(PANC) Amor Crescido Para Que Serve a Planta?
Planta herbácea, anual, ereta. Folhas suculentas, cilíndricas, lineares, alternas, formando um verticilo (arranjo radial de três ou mais folhas em torno da haste, na parte superior desta).
Flores cor-de-rosa e tricomas (cabelos, pelos) longos, brancos e crespos provenientes das axilas das folhas. Floresce na parte da manhã e fecha a tarde. Prospera em ambiente quente e ensolarado.
Frutos deiscentes que se abrem completamente por uma divisão transversal, contendo pequenas sementes pretas.
Portulaca é o antigo nome latino para "purslane" ("beldroega" em português). Ela deriva do nome "port", que em Latim significa "transportar" e "lac", que significa "leite", "milk-carrier" em inglês, que pode ser entendido como "caixa para transporte de leite". Pilosa refere-se aos longos pelos da planta. Em Latim "pilos" significa "peludo".
No Brasil espécies de Portulaca pilosa têm sido usadas como um remédio tradicional para causar a diurese, antipirese e analgesia. Estudos têm mostrado que os seus extratos têm efeitos renais. Também tem sido observado em ratos que tais extratos causam um aumento na excreção de potássio, sem uma alteração concomitante da diurese de água ou a excreção de sódio. Esta espécie inibe a tirosinase em cogumelos in vitro.
As folhas são utilizadas na forma de xampu para lavar e dar brilho aos cabelos.
A planta é bastante popular em Belém, capital do Estado do Pará (Brasil) sobretudo no tradicional mercado central Ver-o-Peso que concentra inúmeros pontos de venda de plantas medicinais e aromáticas, ervas frescas e receitas de poções, xaropes e preparados contra vários tipos de afecção. O amor-crescido é das plantas mais procuradas neste mercado por ser difícil cultivá-la nos quintais.
Uso popular: Problemas estomacais, diurética , cicatrizante , analgésica e queda de cabelo. Também é indicada como hepato-protetor, contra diarréia, erisipela e queimadura. As folhas são utilizadas na forma de xampu para lavar e dar brilho aos cabelos. Utilizada em preparados e infusões contra a queda de cabelo. A infusão das folhas aplica-se em emplastros contra queimaduras e afecções da pele.
Composição química: Mucilagem, sais minerais, principalmente fósforo e potássio. A composição nutricional é semelhante a espécie Portulaca oleracea (ver beldroega). Análise alimentícia em g/100g de Portulaca oleracea: proteínas (1,60g), lipídeos (0,40g), carboidratos (2,50g), cálcio (140,00g), fósforo (493,00mg), ferro (3,25mg), retinol (250,00mg), vitamina B1 (20,00mg), vitamina B2 (100,00mg), niacina (0,50mg), vitamina C (26,80mg). (Franco, G., 1992).
Posologia e modo de uso: Infusão e/ou sumo dos ramos.
Comentários
Postar um comentário