedem a expressão do sinal visual. É o caso de cães de orelhas e pelos longos, com orelha e cauda cortadas, orelhas caídas.

Comunicação Canina: Olfatório


Odores corporais produzidos pelas glândulas, presentes mais frequetemente na região da cabeça e anus, na parte superior da base da cauda, e no períneo.
VISÃO GERAL

"A comunicação canina é tão complicada como a multiplicidade de variáveis que entra em qualquer forma de comunicação. Tal como o sentido das nossas palavras pode variar dependendo do tom, do stress vocal, da linguagem corporal ou de outros factores, os cães comunicam através de sinais que têm multiplos significados, que variam rapidamente e que são específicos para cada situação”.

Comentários

MAIS VISTOS DA SEMANA

Empadinha sem glúten recheada

Medicamentos humanos que podem ser receitados para cães e gatos, assim como as dosagens certas

Benefícios da pimenta: um bom motivo para apimentar a comida

MAIS VISTOS DA SEMANA

Bálsamo Que Cura

Detox de Ora-pro-nóbis com limão: veja receita e benefícios

Pão Caseiro Francês

Salpicão vegetariano

Benefícios da pimenta: um bom motivo para apimentar a comida

RECOMENDADOS PARA VOCÊ

Encontrou o que estava procurando?

VEJA MAIS!

Chá de Boldo Para Cães

Alimentação Natural : Tempero para Cães

Aprenda Como Desintoxicar o Corpo Pelo Pés (Desintoxicação Iônica)

Bolo de Fubá Para Diabéticos

Sabão Azul (Omo Caseiro Líquido)

Cachorro Pode Comer Colorau?