Alimentação Saudável para Diabéticos

O que é Diabetes?


Diabetes Mellitus é uma doença caracterizada pela elevação da glicose no sangue (hiperglicemia). Pode ocorrer devido a defeitos na secreção ou na ação do hormônio insulina, que é produzido no pâncreas, pelas chamadas células beta . A função principal da insulina é promover a entrada de glicose para as células do organismo de forma que ela possa ser aproveitada para as diversas atividades celulares. A falta da insulina ou um defeito na sua ação resulta portanto em acúmulo de glicose no sangue, o que chamamos de hiperglicemia. 

Classificação do Diabetes

Sabemos hoje que diversas condições que podem levar ao diabetes, porém a grande maioria dos casos está dividida em dois grupos: Diabetes Tipo 1 e Diabetes Tipo 2.



Mas uma dieta pobre de açucares e carboidratos pode ajudar a evitar muitas complicações originadas pela doença. A dieta não cura a diabetes, mas fará com que você tenha uma melhor qualidade de vida e mantenha a doença sob controle sem variações ou picos e consequentemente diminuir o uso de medicamentos. 

A redução do consumo de gordura e sal é primordial para o controle., aqui vão algumas dicas do que o diabético pode incluir na sua alimentação:
  • Aves (sem pele);
  • Peixes e carnes magras;
  • Leite desnatado ao invés do integral;
  • Queijo branco (Ricota é super indicado) ao invés de queijo gordo (amarelo);
  • Alimentos Ricos em Fibras Solúveis (aveia, farinha de banana verde, farinha de maracujá, semente de linhaça);
  • Verduras (de preferência vegetais folhosos verdes escuros);
  • Cereais;
  • Feijão/ Lentilha/ Ervilhas;
  • Frutas in natura ao invés de suco concentrado de frutas.
  • Batata Doce: possui baixo índico glicêmico, contém vitamina A e fibras solúveis;
  • Canela: Estudos comprovam que a canela combate o diabetes, e o consumo diário de 1 colher de chá pode reduzir a taxa de glicose no sangue em até 26%;
  • Feijão: é rico em fibras e proteínas;
  • Frutas Cítricas (abacaxi, acerola, laranja, limão, tangerina, kiwi, lima, morango e uva são alguns exemplos): contém vitamina C e fibras; *Observação pessoas com inflamação no esôfago ou azia devem evitar esse tipo de fruta;
  • Gorduras Saudáveis (amêndoas, amendoim, nozes, sementes de linhaça, castanhas, óleo de coco, abacate e azeite são alguns exemplos): são fontes de ômega 3; *São alimentos calóricos, porém pequenas quantidades já são suficientes para absorver os nutrientes necessários;
  • Leite (desnatado) e laticínios sem gordura (magros):  são fonte de cálcio e vitamina D; *O queijo quanto mais branco menos gordura tem, já o queijo amarelado, como por exemplo o queijo cheddar, quanto mais amarelo mais gordura ele possui;
  • Peixes (tilápia, atum, salmão são algumas opções): são fontes de ômega 3 e ácidos graxos; *Evite consumir frito ou empanado, dê preferência para o grelhado;
  • Tomate: é rico em vitamina C e E, licopeno, ferro e ainda é um forte antioxidante;
  • Grãos Integrais (aveia): são ricos em potássio e fibras;
  • Vegetais de folha Verde Escura (rúcula, espinafre, couve): são fontes de vitamina A;

Como deve ser um bom o café da manhã para diabético?


Para os diabéticos, um bom desjejum pode incluir omelete com queijo minas e brócolis, café com leite desnatado e com o adoçante no lugar do açúcar e uma fruta, sendo o abacate uma boa pedida para o seu cardápio matinal. Até a hora do almoço há a possibilidade de um lanche leve: alguma fruta como, por exemplo, kiwi ou morango acompanhada com linhaça ou aveia.


Os pães mais indicados para diabéticos são os ricos em fibras, tais como os de aveia, linhaça, trigo integral e centeio pois as fibras diminuem e retardam a absorção do açúcar pelo organismo. Desse modo, apesar do alto índice glicêmico desses alimentos, podem ser consumidos moderadamente.
O pão para diabético que, muitas vezes, não é recomendado é o pão preto pois a cor escurecida pode indicar à presença de açúcar caramelizado ou mascavo. Nesse caso, é preciso verificar o rótulo do produto pois nem todos são açucarados.
É importante destacar, também, que o pão torrado após o consumo transforma-se em açúcar mais rápido do que os outros tipos de pães, de maneira que deve ser evitado.

E o almoço para diabético?


Para as pessoas diabéticas, uma opção de almoço é a salada, podendo ser ingerida à vontade e contendo vegetais escuros de preferência. 
O tempero para a salada pode ser uma colher de sobremesa de azeite do tipo extra virgem ou guacuamole. 
Arroz integral e brócolis também são bem-vindos, além de uma carne magra, tudo ingerido com moderação e sem exageros. Até mesmo algumas ervas aromáticas ou especiarias devem ser usadas mais frequentemente na dieta para diabéticos
Aqui se trata, especialmente, do orégano e do alecrim que, já foi demonstrado, ajudam no combate da diabetes.

O jantar para diabético 


Um bom jantar pode incluir salada crua, como no almoço, ingerida à vontade, preferencialmente folhas escuras. 

O tempero pode ser o mesmo da salada comida no almoço.

 Agora, pode-se ingerir macarrão integral ou sem glúten acompanhado de vegetais, manjericão e uma carne magra. 

O queijo também é permitido, sendo possível escolher entre o queijo minas e a mussarela de búfala. 

Depois, há o açafrão-da-terra, ou cúrcuma, que também age na redução da glicemia no sangue.



Para as pessoas diabéticas que gostam de comer algo antes dormir, uma boa opção é ingerir chá, pois existem excelentes opções de chá para diabéticos que atua como um verdadeiro remédio natural para diabetes, e deve fazer parte do seu cardápio. 

Para acompanhar, uma fatia de queijo do tipo minas, ou uma fatia de pão integral acompanhada de peito de peru. 

Até a canela é um alimento importante para os diabéticos. De acordo com um estudo médico, a ingestão de uma dose diária de 6 g de canela reduz o açúcar no sangue daqueles que sofrem de diabetes tipo 2.



No caso da diabetes tipo 2 é importantíssima a ingestão de óleo de peixe para a proteção das artérias. No caso, trata-se de acrescentar ácidos graxos essenciais, como o Ômega 3, que, como sabemos, também existem em alguns alimentos de origem vegetal. 


Como cozinhar os alimentos também é importante 👇👇👇



Uma pesquisa da Escola de Medicina Mount Sinai (New York) afirma que cozinhar ao vapor ou fervura assim como grelhar os alimentos, é a melhor maneira de se reduzir o risco de desenvolver a diabetes tipo 2.
De acordo com as dicas acima, a melhor maneira do diabético se alimentar é:
● Comendo 5 porções diárias de frutas e vegetais diversos variando as cores: verde (verduras folhosas), vermelho (tomate), laranja (cenoura, laranjas)
● Prefira, sempre, pão e macarrão feitos com trigo integral
● Três vezes por semana, consuma leguminosas ( feijão, lentilha, grão de bico, ervilhas, etc.)
● Coma, pelo menos, duas porções de peixe por semana (prefira os peixes de águas frias, mais ricos em ômega 3)
● Prefira carne branca magra (evite carnes vermelhas ou cheias de gordura)
● Beba um copo de leite desnatado ao dia ou um iogurte desnatado
● Consuma queijo e produtos lácteos não mais de 2 vezes por semana
● Para cozinhar, refogar, fazer molhos ou temperar a salada use azeite de oliva ou de sementes oleaginosas, evitando as gorduras "saturadas", como manteiga, banha, creme de leite, bacon, etc
● Reduza, ao máximo, todo consumo de gordura "trans", presente em bolachas, biscoitos, salgadinhos e outros produtos industrializados que ostentam rótulos com a presença de óleos hidrogenados ou de gorduras parcialmente hidrogenadas
● Se consumir bebidas alcoólicas como vinho ou cerveja, limite o consumo de álcool a uma medida (copo ou taça) por dia para mulheres e duas para os homens, de preferência durante as refeições.
Quem tem diabetes sabe que existe uma lista enorme de alimentos para diabéticos que são proibidos, às vezes por um longo período se o paciente não é capaz de manter a diabetes controlada.


Na dieta para diabéticos, e em todas as outras dietas saudáveis, é bom evitar o excesso de carboidratos refinados e açúcar branco assim como todos os alimentos que os contenham como: bolos, biscoitos, bolos, lanches, massas, pão e arroz branco, sucos de frutas industrializados e bebidas açucaradas, compotas, mel.
É também necessário reduzir o consumo de frutas muito ricas em frutose como: bananas, damascos, figos, uvas, tâmaras e frutos secos. Entre outros alimentos, como :
● Açúcar
● Mel
● Doces
● Bolos, bolachas, biscoitos e lanches
● Sorvete e lanches embalados
● Geléia
● Frutas ricas em frutose
● Frutos secos
● Grãos refinados
● Gordura trans e Condimentos
● Sumos de fruta e bebidas açucaradas
● Álcool
Dicas Extras 


Comentários

MAIS VISTOS DA SEMANA

Escalda-pés para desintoxicar seu organismo e fortalecer o sistema imunológico

Bálsamo Que Cura

Salpicão vegetariano

MAIS VISTOS DA SEMANA

Bálsamo Que Cura

Salpicão vegetariano

Pão Caseiro Francês

Rabo-de-macaco: como criar mudas do cacto pendente

Empadinha sem glúten recheada

RECOMENDADOS PARA VOCÊ

Encontrou o que estava procurando?

VEJA MAIS!

Chá de Boldo Para Cães

Alimentação Natural : Tempero para Cães

Aprenda Como Desintoxicar o Corpo Pelo Pés (Desintoxicação Iônica)

Bolo de Fubá Para Diabéticos

Sabão Azul (Omo Caseiro Líquido)

Cachorro Pode Comer Colorau?